Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2023

Alerta Máximo



Ação Alerta Máximo [Plane, Estados Unidos], de Jean-François Richet (Assalto ao 13º DP), diverte num clima de tensão típico de filmes de avião e é eficiente em sua proposta, muito pelo carisma de Gerard Butler.

Na trama, o piloto da Trailblazer Airlines Brodie Torrance (Gerard Butler) está à frente de um voo de Singapura para Honolulu. Para economizar combustível, o chefe imediato dos pilotos exigiu que eles enfrentassem uma tempestade. É quando um relâmpago o obriga a fazer um pouso arriscado em uma ilha devastada pela guerra – e descobre que sobreviver ao pouso era apenas o começo. 

Quando a maioria dos passageiros são feitos de reféns por rebeldes perigosos, a única pessoa com quem Torrance pode contar para ajudar é Louis Gaspare (Mike Colter), um acusado de assassinato que estava sendo transportado pelo FBI. Para resgatar os passageiros, Torrance precisará da ajuda de Gaspare e descobrirá que há mais em Gaspare do que aparenta.

Torrance é apresentado como homem de família, assim como o seu copiloto Dele (Yoson An). Tanto que o diretor francês Jean-François Richet enfatiza (e reafirma) que esses condutores da aeronave são sujeitos extremamente apegados aos entes queridos, dos que penduram fotos dos filhos nos equipamentos do avião ou as carregam próximo ao coração.

O roteiro assinado por Charles Cumminge e J.P. Davis aproxima Torrance e Dele de modo pouco sutil, insistindo reiteradamente nessa mencionada (e gratuita) afinidade entre as suas existências como “homens de família”. Mas chama atenção a longa sequência do acidente aéreo é enervante por materializar o medo de muitos viajantes: perda súbita de energia, motores falhando, estrutura de aço chacoalhando, mergulhos vertiginosos, tripulação desesperada, passageiros em pânico.

Algumas resoluções não tem tantas explicações, como o avião subitamente voltar a funcionar... Mas o que vale ali é a diversão. Gosto das cenas envolvendo o gabinete de crise montado pela companhia aérea para lidar com o incidente. Quando a corporação se dá conta de que os acidentados estão num território completamente dominado por um exército de milicianos contra o qual nem mesmo as forças armadas das Filipinas é capaz de lidar, ela contrata meia dúzia de mercenários e os incumbe de mergulhar nesse fosso de jacarés para resgatar as vítimas. 

Veja o trailer de Alerta Máximo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!