Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Invocação do Mal - A Ordem do Demônio


Terror Invocação do Mal - A Ordem do Demônio [The conjuring - The devil made me do it, Estados Unidos, 2019], de Michael Chaves é o terceiro filme da franquia Invocação do Mal, iniciada em 2013 baseado em casos reais do casal Ed e Lorraine Warren, que buscavam encontrar a verdade nos acontecimentos sobrenaturais. Já temos no universo, Annabelle (2014) de John R. Leonetti, Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist, 2016) de James Wan, Annabelle 2 - A Criação do Mal (Annabelle: Creation, Estados Unidos, 2016) de David F. Sandberg e A Freira (The Nun, Estados Unidos, 2018) de Corin Hardy

A história assustadora de um assassinato e um desconhecido mal que chocou até os experientes investigadores de atividades paranormais Ed e Lorraine Warren. Um dos casos mais sensacionais de seus arquivos, começa com uma luta pela alma de um garoto, depois os leva para além de tudo o que já haviam visto antes, para marcar a primeira vez na história dos Estados Unidos que um suspeito de assassinato alega ter tido uma possessão demoníaca como defesa.


A trama envolve esse que foi um dos casos mais emblemáticos na carreira dos investigadores. No filme, um jovem comete um assassinato e, no tribunal, alega que o demônio foi o verdadeiro culpado. Foi a primeira vez na corte que um réu usou como defesa a possessão demoníaca.


Arne Cheyenne Johnson realmente fez história no sistema judicial dos Estados Unidos. O caso aconteceu em fevereiro de 1981. Cheyenne estava com sua namorada, Debbie Glatzel, a irmã, uma prima de Glatzel e o senhorio deles, Alan Bono. Todos beberam bastante no almoço, e quando as garotas foram comprar uma pizza, Glatzel sentiu que algo estava errado e quis voltar depressa.

Quando as garotas retornaram, houve uma discussão envolvendo Bono, que estava agitado e embriagado e havia agarrado o braço da prima de Gratzel, Mary, de somente 9 anos. Cheyenne tentou fazê-lo soltar e logo Bono estava sangrando após ter sido esfaqueado repetidas vezes pela faca que Cheyenne carregava no bolso.
 
Arne Cheyenne foi encontrado vagando, e afirmou não se lembrar do acontecido. No dia seguinte, entretanto, Lorraine disse que Cheyenne estava sob possessão demoníaca quando o assassinato foi cometido, e o advogado de defesa, Martin Minella, seguiu por essa linha de defesa. A mídia fez um grande barulho pelo caso, ainda mais depois de constatar o envolvimento de Ed e Lorraine.

Mas, diferente do que parece, as coisas não foram repentinas assim. A família Glatzel estava em uma luta contra o demônio há alguns dias já. De acordo com eles, o pequeno David Glatzel foi a primeira presa da entidade, e percebeu logo que havia uma presença que queria causar mal à família. David apresentava todos os sinais claros de possessão, e os Warren fizeram um pedido formal para que padres executassem um exorcismo no garoto. O processo levou dias até que, de acordo com testemunhas, o demônio deixou o corpo de David — somente para se instalar no corpo de Arne.

O julgamento de Arne começou em outubro de 1981, mas o juiz que presidia o caso, Robert Callahan, não aceitou a defesa levantada por Minella. Em 24 de novembro, Arne Cheyenne Johnson foi condenado de 10 a 20 anos de prisão por homicídio em primeiro grau.

O filme não tem o mesmo naipe dos excelentes anteriores dirigidos por James Wan, no entanto, é sempre interessante ver filmes sobre a temática possessão demoníaca. É nítido nesses filmes, como a palavra tem poder, em ela simplesmente ser lida, já tem o poder de afastar os espíritos malignos. Me chamou atenção nesse filme, o uso de artefatos, para a concretização do agir maligno. 

A Bíblia nos dá alguns exemplos de pessoas sendo possuídas ou influenciadas por demônios. Nestes relatos podemos encontrar alguns sintomas de influência demoníaca e também ter entendimento de como um demônio possui alguém. Seguem-se algumas passagens bíblicas: Mateus 9:32-33; 12:22; 17:18; Marcos 5:1-20; 7:26-30; Lucas 4:33-36; Lucas 22:3; Atos 16:16-18. Em algumas destas passagens, a possessão demoníaca causa enfermidade física, como inaptidão para falar, sintomas de epilepsia, cegueira, etc. Em outros casos, faz com que a pessoa faça o mal, e disso Judas é o maior exemplo. 

Na passagem de Atos 16:16-18 o espírito aparentemente dá à menina escravizada a habilidade de conhecer coisas além de seu próprio entendimento. No caso do endemoniado da província dos gadarenos, que estava possuído por um grande número de demônios, ele tinha força sobre-humana, vivia nu e tinha sua morada nas sepulturas. Outro exemplo, diz respeito ao Rei Saul, que depois de se rebelar contra o SENHOR, foi perturbado por um espírito do mal (I Samuel 16:14-15; 18:10-11; 19:9-10), com o efeito aparente de uma depressão e crescente desejo e disposição para matar Davi.

Desta forma, há uma grande variedade de possíveis sintomas de possessão demoníaca, como um dano físico que não possa ser atribuído a nenhum problema fisiológico real, mudanças de personalidade tais como grande depressão ou agressividade fora do normal, força sobrenatural, uma falta de modéstia ou “normal” interação social, e talvez a capacidade de compartilhar informações que ninguém poderia saber naturalmente.

A Escritura repetidamente relaciona a adoração a ídolos com a real adoração a demônios (Levítico 17:7; Deuteronômio 32:17; Salmos 106:37; I Coríntios 10:20), então não deveria ser surpresa que este envolvimento com tais religiões e práticas a elas associadas possam levar à possessão demoníaca. Há algo que não podemos esquecer. Satanás e seu exército do mal nada podem fazer a ninguém a não ser com a permissão do Senhor (Jó 1,2)

Há quem critique um cristão ver filmes de terror. No entanto, meu pensamento é totalmente oposto, devemos conhecer os principados e potestades do ar, para que no nome de Jesus, possamos enfrentá-los e não ficarmos como padres, recitando latim e jogando água benta, não fazendo efeito nenhum sobre os demônios. Os créditos finais do filme, assim como nos anteriores, mostram fotos dos envolvidos na história contada e corroboram a sensação de veracidade dos fatos.

Segue trailer de Invocação do Mal - A Ordem do Demônio:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!