quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Moana 2

 


Animação Moana 2 [Moana 2, Estados Unidos] dá continuidade a história da "princesa" da Disney que após receber um chamado inesperado de seus ancestrais, deve viajar pelos mares distantes da Oceania e entrar em perigosas águas perdidas para viver uma aventura sem precedentes.


Passados três anos desde a última jornada marítima, Moana viaja para os mares distantes depois de receber uma ligação inesperada de seus ancestrais, leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.

Não sou dos maiores fãs do primeiro filme, mas ele tem canções marcantes. Esse tem músicas mais contidas e apesar da beleza das técnicas de animação, o filme não conversa muito comigo. Talvez pela pegada mística, pela forçada de barra nas continuações, especialmente da Disney, ou por fatores diversos desconhecidos. Acredito que a ideia da série teria sido mais assertiva.

Mesmo que “Além” seja uma ótima escolha de música-tema, que, entoada por Any Gabrielly na versão brasileira, encorpa a aventura de maneira emblemática, as canções não entregam um apelo tão forte e emocional quando postas ao lado do longa original.

Agora é esperar a versão live action.
 
Veja o trailer:




terça-feira, 26 de novembro de 2024

Série A 2024: Fortaleza 0 x 0 Flamengo

 

Na noite dessa terça, 26 de novembro, deixei de comemorar o aniversário da esposa, para ir com os meninos para o jogo contra o Flamengo.


O jogo foi um 0 x 0 sem sal, com o Flamengo jogando bem melhor, até ter um jogador expulso e o jogo acabar ali.


No entanto, a partida entre Fortaleza e Flamengo, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, atingiu a arrecadação recorde na Arena Castelão de R$ 3.034.107,00 milhões brutos.



Obrigado mistos, por encher os cofres do Laion.



43 anos de Mariana Gomes


 

Na manhã desse 26 de novembro, fiz uma surpresa para minha amada esposa. Combinei com a chefe dela e surpreendemos ela com muito amor e carinho. Segue o vídeo.






Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira, chega aos cinemas no dia 5 de dezembro

 

Soldados da Borracha. Direção: Wolney Oliveira. 2019. 82 min. Documentário. Brasil.


Documentário “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira, chega aos cinemas no dia 5 de dezembro. O filme é um dos mais premiados do diretor cearense. Entre outros reconhecimentos, recebeu em 2021 a Margarida de Prata, da CNBB, concedido a filmes brasileiros que ressaltam valores humanos e éticos.


Depois de uma trajetória de reconhecimento e diversos prêmios em festivais, iniciada em 2019, o documentário ‘Soldados da Borracha’, do diretor cearense Wolney Oliveira, chega aos cinemas no dia 5 de dezembro de 2024. 

O filme resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros que, por um acordo de cooperação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foram recrutados através do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (Semta) e transportados para a região amazônica. Tratava-se de um mirabolante plano de extração de látex para a indústria de armamentos norte-americana, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados no conflito.


As promessas da volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriram. Alvos de doenças como malária, fome e péssimas condições de subsistência, milhares morreram. Os que sobreviveram, permaneceram em situação de pobreza, esperando o dia do reconhecimento oficial.


O documentário estreou mundialmente em 2019 no 24º Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio paralelo de Melhor Longa-Metragem Nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP). No mesmo ano, no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, da Paraíba, foi premiado como Melhor Som, Edição, Trilha Sonora, além de Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular. Ainda em 2019 teve exibição especial no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Em 2020, na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, levou os troféus de Melhor Longa Competição Latino-americana e Melhor Filme pelo Júri Popular. No mesmo ano, ganhou o prêmio de Roteiro Original pelo Júri Oficial no Amazônia DOC 6 – 2020, e Melhor Edição e Melhor Trilha Original no 43º Festival Guarnicê, do Maranhão.


Além desses prêmios, ‘Soldados da Borracha’ recebeu em 2021 o Troféu Margarida de Prata da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concedido a filmes brasileiros que ressaltam valores humanos e éticos. Em fevereiro de 2024, o documentário foi tema de palestra na Universidade de Berkley na Califórnia. Convidado pela instituição americana para falar sobre o filme, o diretor Wolney Oliveira foi um dos palestrantes do evento “The Bracero and the Rubber Soldiers Programs: A History of Labor and Power in the Americas”, realizado pelo departamento de espanhol e português.


O filme “Soldados da Borracha” é um investimento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com o patrocínio do BRDE - Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine - Agência Nacional de Cinema e do Mecenato Estadual do Ceará através da Enel. Tem o co-patrocínio do Canal Brasil.

Em Fortaleza, o longa-metragem ficará em cartaz no Cinema do Dragão, sala 1, com pré-estreia para convidados no dia 4/12. 

FICHA TÉCNICA

Soldados da Borracha. Documentário. Cor. Full HD. 82'. Brasil. 2019.


Direção, Roteiro e Direção de Produção: Wolney Oliveira

Produção Executiva: Margarita Hernández
Empresa Produtora: Bucanero Filmes

Produtora Associada: Corte Seco Filmes
Pesquisa de Arquivos: Lucía Ramos, Carla Siqueira, Antônio Venâncio

Fotografia: Eusélio Gadelha, Juarez Pavelak, Rogério Resende
Câmera: Eusélio Gadelha, Juarez Pavelak, Joe Pimentel, Rogério Resende

Montagem: Leyda Nápoles, Mair Tavares
Desenho de som e Som direto: José Loureiro, Fernando Cavalcante

Edição de som: Simone Petrillo, Ney Fernandes
Música original e Trilha sonora: DJ Dolores

Distribuição: Tucuman Distribuidora de Filmes


WOLNEY OLIVEIRA


Nascido em Fortaleza, Ceará, Wolney Oliveira é diretor, roteirista e produtor formado em Cinema pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, Cuba. Com nove curtas e sete longas-metragens no currículo, já competiu em diversos festivais no Brasil e em países como Itália, Cuba, México e Espanha. Entre seus curtas-metragens estão 'El invasor marciano' (1988), 'Los regalos de Don José' (1990) e 'Sabor a mí' (1992), e entre os longas, os documentários ‘Lampião, Governador do Sertão’ (2024), 'Memórias da Chuva', (2023), 'Soldados da Borracha' (2019), 'Os últimos cangaceiros' (2011), e a ficção 'A Ilha da Morte” (2006). Dirigiu também os documentários ‘Borracha para a Vitória’ (2004) e “Milagre em Juazeiro” (1999). Seus filmes têm recebido até hoje mais de 30 prêmios, no Brasil e no exterior.


FILMOGRAFIA


“Lampião, Governador do Sertão”. Documentário. 90’. 2024. 

“Memórias da chuva”. Documentário. 77’. 2023.

“Soldados da borracha”. Documentário. 82’. 2019.

“Os últimos cangaceiros”. Documentário. 79’. 2011.

“A ilha da morte”. Ficção. 88’. 2006.

“Borracha para a vitória”. Documentário. 55’. 2004.

“Milagre em Juazeiro”. Documentário. 83’. 1999.


SERVIÇO

Soldados da Borracha – Filme de Wolney Oliveira. Pré-estreia no dia 04, às 19h (para convidados). Em cartaz a partir do dia 05 de dezembro no Cinema do Dragão – Sala 1. Ingressos à venda na bilheteria ou no site https://www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao.


Confira o trailer:



sábado, 23 de novembro de 2024

Wicked

 




Aventura musical Wicked [Wicked - Part 1, Estados Unidos], de John M. Chu cativa ao apresentar a história da bruxa má do Oeste! É pra aplaudir e ficar ansioso pela continuação!


Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba (Cynthia Erivo) forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda (Ariana Grande). Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.


Depois de duas décadas como um dos musicais mais amados e aplaudidos nos palcos, Wicked faz sua tão esperada jornada para as telonas como um evento cinematográfico espetacular e um marco de gerações neste fim de ano. 


Wicked, a história não contada das bruxas de Oz, Elphaba, uma jovem incompreendida por causa de sua pele verde incomum, que ainda não descobriu seu verdadeiro poder; em paralelo acompanhamos Glinda, uma jovem popular, ambiciosa que só quer saber de privilégios e ainda não conhece a sua verdadeira alma. As duas se encontram como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, e se tornam grandes amigas, uma afinidade improvável, mas profunda. 

Após um encontro com O Maravilhoso Mágico de Oz, a amizade entre elas chega a uma encruzilhada, e suas vidas tomam caminhos muito diferentes. O desejo inabalável de popularidade de Glinda faz com que ela seja seduzida pelo poder, enquanto a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, e àqueles ao seu redor, terá consequências inesperadas e chocantes em seu futuro. As extraordinárias aventuras de Glinda e Wicked em Oz acabarão por vê-las cumprir seus destinos como a Bruxa Boa e a Bruxa Má do Oeste. 

O filme também é estrelado pela atriz vencedora do Oscar, Michelle Yeoh, como a diretora da Universidade Shiz, Madame Morrible; Jonathan Bailey (série Bridgerton, minissérie Companheiros de Viagem) como Fiyero, um príncipe desencanado e despreocupado; o ator indicado ao Tony, Ethan Slater (“Bob Esponja”, da Broadway, série Fosse/Verdon) como Boq, um estudante altruísta de Munchkin; Marissa Bode em sua estreia no cinema como Nessarose, irmã favorita de Elphaba; e o ícone da cultura pop, Jeff Goldblum, como o lendário Mágico de Oz. 

O elenco de personagens inclui Pfannee e ShenShen, duas compatriotas cúmplices de Glinda, interpretadas pela atriz indicada ao Emmy, Bowen Yang (programa Saturday Night Live) e Bronwyn James (série Harlots), e uma nova personagem criada para o filme, Miss Coddle, interpretada pela atriz indicada ao Tony, Keala Settle (O Rei do Show). 

Wicked é o primeiro capítulo de uma celebração cultural imersiva em duas partes. Wicked: Parte Dois está previsto para estrear nos cinemas em 26 de novembro de 2025. Baseado no best-seller de Gregory Maguire, Wicked foi adaptado para o cinema pela roteirista Winnie Holzman e pelo lendário compositor e letrista vencedor do Grammy e do Oscar, Stephen Schwartz. O musical da Broadway foi produzido pela Universal Stage Productions, Marc Platt, Araca Group, Jon B. Platt e David Stone.

Veja o trailer:





sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ainda Estou Aqui


Drama nacional Ainda Estou Aqui (Brasil, França 2024) de Walter Salles é incrivelmente tempestivo, para nos lembrar os terrores vividos na época da ditadura militar no Brasil. Há quem nos atuais defenda golpistas. Filme emocionante, comovente e inesquecível.





Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos, que vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil 🇧🇷 no Oscar 2025, vencedor do prêmio de melhor roteiro no 81º Festival de Veneza.

Segue o trailer:

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Interestelar - 10 anos

 


Estive no UCIDay, comemorando o aniversário da rede UCI Cinemas e vendo o fabuloso Interestelar

É muito bom poder rever um clássico 10 anos depois. E como ele continua perfeito! Ele dialogou com meu eu quando tinha 30 anos em 2014, tanto quanto com meu eu de 40 anos em 2024.


Amo filmes que abordam relacionamento de pai e filho (a). Esse filme é perfeito demais!

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Operação Natal


Comédia de ação natalina Operação Natal [Red one, Estados Unidos], de Jake Kasdan é o típico sessão da tarde que não ofende, mas diverte.



Estrelado por Dwayne Johnson, Operação Natal é uma comédia de ação imperdível com uma história original e revigorante para a temporada de férias. Dirigido por Jake Kasdan, em nova parceria com Johnson após os filmes de sucesso da série “Jumanji”, este autêntico espetáculo global multigeracional traz também o astro megawatts Chris Evans para a aventura de alto risco repleta de adrenalina e atitude. 


Depois que o Papai Noel – codinome: Das Neves – é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão internacional e cheia de ação para salvar o Natal.


Segue o trailer:
 



sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Arca de Noé



Animação Arca de Noé [Brasil], de Sérgio Machado, Alois Di Leo é uma belíssima adaptação do musical de Vinícius de Morais! Não é para o público dito cristão (nem tem essa intenção!). Assim como os excelentes Todo Poderoso e A Volta do Todo Poderoso, este último que também faz alusão a construção da arca...




Inspirado na obra homônima de Vinicius de Moraes. conhecemos o ratinho Tom, um guitarrista talentoso e pragmático ratinho, e Vini, um poeta romântico e sonhador, eles são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. 



Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados. A bíblia diz "mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." Por mais que haja uma clara alusão a história bíblica, fica óbvio que o objetivo não é recontar o texto sagrado.




Segue o trailer:



quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Nunca foi Sorte, sempre foi Deus

 


Hoje tivemos nosso primeiro encontro na morada do Geovani e da Evelane. Entre votantes e eleitos, fizemos uma brincadeira divertida em grupo. Foi bom pra mais de metro!

Chapeuzinho Colorido - SACC 2024


Vivenciamos mais uma SACC, onde adaptamos a história clássica da Chapeuzinho Vermelho e contamos como podemos salvar o mundo com a reciclagem. 



Essa apresentação merecia ganhar o mundo! A mensagem é relevante e as crianças deram um show. 


Fico procurando os 0,10 décimos que perdemos no caminho... A SACC 2024 @cpmgef_oficial nos levou pela estrada a fora, onde encontramos Chapeuzinho Colorido, uma menina triste por ter rasgado seu capuz, mas que recebeu de sua mãe um lindo capuz de material reciclado. Na floresta, ela encontrou o Lobo Ecologicamente Correto, o Sapo Zé, a Coelha, a Passarinha e a Guarda Florestal que lhe ensinaram preciosos conceitos sobre reciclagem, meio ambiente e coleta seletiva. Ao chegar na casa da vovó, uma senhora bem ativa lhe ensina sobre compostagem e juntos todos os personagens cantam com instrumentos musicais de material reciclado sobre reduzir, reciclar, reutilizar... Foi lindo. Foi emocionante. Foi nota 10!

Segue Feedback dos jurados:


Segue mais vídeos, dos diversos ensaios:







quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Som da Esperança - A História de Possum Trot


 

Drama cristão Som da Esperança - A História de Possum Trot [Sound of hope - The story of Possum Trot, Estados Unidos], de Joshua Weigel, tenta colocar luz sobre o tema adoção, mas acaba deslizando no objetivo.


A trama apresenta a história real de Donna, do Reverendo WC Martin, e sua igreja no leste do Texas, na qual 22 famílias adotaram 77 crianças do sistema de adoção local, dando início a um movimento em prol de crianças vulneráveis em todo o mundo.



terça-feira, 5 de novembro de 2024

Todo Tempo Que Temos


 

Drama romântico Todo Tempo Que Temos [We live in time, Reino Unido, França], de John Crowley cativa numa história simples, porém bem contada, de um casal que se ama na vida real e constrói uma família. Destaque para a montagem inteligente e envolvente deste lindo longa, emocionante, sensível e que me levou às lágrimas em algumas cenas.


As vidas de Almut (Florence Pugh), uma talentosa chef de cozinha, e Tobias (Andrew Garfield), um homem recém-divorciado, mudam para sempre quando eles se conhecem. Após um encontro inusitado, eles se apaixonam e constroem o lar e a família que sempre sonharam, até que uma verdade dolorosa põe à prova essa história de amor. Decididos a enfrentar as dificuldades, Almut e Tobias embarcam numa jornada emocionante, onde vão aprender que cada minuto conta quando estamos ao lado de quem amamos.



Veja o trailer:





Compartilhar