quinta-feira, 20 de junho de 2019

Toy Story 4


Quarta animação da franquia, Toy Story 4 [Estados Unidos, 2017], de John Lasseter, Josh Cooley, dá continuidade nas aventuras de Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Garfinho. Não bastasse a nostalgia, o filme consegue emocionar novamente, nos incentivando a ouvirmos nossa voz interior e a descobrirmos novos propósitos para nossa existência.


Woody sempre teve certeza sobre o seu lugar no mundo e que sua prioridade é cuidar de sua criança, seja Andy ou Bonnie. No entanto, o cawboy não é mais o brinquedo preferido de sua criança, e muitas vezes ele fica esquecido no armário. Mas quando Bonnie vai para seu primeiro dia de aula, e não leva nenhum brinquedo, Woody dá um jeito de ir à escola ajudar sua nova dona e a auxilia na criação de um  um relutante novo brinquedo chamado Garfinho, feito com recicláveis. Bonnie leva seu novo amigo ao seu quarto, ele se acha um lixo e então uma aventura se desenha quando os pais da Bonnie decidem fazer uma viagem e caem na estrada ao lado de velhos e novos amigos mostrará a Woody quão grande o mundo pode ser para um brinquedo. 


A aventura faz com que Woody relembre toda sua trajetória ao lado de Andy e de Bonnie. Mas quando Woody encontra em um antiquário que o faz lembrar-se de Betty, a boneca que pastoreia ovelhas nos primeiros filmes da franquia. Ela virou um brinquedo perdido, que se aventura sem ter um destino específico, explorando as possibilidades de se existir como brinquedo. No prólogo do filme, vimos numa bela cena chuvosa, como ela saiu da rotina de Molly, irmã de Andy.


No entanto, o Garfinho é capturado por Gabby Gabby, uma boneca elegante e educada, mas que tem um problema em sua caixa de voz, que é semelhante à de Woody. Nesse instante, a animação remete a muitos filmes de terror. Gabby Gabby persegue Woody para lhe tirar a caixa de voz. Com tanto terror, especialmente dos bonecos assustadores que ajudam a vilã, o filme usa de alívio cômico um Coelhinho e um Patinho que nos rendem altas gargalhadas, especialmente quando eles narram seus planos.


Precisamos saber lidar com a vida, quando não somos mais protagonistas de nossa existência. A animação explora como os brinquedos se sentem perdidos enquanto tentam viver de modo significativo, seja ao lado de uma criança ou não. Assim, o tema central é encontrar um papel que torne os brinquedos felizes e satisfeitos. Durante uma das cenas pós-créditos, temos a revelação de que Bonnie criou outro brinquedo na escola: a Faquinha, uma versão feminina do Garfinho.

A história dos brinquedos jamais estará terminada. É difícil segurar as lágrimas nos momentos cativantes. A franquia segue firme e revigorante rumo ao infinito e além. A parte técnica do filme é impressionante, ainda mais se compararmos a evolução dos filmes ao longo do tempo.


Veja o trailer de Toy Story 4:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar