Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Filme: Um Estranho no Lago

Na noite do dia 7 de janeiro de 2014, fui com o amigo Marcos Barbosa para o Cinema do Dragão do Mar ver o estranho filme "Um Estranho no Lago".

Não me orgulho de ter visto este filme. Espero que isso não venha a soar preconceituoso. Embora o longa tenha uma fotografia esplendorosa, seu conteúdo é descartável, reforçando a ideia de que os franceses tem uma sexualidade duvidosa. Não me espanta o fato do filme ganhar prêmios em festivais, haja visto que ele narra o dia-a-dia de muitos dos que o elogiam. Ele ganhou a mostra "Un Certain Regard" do Festival de Cannes 2013.


Em pleno verão, um lago é usado como praia nudista por vários homens homossexuais. Eles sentem-se à vontade no local e usam o bosque ao lado do lago para ter relações sexuais. Um dos frequentadores mais assíduos é Franck (Pierre Deladonchamps), que um dia faz amizade com Henri (Patrick d'Assumção), um homem solitário que vai ao lago em busca de paz, sem ter qualquer interesse em outros homens. Com o desenrolar dos dias e as conversas constantes, eles se tornam amigos. Esse é o ponto forte do filme. É possível sim uma amizade verdadeira e um sentimento de amor entre dois homens, sem envolver a sexualidade na questão.

Só que Franck se apaixona por Michel (Christophe Paou), um novato no lago, sem saber que ele é uma pessoa perigosa, pois ele comete um crime no lago, mas as pessoas sequer notam os pertencem do falecido na beira do lago, ou o carro abandonado no estacionamento. As pessoas vivem à busca do prazer, e o restante pouco importa. O filme não precisava agredir a platéia com cenas de sexo explícito.

Alguns problemas de continuidade são nítidos. Um exemplo, é quando um personagem entra nu no lago, aparece nadando de sunga e em seguida sai do lago nu novamente. Filmes com temáticas gay tem invadido o circuito alternativo e ganhado bastante espaço. Respeito quem gosta desse tipo de filme, mas a mim ele não acrescentou nada.

Tudo bem que o protagonista flerta com o perigo o tempo todo, seja fazendo sexo sem preservativo ou mantendo contato com um desconhecido, que ele viu tratar-se de um assassino. Ver homens transando e se beijando só excita os afeminados. Senti saudades do polêmico "O Segredo de Brokeback Mountain"que é bem mais decente... Passem longe. Nota: 2/10.


Segue trailer, se puder, não veja:

Um comentário:

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!