quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Som da Liberdade


Drama Som da Liberdade [Sound of freedom, Estados Unidos], de Alejandro Monteverde envolto em polêmicas, chama atenção pela grandeza do importante tema abordado, que ilumina até os caminhos mais sombrios. Baseado na história real de Tim Ballard, ex-agente do governo americano responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia.

No filme, acompanhamos a história real do ex-agente especial do governo americano Tim Ballard (Jim Caviziel), que embarca em uma missão arriscada para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil. Depois de resgatar um menino de traficantes implacáveis, o agente federal descobre que a irmã do garoto ainda está em cativeiro e decide embarcar em uma missão arriscada para salvá-la. 




Com o tempo se esgotando, ele deixa seu emprego e viaja para as profundezas da selva Colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la de um destino pior do que a morte. Na Colômbia, Ballard decide deixar seu cargo no governo para seguir em busca da quadrilha em sua jornada que, agora, se torna pessoal.


Tim Ballard, interpretado por Jim Caviziel e seu olhar cativante de Jesus Cristo é pouco conhecido no Brasil, o sujeito é um ex-agente do governo estadunidense e fundador da Operation Underground Railroad (O.U.R.), uma fundação sem fins lucrativos, anti-tráfico sexual, com sede nos Estados Unidos. Ballard atribuiu à sua organização o resgate de centenas de crianças durante os anos – informação frequentemente contestada pela mídia através de alegações de falta de transparência e exagero nas histórias.


Lançado em 4 julho de 2023 nos EUA, Som da Liberdade se tornou uma opção para os espectadores que não queriam ver Barbie ou Oppenheimer. Mesmo com dois grandes concorrentes, o longa-metragem arrecadou mais de US$ 200 milhões nas bilheterias. Entretanto, o sucesso de bilheteria de Som da Liberdade tem sido contestado pela mídia. Supostamente, a distribuidora Angel Studio teria forjado os números ao adquirir ingressos e autorizar a exibição do longa-metragem em salas de cinemas vazias. Outra polêmica relacionada ao longa é a acusação de promover teorias da conspiração do QAnon. O grupo de extrema-direita acredita na existência de uma rede de tráfico de crianças gerenciada por políticos progressistas norte-americanos.



De acordo com dados da ONU, aproximadamente 1,2 milhão de crianças desaparecem por ano, grande parcela direcionada ao tráfico sexual. O título independente, criado sob financiamento coletivo, derrotar grandes nomes do audiovisual nas bilheterias, arrecadando mais de dez vezes o valor de seu orçamento. Para quem gosta de um Davi x Golias, é um prato cheio. Eu me acabei de chorar, pois de fato existem crianças que lidam com a questão da exploração. E isso pode estar mais perto de nós do que imaginamos.


Clique e veja o trailer de Som da Liberdade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar