Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

A Favorita


Drama de época A Favorita [The Favourite, Estados Unidos, Reino Unido, 2018], de Yorgos Lanthimos, deve ser o ganhador do Oscar 2019, pois concorre em dez categorias: melhor filme, direção, roteiro original, atriz (Olivia Colman), atriz coadjuvante (Emma Stone e Rachel Weisz), direção de arte, figurino, fotografia e montagem. No entanto, trata-se de um filme chato, sobre duas mulheres que fazem de tudo para ter o afeto da rainha. Com uma trilha sonora insuportável, fica claro como não me dou bem com os filmes deste diretor grego.

A trama se passa no início do século XVIII, quando a Inglaterra está em guerra com os franceses. No entanto, corridas de pato e degustação de abacaxi estão prosperando. Vemos então uma frágil rainha Anne (Olivia Colman) que ocupa o trono e sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) que governa o país em seu lugar enquanto cuida da saúde precária de Anne e seu humor impiedoso. 

Quando uma nova serva chega, Abigail (Emma Stone) com seu charme e perspicácia que a levam a Sarah. Sarah tenta se livrar de Abigail, mas a serva vê uma chance de retornar às suas raízes aristocráticas. Como a política de guerra passa a ocupar muito tempo de Sarah, Abigail entra na brecha para preencher o espaço como companheira da rainha. Sua crescente amizade dá a ela uma chance de cumprir suas ambições e ela não deixa mulher, homem, política ou coelho ficar em seu caminho.

Com roteiro escrito por Deborah Davis e Tony McNamara, vemos uma visão muito decadente e extremamente extravagante de uma corte tomada por excessos e abusos, reunida em um Castelo gigante, onde nobres se divertem em bailes, tiro ao alvo e humilhação dos criados, paralelamente, tentam a todo custo ganhar o afeto da rainha.

Dá pra traçar um paralelo com a atual política brasileira, onde vemos um debilitado e despreparado presidente, rodeado de capachos ambiciosos e com a ganância do poder, fazendo esquisitices e falando baboseiras abertamente na mídia. Talvez por isso tenha achado o filme repugnante.

Acompanhe o trailer de A Favorita:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!