Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Filme: Amor



Na noite do dia 27 de fevereiro de 2013, ainda curtindo a ressaca do Oscar, vi o filme ganhador da categoria 'Melhor Filme Estrangeiro', que chegou a ser indicado em outras categorias, como melhor filme, direção e roteiro. Infelizmente o UCI CINEMAS, fez o favor de atrapalhar a sessão. Primeiro atrasando o seu início. E posteriormente, acedendo luzes ofuscantes no final do filme, num momento chave da história. Não tem uma sessão de cinema no UCI que ultimamente eu não tenha tido problemas. Pena que devo ser o único a reclamar...

Em minha modéstia opinião, o filme foi supervalorizado. Acabou criando em mim uma alta expectativa. Esperava uma obra-prima, mas vi uma história monótona, cansativa e sem emoção. Elogios apenas para atuação de Emanuelle Riva, que deveria ter ganho o oscar de Melhor Atriz. O filme é uma literal invasão deprivacidade.

No longa, Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados. Anne costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro, de modo que eles vivem sozinhos, vão ao teatro (cena inicial muito interessante), enfim, um cuida do outro.

Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Anne pede ao esposo que nunca mais leve ela ao hospital. Então, cabe à ele a tarefa de cuidar da esposa.

Haneke é conhecido por ser cruel em seus projetos, de modo que seus filmes incomodam o espectador. Não sou tão radical quanto a eutanásia. Sem peso na conciência, autorizaria desligar os aparelhos de minha esposa, caso ela estivesse em estado vegetativo. Mas agir como o personagem do filme? Não faria aquilo em hipótese nenhuma, e Haneke me incomodou e muito, a ponto de desgostar deste tão badalado filme.

Vejam o trailer:

Filme: Indomável Sonhadora

 
Na tarde/noite do dia 27 de fevereiro de 2013, estive no Shopping Iguatemi vendo o filme indicado ao Oscar, 'Indomável Sonhadora'. Mas um filme com péssima tradução de título. As indicações já foram um prêmio valiosíssimo para o filme. Não fazia jus a nenhum prêmio...

Não bastasse o Iguatemi estar prejudicando o trânsito de veículos da capital cearence em função das obras do túnel da Rogaciano Leite, agora o 'maior' shopping de Fortaleza resolveu complicar também o estacionamento do shopping, em função das obras de ampliações do dito cujo.

Gosto de ver filmes para relaxar e abrir os olhos para uma história, um lugar, pessoas fictícias ou não. Mas às vezes esse objetivo não é alcançado. Após um dia longo de trabalho, e o stress para conseguir estacionar o carro no shopping, o UCI CINEMAS ainda fez o favor de deixar a porta da saída de emergência aberta! Assim a sessão ficou altamente prejudicada...

O filme apresenta a menina Hushpuppy (interpretada por Quvenzhané Wallis, que foi a mais jovem indicada ao Oscar, a meu ver sem merecer...), uma garota de apenas 6 anos de idade que vive em uma comunidade miserável isolada às margens de um rio.

Ela está correndo o risco de ficar órfã, pois seu pai (Dwight Henry) está muito doente. Ele, por sua vez, se recusa a procurar ajuda médica. Assim como parte da comunidade, se recusa a deixar o local que está prestes a ser inundado.

Um dia, pai e filha precisam lidar com as consequências trazidas por uma forte tempestade, que inunda toda a comunidade. Vivendo em um barco, eles encontram alguns amigos que os ajudam. Entretanto, o pai vê como única saída explodir a barragem de uma represa próxima, o que faria com que a água baixasse rapidamente e a situação voltasse a ser como era antes.Mas não é bem isso o que acontece.

O filme foi vendido como muito emocionante, mas não fui tão tocado assim pelo filme, apesar de algumas falas do filme serem altamente relevantes. O filme na verdade trata acerca do poder da natureza, visto pelo olhar de uma criança. Interessante é que expõe o lado pobre dos EUA, poucas vezes retratado em filmes. A moral do longa, é que somos um pedacinho de um universo enorme, e tudo que fazemos, gera consequências.

Segue trailer:

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013

Na noite do dia 24 de fevereiro de 2013, estive assistindo (ou ao menos tentando) a 85ª cerimônia do Oscar.

Tentando pelo fato de não ter TV por assinatura, e depender da Rede Globo de Televisão para assistir a festa-mor do cinema. Infelizmente, tive que aturar o tal 'BBB' formar paredão, etc e tal para enfim ver a transmissão que já iniciara duarante a programação do Fantástico...

Caro Senhor Roberto Marinho, em dia de Oscar, diminua o tempo de duração do horrível 'Programa do Faustão'. Comece o fantástico mais cedo, passe o tal 'BBB' antes do ininio do Oscar e transmita a cerimônia do seu início, ou simplesmente deixe que outra TV aberta o faça.

Ver o Oscar pela Globo, é um tormento. Comentários de José Wilker são sem nexo. Sem falar do problema citado anteriormente. Acho que melhor mesmo é pagar TV por assinatura. Nem que seja só para ver a festa do Oscar... Na TNT a programação começa do início e os comentários são bem mais embasados e relevantes. Acabei dormindo antes do final da cerimônia... Então, perdi o início e o final...

Para piorar ainda mais, o apresentador do Oscar Seth Macfarlane estava ridículo, com piadas bobas, foi um dos piores da história...Vamos ao que interessa, ou não... Minha opinião quanto aos premiados e a cerimônia em si, na ordem de entrega dos prêmios.

Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Waltz, por Django Livre.
Prêmio merecidíssimo pela atuação primorosa de Waltz, que mesmo sendo coadjuvante, rouba a cena ao longo de 90% do filme. Meu palpite, era que o prêmio ficaria com Philip Seymour Hoffman, por 'O Mestre' ou Tommy Lee Jones, que está muito bem em 'Lincoln'.

Melhor Curta de Animação: Paperman (Disney), de John Kahrs
O Curta é lindo! Muito bem produzido, com uma fotografia esplendorosa, e um roteiro cativante. Prêmio justo, embora tenha sido o único curta que eu assisti, uma vez que ele foi exibido antes de 'Detona Ralph'.

Melhor Longa de Animação: Valente (Pixar), de Brenda Chpman e Mark Andrews.
Sou fã da Pixar, que possui os melhores filmes de animação desde 'Toy Story' até 'Up-Altas Aventuras'. Escorregou apenas em Carros 2 e em Valente, que não merecia o Oscar. O prêmio, deveria ter sido dado a 'Frakenwennie', animação de Tim Burton, em preto e branco, homenageando clássicos filmes de terror.

Melhor Fotografia: Cláudio Miranda, As Aventuras de Pi
Prêmio justíssimo a um belíssimo filme. Imaginava que não ganharia, pois é uma obra 90% digital. Meu palpite variava entre 'Lincoln' que achei muito escuro, 'Django Livre' muito bem fotografado e '007 – Operação Skyfall', que assim como 'As Aventuras de Pi', também merecia o prêmio.

Melhores Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi
Esse prêmio é indiscutível. O Richard Parker digital é mais real que o tigre de verdade... Os outros indicados são bons filmes, com excelentes efeitos, mas justiça foi feita.

Melhor Figurino: Anna Karenina
Não vi este filme, mas filmes de época costumas ganhar esse prêmio. A concorrência era com 'Os Miseráveis' e 'Lincoln'. A indicação de 'Espelho, Espelho Meu' e 'Branca de Neve e O Caçador' foi uma piada de mal gosto.
 
Melhor Maquiagem e Penteados: Os Miseráveis
Ainda não vi este musical. E nem estou com tanta vontade assim... Minha torcida era para 'O Hobbit: Uma Jornada Inesperada'.

Melhor Curta-Metragem: Curfew (EUA), de Shawn Christensen

Melhor Documentário Curta-Metragem: Inocente, de John Fine e Andrea Nix Fine.

Melhor Documentário/Longa-Metragem: Searching for Sugar Man, de Mallik Bendjelloul
Eu prefiro documentários a musicais, por exemplo. Todos os indicados parecem ser muito bons. Ganhou o favorito. 'The Invisible War' tem a minha simpatia, mas acho que a premiação foi justa.

Melhor Filme Estrangeiro: Amor (Áustria/França/Alemanha), de Michael Hanake
Esta era a carta mais marcada da premiação. Ainda não vi o filme, mas deve ser ótimo, pretendo vê-lo em breve, até porque entrou em cartaz em Fortaleza. Parece que é sobre eutanásia, então já merece minha atenção... Certamente me emocionará a história de amor de dois velhinhos...

Melhor Mixagem de Som:  Os Miseráveis (Andy Nelson, Mike Patterson e Simon Hays)
Por ser um musical, levou o prêmio. Ao que dizem, as músicas foram gravadas durante as filmagens... Mérito então para mixagem de som...

Melhor Edição de Som: Paul NJ Ottorson, A Hora Mais Escura e Per Hallberg e Karen M. Baker, 007 - Operação Skyfall 
Algo raro na premiação, um empate pegou muita gente de surpresa... Acho que o Oscar seria apenas para '007 - Operação Skyfall' e decidiram dar um prêmio consolação para 'A Hora Mais Escura', filme que ainda preciso ver...

Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, Os Miseráveis
Dizem que Anne Hathaway aparece pouco no musical, mas consegue tornar suas cenas icônicas. Gosto dela como atriz, e entre as indicadas, eram as minhas preferidas.

Melhor Montagem: William Goldberg, Argo
Infelizmente Argo passou apenas 2 semanas em cartaz em Fortaleza e não pude vê-lo. Espero ainda ter essa chance de ver este filme no cinema. Dizem que os minutos finais são de tirar o fôlego...

Melhor Design de Produção: Rick Carter e Jim Ericsson, Lincoln
Um indício de que Spilberg não ganharia o prêmio de direção por 'Lincoln'. Achei o filme escuro, mas apesar de longo, não achei cansativo... A reconstrução de uma época fez com que merecesse o prêmio.

Melhor Trilha Sonora Original: Michael Danna, As Aventuras de Pi
As Aventuras de Pi foi o meu filme favorito de 2012. Então fiquei feliz com cada conquista dele. A trilha sonora é marcante. Justíssimo prêmio.

Melhor Canção Original: Paul Empworth e Adele, 007 – Operação Skyfall
Outro prêmio esperado. Não tinha como ser diferente...

Melhor Roteiro Adaptado: Chris Terrio, Argo
É difícil comentar sem ter visto o filme... Mas por ter sido eleito o melhor filme, o roteiro deve ser muito bom. A história em si é deveras interessante...

Melhor Roteiro Original:  Quentin Tarantino, Django Livre
Tarantino é daqueles que despertam amor ou ódio. No meu caso, adoro seus filmes, então fiquei contente com o prêmio de roteiro para 'Django Livre'.

Melhor Diretor: Ang Lee, As Aventuras de Pi
Este filme exigiu 4 anos de dedicação do diretor. É uma obra-prima da sétima arte. Um filme lindo de se ver, de se ouvir, de se sentir... Um filme com muita carga espiritual e altamente relevante.

Melhor Atriz: Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida.
Esse filme não poderia sair de mãos abanando do Oscar, então a única forma de premiá-lo, era nesta categoria. Gosto da Lawrence, mas não gostei desse filme. Teria premiado a Emmanuellle Riva por 'Amor' e ainda nem vi o filme...

Melhor Ator: Daniel Day Lewis, Lincoln
Não podia ser diferente. Sempre que disputar, Lewis ganhará. Ele é muito competente em todos os seus papéis. Ninguém viu o ator nesse filme, apenas o ex-presidente reencarnado. Justíssima conquista.

Melhor Filme: Argo (Smoke House/George Clooney/Grant Heslow/Ben Affleck)
Não tenho dúvidas que preciso ver este filme. Se na telona não sei, já foi lançado em DVD e Blu-Ray...Gosto dos filmes do Ben Affleck e sua carreira é notória.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Verdades e Mitos sobre Bençãos e Maldições - Parte II

No domingo, 24 de fevereiro de 2013, estive como de costume aos domingos, em mais um culto da IBC.

Após deixar o filhote no GF, cheguei a tenda no momento em que os adolescentes eram convidados para ir à frente, em virtude do lançamento do espaço Radical, onde haverá cultos específicos voltados para o público adolescente.

O Aristides intercedeu pelo momento de ofertas e mais um louvor foi entoado. O ruim da demora no GF (em função da falta de voluntários), é que perdemos o momento de louvor... Ora a Deus que mande voluntários ao GF... Deus já me chamou, e estou servindo no GF manhã...

Ao subir no palco para ministrar a palavra, o Pr. José Edson convida o irmão Euriano Sales, para apresentar um Cordel sobre o episódio entre Balaão, a jumenta e Balaque (Números 22 a 24) para lembrarmos na mensagem pregada no domingo passado. Foi hilário... O Ponto alto do culto...

Então o Pr. José Edson leu o texto de Números 6 e II Corintios 13, que falam respectivamente sobre as bênçãos Araônica e dos Apóstolos, e ministrou a segunda parte das 'Verdades e Mitos sobre Bençãos e Maldições'. Segue esboço da mensagem:

Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro.”Isso para que em Cristo Jesus a benção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebessemos a promessa do Espírito mediante a fé.”
Gálatas 3:13-14

Todo o sofrimento de Jesus e sua morte na cruz nos tornou LIVRES de toda maldição. (Jo 19:28-30, Sl 22:15, Sl 69:21)

Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. I João 4:4

Precisamos crer nas verdades da Palavra de Deus. (Nm 23:8, Rm 4:7-8, Rm 8:1-2, Rm 12:14,I Pd 2:9-10)
  • Maldição aparece bem menos na Bíblia do que benção.
  • Maldição aparece 199 vezes e benção 516.
  • Algumas vezes olhamos mais para maldição do que para a benção. (Insistimos no pontinho preto na folha que está em branco).
BENÇÃO SACERDOTAL (ARAÔNICA)Números 6:22-26
“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

1. A Benção é do Senhor
  • A benção aponta para o Senhor que dá a benção (Jo 5:5; Rm 7:18-19,24-25; I Tm 2:5, Jo 5:5)
  • A benção é pessoal.
2. O Senhor olha para a nossa necessidade
  • GUARDA – Deus sempre está presente – cuida e protege. (Ex 3:7)
  • FAZ RESPLANDECER/ILUMINA – Deus ensina o caminho. (Ex 13:21, Mt 28:29, Jo 14:18-19, Rm 8:16)
  • CONCEDE GRAÇA – Deus extende misericórdia e graça. Graça que salva em Cristo Jesus. (II Co 13:13, Ef 2:1-5)
  • CONCEDE PAZ – Deus concede paz em meio aos problemas. (Jo 14:1,27)
BENÇÃO APOSTÓLICA – II Coríntios 13:13
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”
  1. Deus quer que você receba a graça do Senhor Jesus
  2. Deus quer te amar.
  3. Deus quer que você desfrute da comunhão do Espírito.
  4. A benção é para todos.
CREMOS QUE JESUS MORREU NA CRUZ PARA QUE FOSSEMOS LIVRES, PORQUE VAMOS VIVER AMARRADOS? CREMOS NUM DEUS ABENÇOADOR E MISERICORDIOSO, PORQUE OLHAMOS MAIS PARA A MALDIÇÃO DO QUE PARA A BENÇÃO?

JESUS DISSE: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” João 14:1

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Livro: Minhas Melhores Dicas de Saúde

Na madrugada do dia 23 de fevereiro de 2013, terminei de ler o livro 'Minhas Melhores Dicas de Saúde' do Dr. Rüdiger Dahlke.

Neste guia prático de saúde, Rüdiger Dahlke, conhecido médico holístico e autor de diversos best-sellers, expõe de maneira simples e de fácil entendimento ideias e dicas de saúde obtidas a partir do seu trabalho com psicoterapia e aconselhamento, realizado ao longo de mais de vinte anos. 

Ele nos oferece conselhos práticos para o bem-estar físico, para uma postura de vida consciente e uma perfeita harmonia em nível corporal, emocional, mental e psíquico. No entanto, não gosto desse tipo de literatura. Acho cansantivo e enfadonho ficar vendo dicas banais, que são de conhecimento de todos, tais como: beber água, praticar atividade física, exercitar a mente, etc.

Tem gente que gosta desses livros com dicas médicas. Eu não recomendo. Só li porque ganhei ano passado e demorei uma eternidade para concluir... Se lhe interessar, veja um trecho dele clicando aqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Violência Urbana

Fortaleza é uma das capitais mais violentas do país. Nesta semana, de certa forma fui vítima dessa violência urbana, que assola as grandes cidades do Brasil.

Estacionei um veículo na Av. Monsenhor Tabosa, grande centro comercial e turístico de Fortaleza. Estava acompanhando duas colegas de trabalho que foram comprar algumas sandálias.

Como conheço a violência da minha cidade, recomendei que as meninas deixassem bolsas e acessórios dentro do carro. Enquanto fazíamos as compras, em lojas em frente ao local onde deixamos o carro estacionado, o carro foi arrombado e tivemos uma bolsa furtada.

A polícia, como sempre inerte, só compareceu ao local um bom tempo depois e nada pode fazer. E a violência urbana continua crescendo exponencialmente em nossa capital. Imaginem na Copa!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

8 anos da Sara!

Na noite do dia 20 de fevereiro de 2013, estivemos reunidos em família para celebrar os 8 anos da Sara!

Foi uma festinha simples, com muitas brincadeiras, diversão e a presença de Deus.

Que Deus abençoe esta pequenina, dando-lhe saúde e paz em cada dia de sua existência.

Ao retornarmos para casa, já brincamos com o presente que ela ganhou do tio bobo...

Djesus Uncrossed

Foi liberado na Internet um trailer de um suposto filme chamado 'Djesus Uncrossed', que nada mais é do que uma paródia, com referência a alguns filmes do Tarantino.

O vídeo foi montado pela equipe do programa Saturday Night Live (SNL), onde Christoph Waltz interpetrava Jesus numa "versão Django Livre", enfrentando romanos no melhor estilo Kill Bill como vingança pela sua morte. O vídeo ainda traz referências a 'Bastardos Inglórios' e 'A Paixão de Cristo', imitando o estilo de direção de Tarantino e ainda coloca os comediantes do SNL interpretando atores dos filmes do cineasta, como Brad Pitt, Ving Rhames e Samuel L. Jackson. Imperdível, vejam:

Livro: Guia Runner's World de Corrida de Rua

Enfim terminei de ler o 'Guia Runner's World de Corrida de Rua'. Iniciei a leitura em meados do ano passado e demorei bastante para concluir a leitura, pois o livro é verdadeiramente um guia para corredores, aborando temas diversos, como preparo físico, pisadas, dicas de alongamento, de alimentação, etc.

O livro é uma ajuda para que qualquer pessoa possa disputar provas de rua como um profissional. O livro aborda o treinamento para provas de rua de 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona. A autora apresenta aos leitores o que há de melhor em técnicas e orientações sobre treinamento específico por distância, ritmo de corrida, prevenção e tratamento de lesões plano de alimentação, orientação sobre hidratação, estratégias para o dia da corrida e conselhos sobre preparação mental para a competição. Detalhes indispensáveis para se obter um excelente desempenho em corridas de rua.

Em seções destinadas ao treinamento específico para as quatro distâncias, o leitor tem acesso a recomendações elaboradas a partir da experiência de atletas profissionais, incluindo: programas de treinamento específicos por distância; planos de alimentação; orientações sobre hidratação; estratégias para o dia da corrida; conselhos sobre preparação mental para a competição.

O livro é destinado a corredores iniciantes, intermediários e avançados, tanto competitivos como amadores, que desejem alcançar resultados cada vez melhores em corridas de rua. Fato é que terminada a leitura, me senti mais incetivado a praticar corrida de rua, tanto que já estou incrito nas próximas corridas que acontecerão aqui em Fortaleza.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Filme: O Vôo

Na noite do dia 19 de fevereiro de 2013, assisti no Via Sul o filme 'O Vôo' estrelado pelo grande ator Denzel Washington, que inclusive foi indicado ao Oscar pelo papel, mas não deve ganhar o prêmio.

Eu gosto de filmes que se passam em aviões. O clima de tensão presente nesses filmes, nos prendem na cadeira de uma forma única.
Dirigido por Robert Zemericks, dos clássicos 'De Volta Para o Futuro', 'Forrest Gump - O Contador de Histórias' e 'Náufrago', mas que ultimamente estava trabalhando apenas com animações digitais, utilizando performance de captura.
O que me chama atenção nos filmes do Denzel Washington, é que ele sempre coloca um conteúdo espiritual nos filmes que atua. E neste filme, não foi diferente. Algumas cenas chegam a ser edificantes...
Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. De modo que as turbulências em sua vida, não ocorrem apenas durante os vôos.

Depois de uma noitada regada a cerveja, cocaína e sexo, ele precisa guiar um avião de Orlando até Atlanta. A manhã chuvosa assusta, principalmente depois da turbulenta decolagem, mas a situação piora quando a aeronave sofre uma pane irreversível.
 
A queda é inevitável, mas manobras inéditas por parte de Whitaker salvam 96 das 102 vidas a bordo. 10 pilotos tentaram pousar utilizando o simulador e não conseguiram. O gesto heróico, no entanto, não evita que sejam feitas contra ele acusações de embriaguez e uso de drogas, logo após um exame de sangue revelador. A partir de então, ele precisa lidar com o assédio da imprensa, que o exalta, com as acusações dos investigadores da tragédia e com os males da vida confusa que vem levando há alguns anos.


Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro. Existem duas cenas memoráveis no hospital. Uma é o casual nas escadas do hospital, e outra quando Whip vai visitar o co-piloto que saiu do coma...

O herói, torna-se vilão, dependendo do ângulo que o filme é visto. O roteiro (também indicado ao Oscar) faz com que a tensão do filme seja similar a de um avião em turbulência, até que aterrisamos e voltamos ao estado normal, é quando o filme acaba.

Vejam o trailer, e se quiserem ver um bom filme no cinema, aproveitem!

Filme: Lincoln


Na tarde/noite do dia 19 de fevereiro de 2013, fui ao shopping Via Sul ver o filme com 12 indicações ao Oscar 'Lincoln'.
Conclui que o filme deve ganhar apenas melhor diretor, ator e algum dos prêmios técnico (fotografia, figurino, direção de arte, montagem ou mixagem de som). Apesar de preferir o Spielberg dirigindo aventuras e não drama.

Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, o meticuloso e detalhado roteiro, remonta com precisão detalhes desse período histórico.

Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis como sempre estupendo), que travava uma batalha ainda mais difícil em Washington durante seu mandato, em uma época sangrenta que foi a Guerra Civil americana.

Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão, apesar de cerca de um ano antes, ter sido derrotado na câmara. Ao mesmo tempo que tentava obter a paz e o fim da guerra à todo custo. Até mesmo comprando votos dos adversários democratas.

Em uma nação dividida pela guerra e por fortes ventos de mudança, o presidente Lincoln percorre um caminho de difíceis ações, a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Sempre com uma serenidade fora do comum, o filme apresenta a humanidade desse homem que é tido por muitos como um mito, ou um herói.

Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das gerações que ainda estão por vir. Apesar do trágico fim de sua vida, seu nome ainda hoje é respeitado não só nos EUA, como em todo o mundo. Recomendo Vejam o trailer:



domingo, 17 de fevereiro de 2013

Verdades e Mitos sobre Bençãos e Maldições

Na tarde deste domingo, 17 de fevereiro de 2013 estive com a família em mais um culto na IBC. Estávamos acompanhados do Márcio, da Manu e da Yasmin. As mulheres foram ao Geração Futuro entregar as crianças. Eu e o Márcio fomos para a tenda e desfrutamos do momento de louvor.

'Sou Livre' do Daniel Costa, 'Jeová é o teu cavaleiro' e 'Abençoada' do Kléber Lucas, 'Deus de Promessas' do Toque no Altar e 'Nada Além do Sangue' do Fernandinho foram algumas das canções entoadas. Como o dia estava chuvoso, a tenda foi enchendo apenas no decorrer dos louvores...

O Pr. José Edson deu alguns avisos, basicamente sobre a 2ª edição do Summit e sobre o ISO 2013, onde foi mostrado um vídeo resumindo o evento ocorrido no Carnaval. Posteriormente, houve o momento de ofertório.

Então o Pr. Armando subiu ao palco, reforçou o aviso do Summit, comentou sobre suas férias e alguns acontecimentos recentes. Destaque para o ano de seu 60º aniversário e comemoração de 30 anos de ministério, motivo pelo qual, o Pr. estará ausente alguns domingos da igreja... É lógico que sentimos a falta do Pr. Armando, mas os demais pastores não deixam em nada a desejar na sua ausência.

Então lemos alguns textos no livro de Números que fala sobre Balaão e Balaque (Números 22 a 24) e então foi falado sobre algumas verdades e mitos acerca de bençãos e maldições. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1 João 5:18).

Segue esboço da mensagem:

BENÇÃO – Declaração verbal que expressa o desejo de colocar alguém sob a cobertura do cuidado, provisão e favor de Deus. A despeito do incondicional pacto das bênçãos divinas, a posse temporária de tais promessas e bênçãos estão condicionadas à obediência dos mandamentos divinos, sendo que a desobediência atrai sobre o povo a natural consequência punitiva ou disciplinadora das maldições (De 27:1-28:68).

MALDIÇÃO – As maldições a nós reservadas como desobedientes e alheios ao pacto Abraâmico, foram assumidas por Jesus que se tornou “maldição” por nós (Gl 3:13) a fim de nos abençoar com o pleno e incondicional perdão dos pecados (Rm 4:6-9; Sl 32:1-2).Por isso, recebemos toda a sorte de benção espirituais em Cristo (Ef 1:3) como também herdamos as promessas divinas feitas aos patriarcas (He 6:12, 15; 12:17; 1 Pe 3:9). Assim como Israel, também fomos convocados pelo Deus do Pacto a sermos benção para o mundo em que vivemos, abençoando inclusive os que nos amaldiçoam e perseguem (Lc 6:27-28; Rm 12:14; 1 Co 4:12; 1 Pe 3:9; cf. Is 19:24; Zc 8:13).

O EXEMPLO DE BALAÃO - Estabelecidos nas planícies de Moabe, os filhos de Israel preparavam-se para invadir a terra prometida. Embora os israelitas tivessem passado por Moabe pacificamente, Balaque, o rei, tramou um plano – junto com os vizinhos midianitas –contra Israel. Balaque teme o poder dos israelitas e envia um profeta – Balaão para amaldiçoar o povo. Por cinco vezes ele fica diante do povo e não consegue  maldiçoar o que Deus abençoou.

Nenhuma condenação, nenhuma separação, nenhuma maldição, nenhuma praga pode atingir os que estão em Cristo Jesus. Por isso, cabe o desafio para que hoje, reafirmemos a autoridade e a posse de Cristo sobre tudo que somos e temos.

Aos que viveram à mercê dos inimigos, descobertos da proteção divina, HOJE é dia de Salvação, HOJE É DIA DE CONFESSAR JESUS COMO “SENHOR”, DONO ABSOLUTO DA SUA VIDA.

No final do culto, algumas vidas tiveram o privilégio de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Foi uma benção! E ao que parece esta mensagem continua na semana que vem!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Festa do Oscar - Retiro 2013

Na noite do dia 16 de fevereiro de 2013, estive com a família e convidados na Festa do Oscar - Retiro 2013.

Logo no início, houve o desfile com os achados e perdidos do retiro. Em seguida, as crianças que foram ao retiro, foram premiadas com uma lembrancinha, e então iniciou-se a distribuição dos prêmios!

O grande destaque, foi o prêmio de Revelação Masculina dado ao Josias. Muito merecido esse prêmio! O Márcio do Ronald foi indicado a esforçado, mas quem ganhou o prêmio foi o Luiz Cláudio. A Mariana do Ronald foi indicada a Revelação feminina, mas quem ganhou merecidamente foi a Lanny.

A maioria da premiação foi justa. Embora não tenha concordado em terem escolhido três vencedores para a festa do chapeóculos...

No mais, muita música e a animação para matar a saudade do Retiro!


Desenvolvimento Infantil

Na tarde do dia 16 de fevereiro de 2013, estive com a família e os amigos Márcio e Manu, pais da Yasmin em mais uma reunião do Clube das Mamys.

Com o tema desenvolvimento infantil, pudemos entender melhor as crianças e saber como lidar com suas transformações e descobertas em cada fase para estimulá-lo melhor.

Nossos filhos passam por fases e suas vidas são marcadas por grandes transformações e descobertas, principalmente nos primeiros anos de vida. Precisamos entender e saber dessas fases para que possamos ajudá-los a entender melhor o mundo que vivem e aprenderem a lidar consigo mesmo e com os outros. Sua participação em cada fase é fundamental, por isso o Clube das Mamys convidou a psicóloga Adryana Trummer para nos apresentar cada fase, bem como nos orientar em como melhor estimular nossos filhos em cada etapa de transformações e descobertas.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HOJE!

Em nossas atividades de pequeno grupo, demos início a estratégia proposta pela IBC, denominada HOJE (História, Oração, Jejum e Encontro facilitador).

Como a reunião foi na casa do Josias e da Cristiane, eles apresentaram 5 casais que estaremos lembrando em nossas orações.

Foi uma reunião abençoada! Para glória de Deus!

Filme: O Lado Bom da Vida


Na tarde desta chuvosa sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013, estive no Shopping Del Paseo vendo uma sessão de 'O Lado Bom da Vida'. Estava acompanhado de um Fandangos de queijo, um Citrus Acerola e uma barra de chocolate Hershey's.

Não gosto de ver filmes na sala do Arcoíris cinemas do shopping Del Paseo. O som é horrível, a imagem não é das melhores, e a sala é muito ruim. Pra piorar a sessão, vários adolescente que estudam na Aldeota, ficam gazeando aula indo ao cinema e entrando no meio da sessão...

Somado a isso, criei uma expectativa alta devido as 8 indicações ao Oscar [filme, direção, ator (Bradley Cooper), atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (Robert De Niro), atriz coadjuvante (Jackie Weaver), roteiro adaptado e montagem.]... Pensei que as atuações estivessem estupendas, que o roteiro fosse fenomenal, e a montagem algo novo, mas o filme é simples até que demais... E algumas das atuações não são dignas sequer de indicação, se vencer alguma categoria será injustiça!

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.


Pat teve um ataque de raiva que o deixou internado por meses, motivo: ele quase matou o homem que tomava banho com sua mulher ao som da música do seu casamento. Pat é resgatado da clínica onde estava por sua mãe (Jackie Weaver), para viver com ela e o pai (Robert De Niro). Sem mulher, casa ou emprego, todos a sua volta o tratam como louco, mas ele está exultante e determinado a reconquistar a mulher que o traiu. Visitando a casa de um amigo, é apresentado a Tiffany (Jennifer Lawrence mais linda do que sempre!) que, após a morte do marido, também não é considerada sã. Em busca de um amigo, ela promete ajudá-lo, contanto que ele participe com ela de um concurso de dança.

No longa dirigido por David O. Russell, é difícil apontar, entre os personagens, alguém realizado, sem distúrbios bipolares ou TOC. Mas, como anuncia o título, estão todos implorando por felicidade. Para quem é louco, o filme é uma ode a loucura! Como eu sou normal, acabei não me identificando com os personagens.

Vejam o trailer:

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Filme: As Vantagens de Ser Invisível


Na noite do dia 13 de fevereiro de 2013, vi o filme 'As Vantagens de Ser Invisível', que foi considerado por muitos um dos melhores filmes de 2012. Estava acompanhado de chocolate meio amargo, suco de laranja Leve Néctar e Halls de Menta, tudo isso para espantar o sono e o cansaço da maratona de filmes. Era o terceiro do dia, mas foi o melhor de todos.

O filme estreou no Brasil deste outubro, mas só nessa semana de carnaval ficou em cartaz aqui em Fortaleza... Então, não podia perder essa chance.

Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.
O filme é aquele típico adolescente, sobre o 'High School' (ensino médio no Brasil). Porém, o filme é grandioso em suas pretenções (mudar a vida de um jovem) e consegue atingir em cheio seu público alvo (os adolescentes) e todos aqueles que lembram com nostalgia dos tempos da juventude. Por se passar numa época em que havia fitas cassetes, os mais crescidos (meu caso) se identificam também com o filme.

O filme aborda temas como amizade, distúrbios psicológicos, homossexualismo, primeiro amor, primeiro beijo, primeira transa, sem ser piegas, preconceituoso ou moralista. O filme é tocante. Para quem gosta de ler, o filme tem várias referências muito bem encaixadas. Para quem gosta de boa música, a trilha sonora do filme é perfeita, e mais uma vez, vi um filme onde cada canção é muito bem encaixada na trama, e não começa a tocar ao acaso...

Não é fácil ser jovem. Existem os traumas da infância a serem superados, várias mudanças acontecendo no seu corpo e na sua mente, a responsabilidade passando a se fazer cada vez mais presente, e o filme trata de tudo isso de uma forma extremamente delicada, tornando a experiência de ver este filme, algo inesquecível. O filme termina com um 'Carpie Diem', convidando a todos a aproveitarem o presente, viverem o hoje, pois é tudo o que temos. Veja o trailer, e tiver oportunidade, veja o filme.