sábado, 27 de maio de 2017

Comeback - Um Matador Nunca Se Aposenta


Faroeste nacional Comeback - Um Matador Nunca Se Aposenta (Brasil, 2017), de Erico Rassi apesar de apresentar uma narrativa lenta, é forte o suficiente para abordar a questão do envelhecimento e impressionar com suas imagens que revelam um passado não tão distante, onde máquinas de caça-níqueis dominam os bares e restaurantes, e duelam por espaço com as máquinas jukebox.

Aposentado da antiga carreira de pistoleiro, Amador (Nelson Xavier) leva uma vida solitária que nada se compara com os dias de perigo e, principalmente, de temor por parte das pessoas. Um dia qualquer, ele é procurado pelo neto de um antigo amigo, que deseja trabalhar com ele devido à sua fama. Amador deixa claro que será do seu modo e logo o coloca como ajudante de sua atual atividade, o transporte de máquinas caça-níqueis para bares próximos, mas a falta de reconhecimento em relação ao que foi passa a incomodá-lo cada vez mais, especialmente ao rever o álbum onde coleciona notícias de seus feitos.

Estreia na direção de Erico Rassi, este foi o último trabalho de Nelson Xavier, falecido no último dia 10 de maio. A atuação deste está fascinante, assim como todo o cenário onde a história está ambientada. Logo na primeira cena, já temos a trilha sonora encorpando o longa com a canção O Fim,de Altemar Dutra, que aliado a carros antigos nos remete a um tempo longíquo, mas não tanto assim. 

Merece destaque a abordagem dada a questão do envelhecimento, especialmente na relação de Amador com o Senhor interpretado por Everaldo Pontes, um ex-matador que termina seus dias num hospital, sem querer abrir mão da bebida e do cigarro. 

Veja o trailer de Comeback:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar