Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Não Olhe Para Trás

Poster de NÃO OLHE PARA TRÁS (Danny Collins, 2015) de Dan Fogelman
Na noite deste 28 de abril de 2015, fui conferir o filme de Dan Fogelman, roteirista de animação (Carros, Bolt – Supercão, Enrolados) que assina também os excelentes roteiros de Amor a Toda Prova, de John Requa e Glenn Picarra, e Última Viagem a Vegas, de Jon Turteltaub, apresenta outra obra carismática em Não Olhe Para Trás (Danny Collins, 2015), que foi inspirada em uma história real e é embalada por músicas de John Lennon. 
Danny Collins (Al Pacino) é um astro do rock que não vive seus melhores dias, vivendo há mais de 30 anos sem compor uma música sequer, apenas reprisando os seus maiores sucessos e demonstrando estar cansado da rotina de drogas e excessos. Até que no seu aniversário, recebe de presente do seu empresário (Christopher Plummer): uma carta escrita para ele por John Lennon e Yoko Ono, em 1971, e que jamais tinha lido. A mensagem inspiradora o motiva a embarcar em uma jornada para reencontrar o seu filho biológico (Bobby Cannavale), que ele nunca conheceu.
Al Pacino e Christopher Plummer em NÃO OLHE PARA TRÁS (Danny Collins, 2015) de Dan Fogelman

Após cancelamento da agenda de shows, Danny Collins se muda para um hotel em Nova Jersey, decide voltar a compor, abandona as drogas e tenta se reconciliar com o filho. O filme, que tem inspirações de um caso real, encontra uma força da trilha sonora que conta com canções do ex-Beatle John Lennon. Collins flerta o tempo todo com a gerente de hotel Mary Sinclair (Annette Bening). As cenas entre os dois, quando muitas coisas sobre o músico é revelada, são muito bem realizadas. Jennifer Garner também está no competente elenco, fazendo a orgulhosa nora de Collins. Al Pacino está muito bem como protagonista.

Excelente estreia de Dan Fogelman na direção, que já vinha demonstrando ser um excelente roteirista, e aqui conduz um drama com muito bom humor, num filme que tinha tudo para ser clichê, mas que simplesmente funciona ao redimir uma estrela de rock.

FICHA TÉCNICA
Não Olhe Para Trás (Danny Collins)
Estreia: 16/04/2015
Gênero: Comédia
Duração: 103 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Dan Fogelman
Roteiro: Dan Fogelman
Distribuidor: Imagem Filmes
Classificação: 14 anos
Ano: 2015

Veja o trailer de Não Olhe Para Trás:

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Casa Grande

Poster de CASA GRANDE (2014) de Fellipe Barbosa
Na noite do dia 27 de abril de 2015, após um longo dia de trabalho no Crato, fui com o Luiz Carlos ao Cariri Garden jantar e ver o filme Casa Grande (2014), de Fellipe Barbosa, no Orient Cinemas. A cena inicial do filme, com uma câmera estática na frente de uma mansão, enquanto os créditos iniciais são exibidos, já deixa claro que estamos diante de uma obra cinematográfica diferente. É cinema nacional de alta qualidade, digno de ser apreciado pelo grande público, por seu conteúdo atual e com um humor digno de aplausos.
No longa, conhecemos Jean (Thales Cavalcanti), um adolescente da alta sociedade que busca escapar da superproteção dos pais, que estão falindo, situação que os faz demitir empregados enquanto que Jean tem que confrontar as contradições da casa grande, nome inspirado na obra de Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala (1933) por abordar com maestria a questão da crise financeira e a diferença entre classes. Os coadjuvantes estão muito bem em cena, especialmente a empregada Rita (Clarissa Pinheiro) e a namorada de Jean, Luiza (Amanda Amaya).
O elenco jovem de CASA GRANDE (2014), de Felipe Barbosa
Suzana Pires e Marcello Novaes interpretam com muito carisma e veracidade os pais de Jean, membros da alta burguesia carioca e que levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vemos o processo de falência evoluindo, com a câmera sempre bem posicionada mostrando a evolução da derrocada da família. Eles, os pais, são superprotetores e não comentam com os filhos sobre os problemas financeiros enfrentados. Para se manter, o casal corta despesas e Jean, que só se preocupava com garotas e vestibular, começa a enfrentar a realidade, tendo por exemplo que ir pra escola de ônibus quando seu motorista particular é demitido.

O roteirista e diretor Fellipe Barbosa se baseou na própria história de vida para escrever a trama, sendo bem crível e palpável aquilo que está sendo mostrado em tela, especialmente em virtude da atual crise enfrentada por nosso país. A questão das cotas para negros também é muito abordada no filme, com interessantes diálogos sobre o tema. Algumas das cenas foram filmadas na escola particular São Bento, no Rio de Janeiro, famosa por só aceitar meninos. O diretor Fellipe Barbosa estudou lá. O elenco jovem foi escolhido no colégio, incluindo o protagonista. Alunos e professores da instituição interpretaram a si mesmos na produção. Excelente filme de estreia, apresentando um talento que se for bem lapidado certamente será em breve um dos grandes diretores de cinema do país.

O filme integrou a programação do Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda, em 2014, foi exibido no Festival do Rio de 2014 e no Festival de Paulínia 2014, onde ganhou os seguintes prêmios: Melhor roteiro, melhor ator coadjuvante para Marcello Novaes, melhor atriz coadjuvante para Clarissa Pinheiro e o prêmio Especial do Júri para o diretor Fellipe Barbosa. Já no Festival de Palmares, em Toulouse, ganhou 3 prêmios: Prêmio de público, prêmio de crítica internacional (FIPRESCI) e prêmio de crítica francesa.

FICHA TÉCNICA
Casa Grande
Estreia: 16/04/2015
Gênero: Drama
Duração: 114 min.
Origem: Brasil
Direção: Fellipe Barbosa
Roteiro: Fellipe Barbosa
Distribuidor: Imovision
Classificação: 14 anos
Ano: 2014

Veja o trailer de Casa Grande:

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Vingadores 2: Era de Ultron 3D

Poster de VINGADORES - ERA DE ULTRON (Avangers - Age of Ultron, 2015) de Joss Whedon
Na noite deste 22 de abril de 2015, fui com o Márcio do Callango Nerd, ver a pré estreia do Blockbuster Vingadores 2: Era de Ultron (Avangers: Age of Ultron, 2015), de Joss Whedon, é excessivamente longo e acaba não empolgando como seu antecessor, apesar de algumas lutas grandiosas, tiradas cômicas entre os heróis, um vilão assustador (mas não tão carismático quanto o anterior) e até mesmo o confronto entre alguns dos heróis.
A Marvel começa a apresentar sinais de saturação com Vingadores 2: Era de Ultron, sequência do maior filme de super-heróis de todos os tempos, o blockbuster Os Vingadores (The Avangers, 2012), que foi visto nos cinemas por mais de 10 milhões de brasileiros, alcançando a terceira maior bilheteria da história.
Elenco de VINGADORES - ERA DE ULTRON (Avangers - Age of Ultron, 2015) de Joss Whedon
A história se inicia numa cena de batalha eletrizante, com a trupe tentando invadir a sede da Hidra, liderada pelo Barão Von Strucker (Thomas Kretschmann) e que mantém os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff, respectivamente Feiticeira Escarlate e Mercúrio (Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson). Após o serviço bem sucedido, Tony Stark (Robert Downey Jr.) tenta reiniciar um programa de manutenção de paz, mas deixa o sistema operacional Jarvis (voz de Paul Bettany) tomando de conta enquanto vai para uma festinha com a turma.

As coisas não saem como planejado, o que e acaba ocasionando o surgimento do vilão Ultron (voz aterrorizante de James Spader), um sistema de inteligência artificial que ameaça diretamente o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que terão novamente que salvar o planeta desta ameaça.

Os heróis contam com a ajuda de Nick Fury (Samuel L. Jackson), da agente Maria Hill (Cobie Smulders) e posteriormente do Visão (Paul Bettany). O filme conta ainda com personagens que estavam restritos aos filmes solos dos heróis, como o Máquina de Combate (Don Cheadle), o Falcão (Anthony Mackie), e Heimdall (Idris Elba). Apesar de todo esse elenco, os personagens de Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e Loki (Tom Hiddleston) fazem falta. Thor divide com o Homem de Ferro a função de alívio cômico, proporcionando os melhores momentos de humor.

Todos os heróis têm a sua cota de participação, mas merece destaque o Gavião Arqueiro, que de coadjuvante dispensável, se torna figura relevante, ao mostrar a humanidade dos heróis, convidando todos para irem a sua casa e conhecerem sua família, num momento em que o grupo estava meio que dividido. Outro ponto alto do filme acontece na luta entre Hulk e o Homem de Ferro, com uma armadura apropriada (a Hulkbuster).

No entanto, o filme parece se arrastar entre uma cena e outra de luta. A morte de Mercúrio não me agradou e sua participação com o poder da super velocidade nem se compara a do mesmo personagem em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014). O enredo não flui naturalmente e o filme frustra também ao não apresentar uma cena pós-créditos, apenas uma durante os créditos, onde surge o vilão Thanos numa participação dispensável. O 3D mais uma vez é utilizado apenas como opção comercial, para garantir mais renda com os ingressos com preços mais caros. Não há nenhuma cena em que a profundidade funcione. Deve agradar aos fãs menos exigentes…


FICHA TÉCNICA
Vingadores: Era de Ultron (Avangers: Age of Ultron)
Estreia: 23/04/2015
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia, Ficção Científica
Duração: 142 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Joss Whedon
Distribuidor: Walt Disney Pictures
Classificação: 10 anos
Ano: 2015

Veja o trailer de Vingadores: Era de Ultron:

domingo, 19 de abril de 2015

Chappie

Poster de CHAPPIE (Chappie, 2015) de Neil Blomkamp
Na noite deste 18 de abril de 2015, fui no UCI Cinemas do Shopping Parangaba ver Chappie (Chappie, 2015), de Neil Blomkamp, diretor de Distrito 9 (2009) e Elysium (2013), é inspirado no curta-metragem Tetra Vaal (2004), primeiro trabalho do diretor sul-africano, que é uma propaganda falsa para uma nova força policial robótica criada para o Terceiro Mundo.
O filme se passa num futuro próximo, quando a África do Sul decidiu substituir os seus policiais humanos por uma frota de robôs dotados de inteligência artificial para combater o crime. O criador destes modelos é o cientista Deon (Dev Patel), que sonha em embutir emoções nos robôs, mas a diretora da empresa de segurança (Sigourney Weaver) desaprova a ideia.
Cena de CHAPPIE (Chappie, 2015) de Neil Blomkamp
Após roubar um modelo defeituoso e fazer experiências nele, Deon consegue criar Chappie (Sharlto Copley), um robô capaz de pensar e aprender por conta própria. Acontece que o robô é roubado por um grupo de ladrões que precisa da ajuda do robô para assaltar um banco. É quando Vincent (Hugh Jackman), um engenheiro rival de Deon, decide sabotar as experiências do colega de trabalho e acaba colocando a segurança do país em risco.

Chappie é um robô talentoso, especial, um prodígio. Como qualquer criança, ele vive sob a influência de todos ao seu redor – algumas boas, outras ruins – e ele vai confiar em seu coração e alma para encontrar seu caminho no mundo, ainda que tenha sido roubado por dois bandidos locais (Ninja Visser e Yolandi Visser) que querem usá-lo para cometer crimes. Com forças destrutivas e poderosas manchando a imagem do robô e o apresentando como uma ameaça à ordem e à humanidade, a população tenta restabelecer o status quo e garantir que Chappie seja o último da sua espécie.

O filme fracassa ao tentar abordar uma diversidade de temas de modo orgânico e interligado, se tornando um tanto quanto longo, enfadonho e extremamente absurdo. Além disso, toda parte tecnológica e de segurança da informação exposto no filme é questionável. O robô é incoerente o tempo todo, parecendo criança em alguns momentos e com certa complexidade em seguida. Apesar da censura de 16 anos, o filme foi distribuído na maioria das salas numa versão dublada, após ver o filme numa das poucas sessões legendadas da cidade, entendi o motivo – o público ao qual se destina.


FICHA TÉCNICA
Chappie (Chappie)
Estreia: 16/04/2015
Gênero: Comédia, Ficção Científica
Duração: 120 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Neil Blomkamp
Roteiro: Neil Blomkamp, Terri Tatchell
Distribuidor: Sony Pictures do Brasil
Classificação: 16 anos
Ano: 2015

Segue o trailer de Chappie:


Confira também o curta Tetra Vaal de Neil Blomkamp, que inspirou Chappie:
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fortaleza 2 x 1 River-PI - Copa do Brasil 2015

Na noite deste 16 de abril de 2015, fui com a família e o Adriel ver o jogo entre Fortaleza e River pela Copa do Brasil 2015. Ganhei um par de cortesias no trabalho, então pude conhecer o Setor Especial da Arena Castelão.
O jogo que começou horrível. O Primeiro tempo foi sofrível! No final do primeiro tempo muitas vaias da torcida. No segundo tempo, parecia outra partida. Primeiro o lateral Tinga marcou um golaço, após ser vaiado pela péssima atuação que fazia até então. No entanto, os visitantes conseguiram empatar com um chute de fora da área. O empate classificava o Leão, mas no final Lúcio Maranhão decretou a vitória tricolor.

Segue melhores momentos da partida:




terça-feira, 14 de abril de 2015

Risco Imediato

Poster de RISCO IMEDIATO (Good People, 2014) de Henrik Ruben Genz
Na noite do dia 14 de abril de 2015, fui ao cinema ver o filme baseado no livro Good People, de Marcus Sakey, Risco Imediato (Good People, 2014), de Henrik Ruben Genz, marca a estreia deste diretor dinamarquês em Hollywood numa produção irregular, que exemplifica que dinheiro roubado, quando achado, continua sendo roubado 
Após herdarem uma casa em Londres, Tom (James Franco) e Anna (Kate Hudson) formam um casal de americanos que se endividam gravemente ao renovar a casa da família de Anna, em Londres. Eles sonham em ter uma casa própria e começar uma família, no entanto, com as dificuldades financeiras, este sonho parece estar cada vez mais longe de se tornar realidade.
James Franco e Kate Hudson em RISCO IMEDIATO (Good People, 2014) de Henrik Ruben Genz
Eles resolvem alugar um quarto no andar de baixo para Ben Tuttle (Francis Magee). Só que, três meses depois, Ben aparece morto devido a uma overdose de heroína. Nesse ínterim eles descobrem que o inquilino do apartamento abaixo está morto e deixou uma mala com uma fortuna, é quando eles decidem esconder o dinheiro da polícia, uma vez que receberam intimação de despejo. O casal desperta então a desconfiança do policial John Halden (Tom Wilkinson) e de dois traficantes, um deles Genghis Khan (Omar Sy), que seriam donos do tal dinheiro.

O roteiro de Kelly Masterson com co-autoria de Marcus Sakey, o autor do livro, é muito raso, não nos fazendo se importar com o casal protagonista, que age de maneira equivocada, fazendo inclusive com que fiquemos do lado dos ladrões e traficantes, verdadeiros donos do dinheiro em questão. As motivações e justificativas para o que se sucede após o ocorrido são pífias e o elenco embora talentoso, é muito mal aproveitado, especialmente Wilkinson e Sy, tornando o filme extremamente piegas e chato. São longos e tediosos 90 minutos. Dispensável.

FICHA TÉCNICA
Risco Imediato (Good People)
Estreia: 09/04/2015
Gênero: Ação, Crime, Suspense
Duração: 90 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Henrik Ruben Genz
Roteiro: Kelly Masterson, Marcus Sakey
Distribuidor: Califórnia Filmes
Classificação: 16 anos
Ano: 2014

Veja o trailer de Risco Imediato:

terça-feira, 7 de abril de 2015

O Garoto da Casa ao Lado

Poster de O GAROTO DA CASA AO LADO (The Boy Next Door, 2015) de Rob Cohen
Na noite do dia 07 de abril, fui ao cinema ver o suspense O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door, 2015), de Rob Cohen, explora de maneira superficial a atração proibida entre a personagem de Jennifer Lopez, uma mulher recém-traída pelo marido, e um vizinho mais jovem chantagista, em um relacionamento que vai além dos limites.
Após ser traída pelo marido, a professora Claire Peterson (Jennifer Lopez) está em vias de se divorciar. Separada momentaneamente do marido há 9 meses, ela vive sozinha com o filho adolescente, até perceber que um jovem acaba de se mudar para a casa ao lado. Trata-se do sedutor Noah Sandborn (Ryan Guzman), que rapidamente oferece ajuda nas tarefas da casa e se torna o melhor amigo do filho de Claire. Aos poucos, o vizinho passa a seduzi-la, e num momento de fraqueza os dois consumam a relação numa noite de amor. No dia seguinte, a professora está decidida que tudo foi apenas um erro, mas Noah não pretende abandoná-la, tornando o caso de amor uma perigosa e doentia obsessão.
Jennifer Lopez em O GAROTO DA CASA AO LADO (The Boy Next Door, 2015) de Rob Cohen
O roteiro de Barbara Curry alterna constantemente os pontos de vista entre os protagonistas, não esclarecendo quanto a motivação de Noah, nem mesmo quando Claire parte numa investigação e descobre que está lidando com um psicopata. Rob Cohen não tem sensibilidade para conduzir os momentos de tensão, estragando o que poderia sim ser um bom filme trash. Jennifer Lopez, que também produz o filme, esbanja sensualidade, mas não sustenta a trama. Seria mais fácil avisar a polícia e pagar pelo seu pecado, do que tentar esconder algo que custou a vida de sua suposta melhor amiga, que não funciona nem como alívio cômico. Filmado em apenas 25 dias, teve um orçamento de US$ 4 milhões.

FICHA TÉCNICA
O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door)
Estreia: 26/03/2015
Gênero: Suspense
Duração: 91 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Rob Cohen
Roteiro: Barbara Curry
Distribuidor: Universal Pictures do Brasil
Classificação: 16 anos
Ano: 2015

Acompanhe o trailer de O Garoto da Casa ao Lado:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Velozes e Furiosos 7 3D

Poster de Velozes e Furiosos 7 (Furious 7, 2015) de James Wan
Na noite desta sexta-feira santa, 3 de abril de 2015, fui com meu tio Fernando ver Velozes e Furiosos 7 (Furious 7, 2015), de James Wan, dá continuidade às aventuras globais da franquia construída à base de velocidade, num episódio que pode ser considerado um dos melhores da franquia. Destaque para a bela homenagem a Paul Walker.
Vin Diesel, Paul Walker e Dwayne Johnson estão á frente deste novo capítulo da série de maior sucesso da Universal, que conta ainda com Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Chris Brigdes Ludacris, Elsa Pataky e Lucas Black no elenco. A franquia ainda traz novos astros internacionais ao elenco, dentre eles Jason Statham, Djimon Hounsou, Tony Jaa, Ronda Rousey e Kurt Russell. Produzido por Neal H. Moritz, Vin Diesel e Michael Fottrell, o filme conta com roteiro de Chris Morgan e Gary Scott Thompson.
Velozes e Furiosos 7 (Furious 7, 2015) de James Wan
A história inicia quando Owen Shaw (Luke Evans, o vilão do filme anterior) fica em estado grave num hospital depois do embate contra o grupo de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker). Eles voltam para casa livres de qualquer acusação e pretendem começar suas vidas dentro da legalidade. No entanto, o irmão mais velho de Owen, Ian Shaw (Jason Statham), quer vingança e ameaça Dom e sua família.

Shaw protagoniza um duelo memorável ao atacar o policial Hobbs (Dwayne Johnson) para obter os dados da trupe de Dom. Outras cenas espetaculares recheiam o longa, como batidas de frente em veículos, carros caindo de paraquedas (na cena de resgate da personagem Nathalie Emmanuel, a Missandei da série Game Of Trones), e inclusive carros voando de um prédio a outro. O humor também se faz presente na trama, especialmente nas falas de Roman (Tyrese Gibson).

Devido a morte do ator Paul Walker em um acidente automobilístico em novembro de 2013, o roteiro do filme teve de ser parcialmente reescrito, o que acabou provocando o adiamento da produção que estrearia em 2014, e só chegou as telonas em 2015. Walker já tinha filmado a maior parte de suas cenas, mas a produção também contou com o trabalho dos irmãos do ator, Caleb e Cody, e o uso de computação gráfica para concluir a participação de Walker na franquia, numa bonita homenagem capaz de emocionar.


FICHA TÉCNICA
Velozes e Furiosos 7 (Furious 7)
Estreia: 02/04/2015
Gênero: Aventura, Ação, Crime
Duração: 140 min.
Origem: Estados Unidos, Japão
Direção: James Wan
Roteiro: Chris Morgan, Gary Scott Thompson
Distribuidor: Universal Pictures do Brasil
Classificação: 12 anos
Ano: 2015

Confira trailer de Velozes e Furiosos 7:

Cada Um Na Sua Casa 3D



Neste feriado de semana santa, fui com o filhão ver a nova animação da Dreamworks Animation Cada Um Na Sua Casa (Home, 2014) de Tim Johnson apresenta uma história simpática ao público infantil, falando sobre a questão de aceitar as diferenças e uma amizade incomum entre um alienígena bonzinho e uma protagonista negra e com personalidade forte.


A raça alienígena Boovs, está em busca de um novo planeta para chamar de lar, quando eles invadem a Terra para se esconder de seus maiores inimigos extraterrestres, a raça humana é prontamente deslocada. Entretanto, uma esperta menina chamada Tip acaba se deparando com Oh, um alien exilado devido suas trapalhadas. Eles acabam desenvolvendo uma improvável e estranha amizade ao embarcarem em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergalácticas.


O roteiro não é inovador e lembra outras animações como Lilo & Stitch (Lilo & Stich, 2002) de Dean DeBlois e Chris Sanders e O Galinho Chicken Little (Chicken Little, 2005) de Mark Dindall. Baseado no livro The True Meaning Of Smekday, de Adam Rex, lançado no Brasil pela editora Gutenberg, deve agradar aos pequenos, não sendo tão atrativo para o público adulto. O 3D não acrescenta nada à projeção, tornando apenas a exibição mais escura, apesar da interessante paleta de cores da animação. Rihanna e Jennifer Lopez estão na trilha sonora e na dublagem original. A dublagem brasileira está correta e com umas tiradas engraçadas, especialmente nas falas de Oh. O gato Porquinho rouba a cena sempre que aparece.



SERVIÇO

Cada Um Na Sua Casa (Home)

Estreia: 09/04/2015

Gênero: Animação, Aventura, Fantasia

Duração: 94 min.

Origem: Estados Unidos

Direção: Tim Johnson

Roteiro: Matt Ember, Tom J. Astle

Distribuidor: Fox Film do Brasil

Classificação: Livre

Ano: 2014



Segue divertido trailer de Cada Um Na Sua Casa: