Biografia nacional Maurício de Sousa - O Filme [Brasil], de Pedro Vasconcelos, Rafael Salgado é chapa branca, mas não ofende o espectador que ama a Turma da Mônica. O filme apresenta a jornada incrível dos primeiros 40 anos de carreira de Mauricio de Sousa, desde a sua infância e paixão pelos quadrinhos até a criação da turma mais famosa do Brasil, numa história repleta de aventuras, desafios e muita emoção.
Criador da Turma da Mônica e de outros personagens famosos da cultura brasileira, a trama traz um olhar pessoal e sensível para a vida de um artista e das referências que o formaram, como sua avó Dita e família, figuras essenciais para a criação da Turma da Mônica. Da descoberta e paixão pelos quadrinhos à construção de uma carreira considerada impossível na época, o longa mostra a coragem de Mauricio de Sousa em sustentar suas ideias, histórias e personagens.
Com o uso de uma linguagem universal, a expressividade do menino que já era multiartista desde cedo se manifesta com animações, efeitos especiais e roteiro simples, mas o suficiente para cada cena. Sua transição para jovem adulto segue muito dessa ideia, mas assim como o envelhecer nos encaminha para estradas menos bonitas e mais burocráticas, o uso destes recursos vai ficando de lado.
A semelhança de Mauro Sousa com o pai é nítida, o que colabora com as cargas emocionais do filme, além de boas interpretações das matriarcas da vida de Maurício: a mãe (Natália Lage), a avó (Elizabeth Savalla) e a primeira esposa (Thati Lopes). Mas todos trabalham bem, especialmente as atrizes veteranas, sob um roteiro formal para uma narrativa com tantos potenciais criativos à disposição.
Mauricio de Sousa - O Filme passa por diferentes fases da vida do quadrinhista. Da infância ao lançamento da Bidulândia, atual MSP, há momentos emocionantes sobre a principal mensagem do filme, dita mais de uma vez, sobre não desistir na busca pelos sonhos. Tendo a trilha sonora como um dos aspectos mais agradáveis do longa, a cinebiografia pode conquistar aqueles que tiverem curiosidade sobre o início da turma do Limoeiro e tantos outros personagens icônicos, mas, ainda que tenha doçura no caminho, parece não fazer jus à grandeza do artista por tê-lo próximo demais da produção.
Veja trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!