sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Bacurau


Nacional Bacurau [Bacurau, Brasil, 2018], de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é um filme resistência diante do desgoverno que temos vivido em nosso país. Com nítidas inspirações na filmografia de Glauber Rocha, Tarantino e John Carpenter, vemos uma fantástica história que mistura western, ficção científica e distopia, sendo uma alegoria política perfeita.

A trama fictícia se passa num futuro próximo, em Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade não consta mais nos mapas. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Em paralelo à chegada da personagem Teresa (Bárbara Colen) à cidade de Bacurau, a tempo do funeral de uma matriarca local, é sugerida ainda uma grande transformação externa no restante das regiões brasileiras. Em Bacurau, vemos um Nordeste futurista, onde a exploração das relações desiguais de poder entre metrópole e colônia fica nítida, através da introdução de um grupo de estrangeiros que passam a caçar os habitantes locais de forma basicamente arbitrária.

Laureado recentemente com o Prêmio do Júri em Cannes, o filme tem feito bonito em festivais e atraído o público desde a sua estreia.

Segue trailer de Bacurau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar