Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2019

Nasce Uma Estrela no Cine São Luiz


Na noite deste 21 de maio de 2019, o Cine São Luiz exibiu o clássico Nasce Uma Estrela (A Star Is Born, Estados Unidos, 2018) de Bradley Cooper, em pleno auge musical de Shallow, mostrando que uma boa história emociona mesmo quando você já sabe o que estará vendo. As tomadas de câmera de Cooper mostram segurança para um estreante. As músicas foram cantadas pelo público na sala de cinema, e no final todos aplaudiram o filmaço.


Jackson Maine (Bradley Cooper), um cantor no auge da fama, que certo dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante e cantando num bar de drags queens e está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso.

O filme já começa numa pegada rock'n roll com Bladley Cooper dando um show na pele de Jackson Maine cantando Black Eyes. A canção diz que "Olhos negros bem abertos, É hora de testemunhar,
Não há espaço para a vida E todo mundo está esperando por você". Para interpretar Jackson Maine ele se inspirou em Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. Veja trecho de Black Eyes em Nasce Uma Estrela:



O filme corta para uma cena muito enquadrada num banheiro, onde Ally (Lady Gaga) termina um relacionamento pelo telefone. Sabe-se que o ex-namorado é um advogado e inclusive a pede em casamento, mas ela está firme no término do relacionamento. Ela sai cedo para ir a uma apresentação musical, não sem antes ser humilhada pelo chefe, que a manda jogar o lixo fora. Nesse instante, o astro do rock country entra no carro após o show, e já vemos que ele é chegado em álcool. Antes de subir ao palco, já vimos também que ele consumira drogas... Por estar no outro lado da cidade, ele pede para que o motorista pare no primeiro bar, e sem saber que é um ambiente de drags queens, ele adentra e conhece Ally se apresentando no palco, arrasando com La Vie En Rose:



O melhor amigo de Ally convida Jack para falar com ela no camarim. Ele autografa inclusive os peitos de uma drag, tira a sobrancelha de Ally e pede pra sair com ela. Ela reluta, mas aceita, alegando que precisa ajeitar o cabelo antes. Enquanto espera por Ally, as drags pedem que o cantor
famoso cante uma canção pra elas. É quando vemos Maine cantar a melódica Maybe It's Time:



É incrível como as letras encaixam no roteiro do filme. De fato, como diz a canção, "talvez seja hora de deixar os velhos hábitos morrerem", mas de fato, "é preciso muito para mudar um homem.". O casal da trama vai então para um bar de policiais, que funciona na madrugada. Lá, eles são incomodados por um corno que diz que foi traído por um sujeito parecido com Jackson. Ally dá um soco no policial e eles saem do bar e param numa loja de conveniência, onde Jack cuida da mão de Ally, sendo fotografado inclusive pela caixa do supermercado...



Nessa cena, ele percebe que ela é uma compositora, e vê que ela tem uma mensagem para passar. Ele vai deixar ela em casa, se despede numa cena linda. Ela chega em casa e encontra o pai que é motorista com os amigos, vai dormir e é acordada mais tarde sabendo que o motorista de Jack foi buscar ela pra ir de jatinho pro show dele noutra cidade. Ela avisa que precisa ir trabalhar, mas é seguida pelo motorista que fica aguardando na porta do restaurante onde ela trabalha. Ela é novamente humilhada pelo chefe e decide largar tudo e viver uma aventura. Quando chega ao show de Jackson Maine, ele já está no palco tocando o instrumental Out of Time e cantando Alibi. Veja cena:




Quando está no palco, Ally é convidada para cantar Shallow, ela reluta, mas acaba criando coragem e dando um show. Foi incrível ver essa cena, com o público cantando junto no cinema.
Ouseja, quando Maine encontra Ally, ela é uma cantora de bar com várias composições engavetadas por não ter conseguido sua grande chance ainda. Shallow, música de sua autoria que encanta Jackson, na cena do estacionamento, fala sobre deixar pra lá coisas superficiais e pessoas rasas e se importar apenas com o que é de fato relevante e profundo. Acompanhe a cena:


Após o show, eles enfim vão para a primeira noite de amor, que acaba não rolando pois enquando Ally vai no banheiro se lavar, Jack capota após muitas horas pilhado. Acompanhe Music To My Eyes:

Segue cena de sexo entre Jack e Ally:

Jack teve uma história de vida trágica: ficou órfão de mãe muito jovem e foi criado pelo pai alcoólatra, ao lado de um ausente meio-irmão mais velho. Desde muito cedo Jack enfrentou, assim como o pai, problemas com a bebida, com a cocaína e com as pílulas. Ficamos sabendo, ao longo do filme, que já aos treze anos o cantor havia tentado se suicidar.Acompanhe o trecho de Diggin My Grave:

Ally fica então acompanhando os shows de Jack, compondo durante as viagens, até que é convidada por um produtor para estrelar seus próprios álbuns e lançar suas músicas. Veja e ouça a bela 
Always Remember Us This Way, que expressa bem o momento vivido pelo casal:

Quando começa a gravar suas próprias músicas, Ally sente o nervosismo de iniciante e é ajudada por Jack. Ele demonstra ter ciúmes e inveja de ver sua carreira em decadência enquanto Ally está em ascensão. Ouça Look What I Found:


Ela atinge a fama muito rapidamente, enquanto Jack vai entrando cada vez mais em decadência. Ela quer fazer sucesso e está feliz, ele acha aquele mundo pop plástico demais. Eles brigam, fazem as pazes, brigam mais e toda essa instabilidade emocional faz com que Maine se afunde cada vez mais em bebidas. Seu alcoolismo fica evidente desde as primeiras cenas e, mesmo depois de ir para uma clínica de reabilitação, ele continua mal, muito mal.Veja trecho de Heal Me:


Jack chega a criticar algumas músicas de Ally, por achar a letra banal e não ser algo profundo, mas extremamente raso. Apesar de amar profundamente Ally, em uma série de momentos ele sucumbe ao vício e vai parar no fundo do poço. O meio-irmão, que era seu empresário, muitas vezes o ajudava a se reerguer, mas a situação foi se agravando. Escute I Don't Know What Love Is:


Entre brigas, intrigas, ciúmes, discussões que todo relacionamento enfrenta, o amor entre o casal prevalece e eles se casam. Veja cenas ao som de Is That Alright:

Segue a linda cena do casamento de Ally e Jackson:

Enquanto Ally está no auge, tem uma cena dela num programa de TV, onde ela canta Why Did You Do That?. Acompanhe:

Enquanto fazia uma sessão fotográfica, Ally fica sabendo que foi indicada ao Grammy. Segue a cena:

Tem uma cena linda, onde Ally compõe uma música inspirada em Jack brincando com o cachorro, Ouça Hair Body Face:

Em meio as brigas do casal, ouvimos uma canção que mostra como está o relacionamento do casal. Ouça Before I Cry:

Veja novamente a cena da banheira:

Jack parece motivado a se livrar dos seus antigos hábitos e se interna voluntariamente em uma clínica de reabilitação. O processo parece estar correndo bem, mas, quando volta para casa, a tentação surge novamente. Enquanto isso, a carreira de Ally encontra-se numa espiral crescente e ela consegue uma turnê pela Europa. O reconhecimento profissional e os cada vez maiores compromissos sociais não a impedem, no entanto, de ficar ao lado de Jack ajudando na sua recuperação. Veja cena do outdoor:

Quando ele retorna do tratamento e pede desculpas a Ally pelo que fez no palco do Grammy:

Um belo dia, Jack ele recebe a visita do empresário de Ally, que também era o seu empresário, e ele o alerta para os danos que Jack fez na carreira da moça. Extremamente abalado com o diálogo, Jack interioriza que está fazendo mal a Ally. Numa recaída, justamente quando ia se apresentar em um show da mulher, ele volta a tomar comprimidos e se suicida, deixando Ally sozinha. Cena do suicídio de Jack Maine:

Segue emocionante cena final do filme:



A história de Nasce Uma Estrela cativa o público por uma série de motivos, talvez o principal deles seja o fato do longa metragem apresentar os bastidores da fama, o ser humano real por trás dos artistas que costumamos ver em palco.

Assistimos no filme indivíduos extremamente reais, com características vulgares e sentimentos genuínos como todos nós sentimos. Vemos em Ally e Jack crises de ciúme, raiva, fraqueza, inveja e desejo de posse.

Vencedor do Globo de Ouro 2019 na categoria Melhor Canção Original. Vencedor do Bafta 2019 na categoria Melhor Trilha Sonora Original. Indicado ao Oscar 2019 em sete categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Lady Gaga), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Elliott), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original. Vencedor do Oscar 2019 na categoria Melhor Canção Original por "Shallow".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!