sexta-feira, 8 de julho de 2016

A História de um Urso


No fim da tarde desse 8 de julho de 2016, vi na Caixa Cultural a premiada animação chilena A História de um Urso (Historia de Un Oso, 2014) de Gabriel Osório, vencedora do Oscar de melhor curta-metragem de animação de 2016, que narra a fascinante história de um Urso, contada de uma forma extremamente criativa.


O curta “História de um urso” se baseia na história do avô do diretor que ficou dois anos preso durante a ditadura de Pinochet e depois se exilou na Espanha e na Inglaterra.
Contada em formato de fábula e através de metáforas, o filme tem como eixo principal um realejo que retrata a história de um pai urso que é sequestrado por agentes fardados, afastado de sua família e obrigado a trabalhar em um circo junto com outros animais.
A saudade apertava, e o pai urso nunca esqueceu sua família. Um dia ele então toma coragem e resolve fugir do circo com sua bicicleta, logo após um número em um espetáculo. Ele consegue andar rápido e se afastar dos agentes fardados que o perseguiam. E enfim reencontra a sua esposa e o seu filho.
Apesar de ter como pano de fundo uma história dramática e triste, que retrata as feridas da ditadura chilena que são muito próximas da realidade também vivida pelo Brasil e pela Argentina, as escolhas estéticas e de narrativa tornam este filme leve e próprio para as crianças.

Confira trailer de A História de um Urso:


Trailer BEAR STORY / HISTORIA DE UN OSO from Punkrobot Studio on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar