Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Indústria Americana (American Factoring)

Indústria Americana poster - Poster 1 - AdoroCinema

Documentário Indústria Americana (American Factoring, 2019) de mostra como a mão de obra trabalhadora e assalariada é explorada pelos mais ricos, independente de nacionalidade. No meio da grande crise econômica vivida pelos Estados Unidos, a General Motors decide fechar uma de suas fábricas, localizada na cidade de Dayton (Ohio), deixando mais de 1100 pessoas desempregadas. 2014: a empresa chinesa Fuyao, que produz vidros para automóveis, adquire o terreno da antiga fábrica da General Motors, e abre uma filial da empresa no local, gerando cerca de 2000 empregos, tanto para chineses quanto para americanos.

Duas culturas. Uma esperança. Quando um bilionário chinês reabre uma fábrica e contrata dois mil operários dos EUA, o otimismo inicial não resiste ao conflito entre as mentalidades da China tecnológica e da mão de obra norte-americana.

Na filme, durante um grande momento pós-industrial, um chinês bilionário se aproveita de um terreno abandonado da General Motors para para criar a própria empresa no local, com a intenção de realizar uma grande mudança no cenário norte-americano. Com a contratação de mais de dois mil trabalhadores para as construções, as perspectivas para Ohio se amplificam.

Demonstra também o rumo e a perda da força sindical com a política direitista do mundo, ao tempo que a China país essencialmente comunista, com força sindical plena, mas com jornada de trabalho 12 horas diárias. Venceu o Oscar de melhor documentário 2020. Tendo ganho do excelente Democracia em Vertigem.

Segue trailer de Indústria Americana:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/5sFFttgfljU?controls=0" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!