Na noite do dia 31 de julho de 2012, tive a oportunidade de pela primeira vez ver um filme em IMAX. E para minha felicidade, essa oportunidade surgiu logo com o esperado Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que tem 1 hora de cenas gravadas com as câmeras IMAX utilizando filmes de ultrarresolução.
Para vê-lo, tive que enfrentar uma maratona. Cheguei ao Rio por volta das 16h. No meu mesmo vôo, estava o Belarmino, um colega de trabalho que se interessou pela aventura para ver o capítulo final do homem morcego em IMAX. Fomos correndo ao Hotel, deixamos as malas e pegamos metrô e ônibus, acrescidos de muita paciência no trânsito, para conseguirmos chegar no horário da sessão. Conseguimos!
O UCI New Yotk City Center na Barra da Tijuca é fabuloso. O Multiplex possui 18 salas de cinemas e é espetacular, apesar do atendimento ser precário... Infinitamente pior do que os cinemas de Fortaleza. Mas vamos falar de coisa boa... Eu até iria adquirir o combo com o boné do filme, mas não havia mais disponíveis... Ainda assim, o Belarmino comprou baldes de pipoca para comermos.
A sala IMAX não me impressionou à primeira vista. Esperava uma tela maior. Talvez tenha criado muita expectativa. No entanto, o som é fenomenal, com qualidade quatro vezes superior ao das
salas tradicionais. E isso é altamente perceptível em todas as cenas. Esses fatores, garantem muito mais realidade e emoção ao espectador. Além das principais cenas de ação do longa, o
prólogo do filme também foi filmado com as mesmas câmeras de alta
tecnologia.
Na nova trama, muito focada em Bruce Wayne (Cristian Bale), alter-ego de Batman, enfrenta dois novos vilões de Gotham City:
Bane (Tom Hardy) e Selina Kyle (Anne Hathaway), que mais tarde se
transformará numa crível Mulher-Gato. Oito anos após os eventos ocorridos em Batman - O Cavaleiro das Trevas,
o terrorista Bane retorna à Gotham City, provocando pânico e desespero.
Sem forças para enfrentar o terrível criminoso, a polícia da cidade
chega ao seu limite, fazendo com que Batman retorne de seu exílio, por
ter sido responsabilizado pelos crimes de Harvey Dent. Também haverá a
presença da misteriosa Selina Kyle que, em pouco tempo, se transforma
na Mulher-Gato. A hora da vingança está chegando e resta saber quem
sairá vencedor.
No final do filme, quando as luzes de acenderam e desci as escadarias, pude perceber que realmente a tela IMAX é enorme. Não tanto no comprimento, mas especialmente na altura. Valeu à pena a aventura. O filme não é perfeito, mas a trilogia do Nolan é altamente respeitável e digna de aplausos.
Ponto fraco para a Talia al Ghul de Marion Cotillard (isso é spoiler?), com direito a "momento-parem-tudo-que-vou-explicar-minhas-motivações", além de uma morte estilo Zorra Total - será que foi uma homenagem de Nolan à série sessentista?
ResponderExcluir