Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Os 14 melhores filmes visto no cinema em 2014

Como de costume, postarei aqui um breve comentário sobre os 14 melhores filmes vistos por mim no cinema. Gosto de fazer esta postagem anual, pois acabo referendando uma lista com boas recomendações para a turma que gosta de ver filmes em casa. Eu enquanto condições tiver, priorizarei o cinema, ainda mais agora com novas tecnologias como o IMAX e o 4DX que tornam a experiência cinematográfica ainda mais interessante.

Ao longo desse ano vi mais uma vez, 124 filmes no cinema [mesma quantidade de 2006 e 2007]. Um número que já virou referência, embora seja mera coincidência. Os números dizem que em média vejo 1 filme à cada 3 dias no cinema. Quem me conhece sabe que é isso mesmo. Quando não estou em casa com a família, no trabalho, ou na igreja, posso ser facilmente numa sala escura... Vi 20 filmes em 3 dimensões e 18 sessões em IMAX.

Escolhi 14 filmes, por não conseguir me deter em apenas 10, e como estamos no ano de 2014, vamos de 14 dicas... Ano passado elenquei 13 filmes... Segue lista, na ordem que os filmes foram vistos no cinema:
1. Fruitvaile Station - A Última Parada
Vi este filme no Espaço Estação Rio, em Botafogo. Sabe aquelas sessões que você fica engasgado quando termina o filme. Baseado em fatos reais, o filme que não estreou nos cinemas de Fortaleza conta a história de Oscar Grant, que por ser negro, foi morto numa estação de metrô nos EUA em 31 de dezembro de 2008. Neste ano, policiais americanos voltaram a vitimar negros, causando tumultos e protestos por lá.

2. Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (Inside Llewyn Davis, 2013) de Joel Coen e Ethan Coen
Biografia inspirada em Dave Van Ronk, cantor e compositor que sonha em viver da sua música folk no início dos anos 60. Oscar Isaac numa atuação magistral e uma trilha sonora de grudar nos ouvidos. Com excelente fotografia e mixagem de som, foi um dos injustiçados do Oscar 2014.
3. 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013) de Steve McQueen
Grande vencedor do Oscar, drama histórico baseado em um livro de memórias escrito em 1853 por Solomon Northup é um filme indispensável para amantes da 7ª arte, ao mostrar a dura realidade da escravidão. Filme bem dirigido, direção de arte e figurino perfeitos, com uma montagem correta, roteiro magistral e excelentes atuações.
4. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014) de Bryan Singer
Primeiro grande Blackbuster de 2014, consegue unir a franquia antiga de X-Men, a qual sempre curti, com os novos mutantes de X-Men: Primeira Classe, numa história sensacional. Elenco majestoso, história empolgante, viagens no tempo, enfim, excelente entretenimento com conteúdo.
5. No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014) de Doug Liman
Surgiu calado e se mostrou ser uma grande ficção científica, com Tom Cruise num papel surpreendente. Me senti jogando um vídeo game de guerra, com save point bem definido e uma história bacana. Um roteiro que tinha tudo pra ser cansativo e repetitivo, mas não é. O filme é leve, cômico em diversas situações, especialmente nas repetições, mérito para o trabalho de edição. Vi em IMAX
6. A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014) de Josh Boone
Adoro romances açucarados e o melhor deste ano foi esta adaptação literária, que é embalada por uma excelente trilha sonora, tem boas atuações. Parece um filme cristão, de tão corretinho que são os personagens. Apesar de previsível, é o meu filme para adolescente preferido do ano.
7. Como Treinar o Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2, 2014) de Dean DeBlois
Apesar de gostado bastante de As Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman, 2014) de Rob Minkoff, e curtido muito Operação Big Hero (Big Hero 6, 2014) a melhor animação do ano foi certamente Dragão 2. Foi a primeira experiência em 3D do Sahel, e só em lembrar dele perguntando se os dragões eram de verdade eu já me emociono... Com roteiro bem elaborado, e cenas de ação espetaculares, ainda pude trabalhar um pouco o conceito de morte com meu filho e prepará-lo para uma eventual ausência minha durante sua criação. Vi em IMAX
8. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014) de James Gunn
Este sem dúvida foi o filme mais divertido do ano. Impossível não ir atrás de sua trilha sonora assim que deixei  a sala escura. A Marvel sendo a Marvel e nos brindando com muita ação pelo espaço e em outros planetas dessa galáxia... Simplesmente imperdível. Vi em IMAX.
9. Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) de David Fincher
David Fincher, mestre so suspense contemporâneo não poderia ficar de fora dessa lista com seu excelente thriller. Ben Affleck e Rosamund Pike dão um show em tela, dando vida ao casal principal que revelam os segredos e dilemas de um casamento moderno. O filme tem uma reviravolta de tirar o fôlego. É uma crítica direta a mídia e aos realitys shows. Além de funcionar também como uma crítica aos EUA, que após a crise econômica, tenta se manter aparentemente como o país perfeito.
10. Interestelar (Interstellar, 2014) de Christopher Nolan
Se tivesse que escolher, talvez este seria o melhor filme entre todos que vi este ano. Uma epopeia cinematográfica, que nos leva a reflexão e nos brinda com imagens grandiosas e uma percepção de mundo e do quanto somos pequenos. Consegui ver e sentir Deus neste filme. A relatividade do tempo, a questão da 5ª dimensão, dos buracos de minhoca, as demais questões físicas, é de deixar qualquer um de queixo caído. Foi minha primeira experiência em 4DX. Mas também vi em IMAX.
11. Boyhood - Da Infância a Juventude (Boyhood, 2014) de Richard Linklater
Numa sessão involuntária com o amigo Paulinho Degaspari, vi um dos melhores filmes do ano. Um filme auspicioso em sua proposta, que é digno de prêmios e elogios. Acompanha a vida de um menino durante 12 anos, da infância à juventude, analisando sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. Espetacular.
12. Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, 2014) de Jason Reitman
Gosto de filme que abordam a família. Neste drama Reitman consegue abordar diversos temas modernos relativos ao âmbito familiar, de maneira contundente e impactante. Adorei! Tive uma sessão maravilhosa e recomendo.
13. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies, 2014) de Peter Jackson
Após 2 longas abaixo da média, Peter Jackson mostra a que veio nesta nova trilogia na Terra Média. Com um olhar nostálgico, curti demais o final da saga de Bilbo Bolseiro como há 10 anos, na trilogia O Senhor dos Anéis.
14. Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings, 2014) de Ridley Scott
Num ano em que os épicos bíblicos retornaram as salas de cinema, menciono a fantasia Noé (Noah, 2014) de Darren Aronofsky, mas confesso que gostei mais do Moisés de Christian Bale. Com efeitos especiais pra dar e vender, vemos as pragas que assolaram o Egito, o mar vermelho se abrindo e o livro de Êxodo em tela grande.

Lamento não constar nenhum filme nacional na minha lista. Gostaria de fazer menções honrosas a 3 deles: Eles Voltam (They'll Come Back, 2012) de Marcelo Lordello, que mostra uma inusitada situação de uma adolescente, o surpreendente drama Entre Nós (2013) de Paulo Morelli e Getúlio (2014) de João Jardim, que apresenta a biografia de nosso ex-presidente.

Outras menções honrossas que por pouco não estiveram nessa lista são: Ninfomaníaca - Vol. 1 (Nymphomaniac: Vol. I, 2014) de Lars von Trier, Jersey Boys - Em Busca da Música (Jersey Boys, 2014) de Clint Eastwood, Luch-Box (The Lunchbox, 2013) de Ritesh Batra, Bem-vindo a Nova York (Welcome to New York, 2014) de Abel Ferrara, Deus Não Está Morto (God's Not Dead, 2014) de Harold Cronk, Rio, Eu Te Amo (2014) e Não Aceitamos Devoluções (No se Aceptan Devoluciones, 2013) de Eugenio Derbez.

Que em 2015 possamos ter mais um ano de bons filmes!

Retrospectiva 2014 - O ano de Ronald Luis

Este é um dos meus posts favoritos, pois através de meu Blog, consigo recapitular o ano vivido e perceber e relembrar quantas coisas aconteceram. Muitas coisas boas, algumas nem tanto, mas se hoje sou o que sou, é porque vivi cada um desses momentos.

Em 2014 infelizmente vieram a falecer: Geraldo Magella (Cel. Paiva), a Erotildes, a Valdenora e o Valdemiro. Apesar destas perdas, este foi mais um grande ano. Tivemos várias atividades no Pequeno Grupo, várias séries e cultos na IBC edificaram a minha vida. Pratiquei atividade física correndo algumas corridas, inclusive uma meia maratona. Viajei para o Icapuí (2 vezes), para o Rio de Janeiro à trabalho, para Natal com o PG, para Recife com o Adriel e ao Sudeste (Paraná e Santa Catarina) de férias com a família. Li poucos livros, vi várias séries de TV (The Walking Dead, Guerra dos Tronos, The Last Ship, Gotham, Flash, Constantine), vi várias partidas de futebol no estádio, inclusive jogos de Copa do Mundo! Aproveitei instantes vividos com os amigos e tive vários momentos em família... Minha esposa se operou da coluna e engravidou de nosso segundo filho! Vamos aos detalhes mês a mês.
Janeiro - No início do ano vivi intensamente. Nosso Pequeno Grupo teve um encontro facilitador no Edson Queiroz, na residência do Geovane e da Velane. Resolvi ser um portador de milagres na série Resoluções 2014 da IBC, me despedi do Cel. Paiva, passei uma semana em Icapuí, estive no casamento da Brenna e do Ulisses, participei do Summit em Fortaleza, fui ao show do Oficina G3 no G4, o Pequeno grupo celebrou as Bodas de Cristal do Júnior e da Raynara, recebi o Samuel e a Aline na minha residência, renovei meu passaporte para a felicidade, fui ao início da Série Pai Nosso na IBC, e ainda fui ao Rio de Janeiro à trabalho, e vi a excelente peça Azul Resplendor.
Fevereiro - Após um janeiro agitado, estive no pontapé inicial do GF Manhã, participei dos ensaios para a peça O Grande Sacrifício, cuidei do coração da Tia Lourdinha, me planejando para o segundo filho fui para uma palestra para futuras mamães, terminei de ler o livro Surpreendido pela Esperança e passei mais uns dias a trabalho no Icapuí.
Maio - No mês do trabalho, fomos de Fortaleza a Natal com o Pequeno Grupo, desfrutamos da lagoa do Carcará e fizemos um churrasco na Base Aérea de Natal, fizemos uma reunião de Pequeno Grupo abençoada, fomos no parque das Dunas, fui com a Manu, a Júlia e o Sahel na Arena Dunas, celebramos os 4 anos do Isaías e da Ester, corri debaixo d'água na etapa Marte do Circuito Night Run, fui pro show da Tulipa Ruiz, me despedi da Erotildes, estive no lançamento do livro Antes de Casar de Leonora Ciribelli, peguei meus ingressos para Copa do Mundo Fifa, fiz parte do Bèvele Rios Voleyball, estive na Festa do Cordeiro, corri a etapa inverno do Circuito das Estações e fui na palestra de teatro para jovem, um palco para nova geração.
Julho - Em julho, o clima de copa continuou e tive o privilégio de ver a minha seleção em campo na Arena Castelão com a vitória de 2 x 1 contra a Colômbia. Dançamos forró no arraial dos santos da IBC, comemoramos os 14 anos do Geração Futuro, em PG vimos o Brasil ser goleado pela Alemanha, ministrei no acampamento de crianças uma aventura no planeta família, fomos para o especial de férias do Clube das Mamys com o Omar Chinelo, assisti a final da Copa do Mundo no cinema! Fui na missa de 7º dia da Valdenora, fui na festa do dia do amigo da turma do Bom Sucesso, ouvi uma mensagem sobre casamento como disciplina espiritual, fui no velório do Miroca, no aniversário de 15 anos do Saulo, comemoramos o dia do amigo no PG, fizemos um churrasco com a Velane, tivemos um encontro com os jovens do conjunto industrial na viração do dia, e comemoramos os 65 anos do Sr. Osterno Jales.
Setembro - Apesar das férias, talvez tenha sido o mês mais agitado do ano, mas quando é que eu sossego mesmo? Foram 60 postagens no Blog, o dobro da média mensal. Vou tentar resumir: Completei 30 anos e viajei de férias com a família. Conheci Curitiba e fomos ao Beto Carrero! Fomos a Florianópolis, corri em São José/SC, vimos show do Palavra Cantada em Floripa, fomos em Balneário Camburiú/SC. Pernoitei em Pato Branco/PR e fomos a Foz do Iguaçu conhecer o Parque das Aves, o Parque Nacional do Iguaçu onde corri minha primeira meia maratona das Cataratas e fomos bater no Paraguai! Estive no Parque Vila Velha, fiz um maravilhoso pic-nic em família, encerrando uma viagem quase perfeita, não fosse um pequeno detalhe que fez a diferença especialmente no orçamento familiar. Pra encerrar o mês, tive uma surpresa no PG, e corri a 8ª prova do Iguatemi. Ufa!
Outubro - No mês rosa, passei um dia no Cumbuco, jantei no Chepittos no dia das eleições, estive na Noite do pijama da IBC com a família, corri a etapa verão do Circuito das Estações, o PG esteve presente no Batismo da Júlia e da Luiza, estive no trágico empate entre Fortaleza e Macaé, onde a torcida do Leão deu um show, mas o time não correspondeu em campo. Corri a 26ª etapa do Caprius Cross na Sabiaguaba, no aniversário surpresa da Manuela e no debate no formato eleitoral no PG.
Novembro - No mês azul, fiz um passeio em família no parque do Cocó, corri a etapa Júpiter da Night Run, conheci o Cinépolis do shopping Rio Mar no Papicu, vi o espetáculo Cor e O Mágico de Oz no Via Sul, corri com a Mariana a prova do Beach Park, estudamos o M.A.P.A. e família no PG, estive prestigiando o Paulinho Degaspari no Congresso de Jovens da AD Cidade, tomamos banho de piscina no aniversário da Lucivanda e recebemos flores no PG.

Pra encerrar, só tenho a dizer que foi um grande ano, obrigado por fazer parte dele.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Minha primeira prova de orientação - 6ª Etapa do Circuito de Orientação Lagoa do Jirau

Neste 28 de dezembro de 2014, participei de minha primeira prova de orientação, na 6ª Etapa do Circuito de Orientação Lagoa do Jirau, em Beberibe-CE. 
Curti bastante a experiência. Devo minha participação nesta prova ao Jefferson e a Kelly, que me convidaram e prontamente atendi ao desafio. Sou grato ao pessoal do Clube de Orientação Desporto e Lazer que me deram algumas dicas que foram muito úteis nesta primeira experiência.
Fiz a prova H21N em 1:07:16. Dos 10 pontos a serem percorridos, considero ter encontrado 7 rapidamente, e 3 com mais dificuldade. Creio ter sido um bom tempo pra um iniciante, mas isso pouco importa, se comparado a diversão proporcionada pelo evento que alia esforço físico e mental.
Segue resultado final: clique aqui. Vejam algumas fotos, eu largando e desorientado no meio do mato...


 

sábado, 27 de dezembro de 2014

No Aniversário de 3 anos do João Arthur

Neste 27 de dezembro de 2014, estive na comemoração de 1,095 dias do João Arthur, filho do Maradona (in memorian) e da Nayane. Lhe deram poucos dias de vida, mas meus olhos podem contemplar a glória de Deus há 3 anos.

Tive o privilégio de lhe presentear decorando sua festinha de aniversário, com os brinquedos do Sahel relacionados a Toy Story. Arrumamos as lembrancinhas, fizemos docinhos, colocamos cortina, pregamos toalhas, enchemos balões e ficou tudo bem bonito. Os convidados foram chegando, foram servidos, a Mariana e o Júnior falaram um pouco, fizemos uma oração e cantamos os parabéns.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Êxodo: Deuses e Reis

Na noite deste 25 de dezembro de 2014, fui com a Mariana, o Márcio e a Manuela ver o épico bíblico Êxodo: Deus e Reis (Êxodus, 2014) de Ridley Scott.
É com satisfação que vejo os épicos bíblicos voltarem as telonas. Antigamente eram comuns estes filmes na tela grande, mas com o tempo eles deixaram de ser lançados... Sempre tive o sonho de ver filmes ao estilo Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1956) de Cecil B. DeMille no cinema. Este ano, pudemos ver Noé (Noah, 2014) de Darren Aronofsky e agora o Êxodo, ambos com grandes orçamentos. Sendo que o primeiro é um tanto quanto fantasioso, e este mais crível.
Vemos em tela a adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. Assim, o filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés então teria sido resgatado pela irmã do faraó e criado na família real por sua irmã Miriam. Quando adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele enfrentar a travessia do deserto e tem que passar pelo Mar Vermelho.
É perceptível que a linguagem cinematográfica atual está muito influenciada pelas recentes adaptações de heróis das HQs que tomam conta das salas de projeções, com vasto calendário de estreias para os próximos anos. Neste filme, vemos Christian Bale interpretando um Moisés ambíguo, crítico e até mesmo contestador, mas com a coragem para derrubar o líder de um império. 
Moisés se mostra desde o início da trama, um general experiente, um líder nato, e mais preparado que o irmão Ramsés (Joel Edgerton) para governar. Não obstante suas dúvidas em relação a Deus, ele acaba aceitando a missão de liderar o seu povo tirando da escravidão do Egito e conduzindo a Canaã.

Gostei da ideia de apresentar Moisés e Ramsés como amigos, e posteriormente como inimigos. Também achei dinâmica de preparar o povo pro confronto interessante. Mas o filme apresenta um problema de ritmo, e personagens desnecessários, ou pouco aproveitados. O filme também carece de emoção, no entanto, me emocionei com a dedicatória a Tony Scott, irmão do diretor Ridley Scott que se suicidou em 2012. 

O filme tem levantado algumas polêmicas bobas, por se diferencia do conteúdo bíblico. Por exemplo, Deus é visto na imaginação de Moisés como uma criança mimada. Na cena de abertura do mar, Moisés usa uma espada e não um cajado. Além de que o episódio é explicado como sendo um fenômeno das marés, provocado por uma estrela cadente que passou na noite anterior ao evento.Também há no filme, explicações para as pragas que aconteceram no Egito. Achei bacana unir o conteúdo cristão com explicações científicas. 
O fato de Ridley Scott se declarar agnóstico, não está impedindo que os muçulmanos achem o filme sionista. Países como Marrocos, o Egito e os Emirados Árabes proibiram a exibição do filme de Scott por avaliarem que a obra descreve com imprecisão fatos históricos e religiosos.
Curioso que Ben Kingsley, que interpreta o personagem "Nun", um dos anciãos do povo hebreu neste filme, já viveu Moisés no tele-filme Bíblia Sagrada - Moisés (Moses, 1995) de Roger Young. Achei o final do filme muito parado, com um Moisés velho vendo o Deus menino andando entre o povo. Dizem que a próxima versão de Moisés no cinema será interpretada por Ben Afleck, pois Val Kilmer interpretou Batman e depois Moisés na animação O Príncipe do Egito (The Prince of Egypt, 1998). Agora, é a vez de Christian Bale, que já interpretou o Batman, fazer Moisés, então, liguem os pontos. 
O simples fato de estarmos diante de um filme com base bíblica em tela, já é suficiente para que eu venha recomendá-lo. Vemos algumas referências bíblicas muito clara, como quando Moisés questiona mata um egípcio que estava açoitando um hebreu (Êxodo 2:11), ou quando ele defende as filhas do sacerdote no poço (Êxodo 2:16-20), seu casamento com Zípora (Êxodo 2:21) e o nascimento de seu filho Gérson (Êxodo 2:22), o encontro com Deus na sarça ardente (Êxodo 3), Deus se intitulando o Eu Sou (Êxodo 3:14), entre outras referências diretas.

Segue trailer:

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Ceia de Natal 2014

Na noite deste 24 de dezembro de 2014, estive com a família reunido para mais uma ceia natalina. Nos reunimos na sala da casa da família Miranda, que gentilmente nos cedeu o espaço.
Após uma oração inicial, começamos com a brincadeira do amigo secreto, a meu contra-gosto, pois preferia jantar primeiro e fazer a digestão durante o amigo secreto... A Sara me pediu para começar a brincadeira, e ela presenteou a Tia Lourdinha, que logo em seguida revelou que havia me tirado e me presentou com duas bermudas.

Na hora de revelar meu amigo secreto, fiz um suspense, e enquanto todos achavam que havia tirado a Ana Geize novamente, anunciei que meu amigo secreto era meu filho Pedro Sahel, que ganhou um cascão, e chorou bastante pois tomou um susto com a minha alegria e empolgação... A Vaninha registrou o momento na foto acima!

Tive que revelar também o amigo secreto dele, que foi a tia Sandra, que ganhou um tênis para praticar caminhada. Ela presenteou o Ariel com um Max Steel e todos foram revelando seus amigos secretos. 

Destaco o momento em que a Sulamita revelou que tirara a D. Sâmia, e pediu perdão pelos atos inconsequentes já praticados contra ela, liberando perdão. Foi um dos momentos emocionantes da noite.

O outro momento emocionante, foi quando a D. Sâmia relatou sobre os problemas de saúde que afetaram o coração da tia Lourdinha, que também aproveitou o momento para agradecer a ajuda recebida por todos. 
Também houve brincadeiras de encher balão, de estourá-los com palitos, além de sorteios de brindes diversos. O mais presenteado da noite, foi o João Lucas, que manifestou sua alegria dando uns chutes no barigão lindo da Geize...
Por fim, ceiamos com frango assado, creme de galinha, salpicão e um delicioso purê de batata doce. De sobremesa, além do sorvete de Natal, saboreamos o delicioso strogonoff de chocolate com sorvete de creme.