segunda-feira, 15 de maio de 2017

A Promessa

Drama histórico A Promessa (The Promise, Espanha/EUA, 2016), de Terry George entrou no circuito, apesar de não ter apelo popular e estar voltado a um público que acompanha o cinema de arte, e apresenta o segundo maior genocídio já ocorrido: o massacre de mais de um milhão de armênios, durante a Primeira Guerra Mundial, jamais admitido pela Turquia. Assim, o filme acaba sendo oportuno ao abordar uma temática presente nos jornais atuais (a imigração da Síria, a perseguição aos cristãos), e tudo isso com um triângulo amoroso de pano de fundo e não o inverso, como era esperado.

O longa nos apresenta Michael (Oscar Isaac numa atuação segura e competentíssima), como um jovem armênio que sonha em estudar medicina, mas não tem dinheiro para arcar com os estudos. Por isso, ele promete se casar com uma garota de seu vilarejo, na intenção de receber o dote (400 moedas de ouro). Com o dinheiro em mãos, Michael viaja à Turquia e lá faz seus estudos durante os meses finais do Império Otomano. Neste contexto, conhece a armênia Ana (Charlotte Le Bon) e se apaixona, embora a professora namore o fotógrafo americano Chris (Christian Bale). O triângulo amoroso se forma, mas a guerra está prestes a iniciar...


É incrível a qualidade do design de produção (direção de arte impecável), que poderia ter sido realizado no estilo novela da record, mas que foi muito bem realizada, tanto na retratação do período, com no figurino adequado, para mostrar que passados 100 anos, ainda não evoluímos e cometemos as mesmas atrocidades do início do século passado... É fato que nos dias atuais muitos são mortos e perseguidos por questões étnicas, territoriais e religiosas. Por mais que o filme seja maniqueísta ao apresentar turcos como vilões malvados e armênios como ingênuos e bonzinhos, ele logra êxito em sua proposta, com uma trilha sonora agradável, fotografia bem explorada e atuações consistentes dos atores principais e do elenco de apoio.

Veja o trailer de A Promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar