terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SISU - Sistema de Seleção Unificada

Nos últimos dias, muitos falaram mal do SISU - Sistema de Seleção Unificada, a respeito da divulgação das notas do ENEM 2010. Tá certo que o sistema apresentou lentidão no acesso, mas qual site aguentaria 2 milhões de acessos simultâneos?

Minha opinião é favorável para a implantação do SISU como uma espécie de 'Vestibular Unificado'. Você faz uma prova, que vale para todos os cursos de instituições federal. Além de enxugar o calendário, permite que os menos favorecidos tenham acesso a ensino superior ou tecnológico de qualidade. O que houve, em minha opinião, foi uma democratização na distribuição de vagas, haja vista que todos estavam limitados a apenas duas escolhas.

O que aconteceu na verdade, foi uma especulação contínua ao longo dos dias em que o SISU esteve disponível. Ou seja, todos ficavam mudando as opções de cursos, dependendo da variação da nota de corte de cada curso. O que tornou o sistema ainda mais lento...

Eu fiz o Enem sem compromisso, tirei uma nota razoável, em especial em Redação (850,00) o que deixou minha nota final em 700,86. Acabei conquistando a sétima vaga do curso de pedagogia noturno, porém não poderei me matricular em virtude de já estar matriculado no curso semi-presencial de Administração de Gestão Pública, e conforme a lei 12.089/2009, um mesmo aluno, não pode ocupar duas vagas em instituições federais de ensino. Pra ser sincero, é uma lei justa!

Então, caso fosse cursar Pedagogia, teria que me desmatricular no Adm de Gestão Pública, para poder me matricular no de Pedagogia. Seria uma complicação... Prefiro cursar o bacharelado em Adm de GEstão Pública, afinal é mais na minha área, mas em breve farei o ENEM novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar