quinta-feira, 6 de abril de 2017

Despedida em Grande Estilo


Excelente comédia Despedida em Grande Estilo (Going in Style, EUA, 2017), de Zach Braff, refilmagem de um filme homônimo de 1979, dirigido por de Martin Brest sobre três amigos senhores de idade que amigos que decidem deixar a aposentadoria de lado e quebrar a rotina assaltando um banco, quando percebem que foram roubados pelas instituições financeiras ao "perderem" seus fundos de pensão e eles se verem desesperados para pagar suas contas e não decepcionar aqueles que amam, decidem arriscar tudo em uma aposta ousada. É uma mistura de As Loucuras de Dick e Jane (2005) de Dean Parisot com Antes de Partir (2007) de Rob Reiner e uma pitada de RED - Aposentados e Perigosos (2010) de Robert SchwentkeÚltima Viagem a Vegas (2013) de Jon Turteltaub.


Em uma época em que no Brasil só se fala da tal da reforma da previdência, conhecemos Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin) são amigos há décadas e levam uma vida pacata, se encontrando para tomarem um ruim café da manhã, dividirem um pedaço de torta, por sofrerem com problemas financeiros. Quando Joe decide chamar Willie e Albert para elaborarem um assalto, exatamente da quantia que lhe foi usurpada pelas companhias financeiras. 

A cena em que os idosos ensaiam o roubo, furtando um supermercado é hilária e fazem eles perceberem que necessitam de ajuda profissional para elaborarem um plano e se rebelarem contra a exploração dos bancos. Por mais que vejamos a questão de modo cômico, é importante colocar uma luz no assunto sério que é a situação de muitos idosos no mundo inteiro. Ainda mais se o presidente golpista do seu país está querendo forçar uma aposentadoria com no mínimo 65 anos, ou 49 de contribuição... Espero que na terceira idade não tenha que assaltar um banco para sobreviver... Se bem que talvez precise assaltar um banco agora... (risos)

O grande destaque do longa é o elenco composto pelos talentosos e vencedores do Oscar Morgan Freeman (Menina de Ouro), Michael Caine (Regras da Vida, Hannah e Suas Irmãs) e Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine). Se não bastasse, ainda temos a participação de Christopher Lloyd, em cenas hilárias... Com um elenco desse naipe, o filme funciona e muito pela bela atuação do trio e pela consistência do roteiro que é agradável, divertido e fluído. As transições são bem realizadas, devido o corte de cada cena ser bem trabalhado.

Veja o trailer de Despedida em Grande Estilo:


2 comentários:

  1. Quando vi o elenco de Despedida em Grande Estilo automaticamente escrevi nos filmes que deveria ver porque o elenco é realmente de grande qualidade, sobre tudo Morgan Freeman filmes é um dos meus preferidos, por que sempre leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, seu trabalho é dos melhores. Um filme que desde o meu ponto de vista, é um dos melhores projetos.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar