sábado, 2 de junho de 2012

Curta Metragem: Querença


Na noite do dia 02 de junho de 2012 estive no Theatro José de Alencar, vendo o curta-metragem 'Querença' na programação do 22º Cine Ceará.

O curta foi apresentado por Iziane Filgueiras Mascarenhas, que subiu ao palco com boa parte da equipe que trabalhou na película. A empolgação da realizadora era notória. A mesma, agradeceu aos patrocinadores e apoiadores e em seguida vimos o belissimo filme, que prova que seia possível existir filmes western com a temática do cangaço.

Por curiosidade, procurei o significado do termo querença. Ação ou efeito de querer alguém ou alguma coisa. Desejo, vontade. Afeto, estima ou demonstração de. E num significado mais animalesco, sítio a que os animais se apegam instintivamente. E é exatamente isto o que o filme nos expõe.

Num tempo e lugar onde as mulheres eram apenas parte dos pertences de um homem, Lidia teima em existir, mais do que viver até…. Era uma cangaceira com o poder de desejar. Esse é um filme de cangaço, onde pela primeira vez, uma mulher, uma cangaceira, protagoniza sua história. 


Nesta ficção de 33mm, com cerca de 20 minutos, somos apresentados aos cangaceiros que faziam parte bando de Lampião. O próprio é muito bem representado em tela, assim como Maria Bonita e Corisco, dispensando inclusive desenvolvimento destes personagens, apenas da história de Lidia com Zé Baiano. Méritos também para a fotografia do curta, que é um primor. O plano sequência do clímax da história é de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar