domingo, 4 de agosto de 2013

Filme: Pietá


Na tarde do dia 4 de agosto de 2013, vi o filme sul-coreano 'Pieta', que esteve em cartaz em três sessões do Cinema de Arte.

O filme é pesado, com altas dose de violência e sexo, capazes de deixar a platéia incomodada. O longa dirigido pelo sul coreano Kim Ki Du, conquistou o Leão de Ouro (melhor filme) no Festival de Veneza no ano passado.

Trata-se de um drama familiar, com uma alta crítica para o valor que damos ao dinheiro. O filme traça uma linha tênue entre a poesia e a brutalidade ao narrar a história de Lee Kang do (Jung-Jin Lee), um homem implacável e bastante cruel, que trabalha como cobrador para um agiota. Caso o devedor não tenha como pagar a quantia devida, ele quebra ou esmaga algum osso de seu corpo, já que desta forma o acidentado receberá um seguro de saúde que servirá para cobrir a dívida. 
 
Sua vida é bastante solitária, pois não possui família, até que um dia surge em sua vida uma mulher (Min-Su Jo) que afirma ser sua verdadeira mãe. Kang-do não acredita na afirmação e passa a maltratá-la de todas as formas possíveis, recorrendo a humilhações e até mesmo abuso sexual.


O filme expõe a classe operária e menos favorecida, que no desespero, recorre a empréstimos com agiotas, mesmo sem terem condições de pagar. Kang é impiedoso. Um sujeito sem alma. Capaz de realizar todo e qualquer tipo de atrocidade.


Em meio a essa relação violenta com as pessoas com os seus dramas pessoais e familiares, a mulher que diz ser sua mãe, tenta reconquistar a confiança do suposto filho, no entanto, ele a humilha e exige provas e acaba se convencendo de que é filho desta mulher. Então vemos a mudança ocorrida na vida de Kang, pois ao ser amado e cuidado, ele passa a ser mais humano. A cena com um rapaz que toca violão marca essa mudança de perspectiva do personagem principal.
Pietá é o nome da escultura em mármore (de 1499) de Michelangelo (1475-1564) que representa uma triste Virgem Maria embalando o corpo sem vida de seu filho Jesus após a crucificação. Muito similar a imagem utilizada no poster.

Na Coreia do Sul, Pieta foi proibido aos menores de 19 anos por seu conteúdo violento. Aqui no Brasil sua censura é 18 anos. Kim Ki-duk começou as filmagens de Pieta dia 15 de fevereiro de 2012, e terminou no mês seguinte. Em menos de seis meses a obra já estava pronta para ser enviada aos festivais de cinema. Foi escolhido como representante da Coreia do Sul para a disputa do Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, mas não ficou entre os cinco finalistas.

Vejam trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar