Páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Anatomia de Uma Queda

 


Suspense dramático de tribunal francês Vencedor da Palma de Ouro 2023, Anatomia de Uma Queda [Anatomy of a Fall, França], de Justine Triet é um retrato envolvente de uma mulher sendo julgada pelo assassinato de seu marido. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (para Sandra Hüller), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. 


No filme, a vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) desmorona quando seu marido, Samuel (Samuel Theis), é encontrado morto. eles vivem juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, que tem deficiência visual, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. 

A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho, pois o menino é a única testemunha do acontecido.

Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal. O roteiro se debruça sobre as verdades de um casamento e pode soar um pouco enfadonho, mas é magnífico.

O filme inicia com Sandra recebendo uma jornalista em sua casa para falar sobre sua carreira. Logo o papo descontraído entre as duas é atrapalhado pelo som alto que vem do sótão, onde seu marido Samuel coloca para tocar repetidamente P.I.M.P. do 50 Cent (num cover por Bacao Rhythm & Steel Band) como provocação enquanto trabalha na reforma do chalé deles. Com isso, a entrevista é interrompida e adiada, e Sandra resolve tirar um cochilo. Pouco tempo depois, enquanto passeava com seu cachorro, o filho do casal, Daniel, encontra o corpo de Samuel morto na neve do lado de fora da casa.

O longa focado nos diálogos, permite o julgamento não apenas dos personagens em tela, mas também do público com a história contada. Primeiro acompanhamos a investigação e a reconstituição do ocorrido. Em seguida temos o julgamento da morte de Samuel, com Sandra suspeita e acusada de assassinato, tendo que provar sua inocência com ajuda de Maître Vincent Renzi (Swann Arlaud). Somos colocados praticamente como um membro do júri colhendo as informações.

É fantástico como a narrativa subverte nossos pré-conceitos, especialmente invertendo as construções sociais dos papéis de gênero. Assim, o longa apresenta mais dúvidas do que respostas, cabendo à cada um fazer o seu juízo de valor.

Veja trailer de Anatomia de Uma Queda:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!