sexta-feira, 25 de junho de 2021

Em Um Bairro de Nova York



Musical Em Um Bairro de Nova York (In The Hights) de Jon M. Chu baseado na produção teatral homônima de Quiara Alegría Hudes e Lin-Manuel Miranda é um manifesto da cultura latina, que te deixa pra cima com muitas canções e danças que te fazem se emocionar ao renovar a esperança na arte de sonhar e relembrar dos pequenos grandes sonhos de nossa vida que já se tornaram realidade.


Como o musical de 2008, premiado com vários Tony, incluindo Melhor Musical, bem como Melhor Trilha Sonora Original para o compositor Lin-manuel Miranda, a adaptação da história continua enraizada nas ruas de Washington Heights, um bairro onde sonhos e aspirações não são fáceis de realizar, mas com um pouco de esforço e sacrifício, podem ser alcançados.

A trama acompanha vários personagens dessa comunidade latina, porém grande parte do foco está voltada para Usnavi (Anthony Ramos), que trabalha numa mercearia em Washington Heights e que sonha em deixar este lugar para retornar à sua terra natal, na República Dominicana, e assim resgatar o bar de seu pai "El Sueñito". Enquanto Usnavi (cujo nome tem uma explicação hilária) sonha em mudar sua vida no bairro novaiorquino, para uma praia paradisíaca no Caribe, seus amigos e familiares passam por diversos problemas que vão se agravando com a aproximação de uma ameaça comum a todos: um apagão elétrico no bairro.

Com o passar dos dias em Washington Heights, a temperatura aumenta e as ruas se enchem de personagens dançando ao ritmo da música. O roteiro assinado por Quiara Alegría Hides adiciona diversos elementos, desde uma subtrama política e de defesa dos direitos das minorias por meio de protestos, passando pela escravidão a qual são submetidos os latinos em trabalhos menos nobres, mas segue sempre com a dinâmica da vizinhança e as histórias de família que foram transmitidas de geração em geração.

Usnavi de La Vega não é o único personagem com sonhos, em "In the Heights". Benny (Corey Hawkins), o melhor amigo do protagonista, trabalha na Central de Táxi e sonha em se tornar um empresário ou conseguir uma promoção de Kevin Rosario (Jimmy Smits - um dos policiais da clássica série da década de 90 Nova York Contra o Crime), pai de Nina (Leslie Grace), na qual boa parte dos recursos da família são investidos, para que ela possa cursar uma boa faculdade em Stanford. No entanto, Nina voltou de Stanford para passar o verão com sua família, mas ela se sente deslocada em estudar nesta universidade de elite, onde inclusive sofre preconceito e ela sente que estaria traindo às suas raízes, família e comunidade.

Em meio a esses personagens está o interesse amoroso de Usnavi, Vanessa (Melissa Barrera), uma aspirante a estilista e excelente dançarina. A relação deles só avança com a ajuda de Sonny (Gregory Diaz) um adolescente que trabalha com Usnavi, é filho de um alcoólatra e lamenta ser um imigrante ilegal e não ter alguns direitos. Todos são de certa forma cuidados pela matriarca do bairro, a simpática vovó Claudia (Olga Merediz).

Cenas marcantes não faltam no musical, como a divertida cena no salão de beleza, a emocionante cena do trem com a vó Claudia e a sua comovente despedida, ou até mesmo a bela cena da balada, antes do apagão, ou do carnaval fora de época, com bandeiras dos países latinos e tudo. No entanto, nenhuma se compara com a belíssima dança ao melhor estilo A Origem do casal Benny e Nina que inicia e termina nas escadarias de um prédio. Sensacional.

As histórias se entrelaçam perfeitamente e se destacam tanto no uso de danças como de fortes canções em variados estilos, enquanto cada personagem tem seu momento de brilhar. Uma frase me marcou: "Pequenos detalhes dizem ao mundo que não somos invisíveis". Como é bom ver o mundo através de outros olhos... Usnavi queria ver o mundo com os olhos de Vanessa... Tive uma tarde fantástica em Nova York, sem sair da sala escura, vendo o mundo com um olhar latino. A alma foi tocada, especialmente pelo momento de mudança que tenho vivenciado e fui muito contagiado com a alegria típica desse povo latino, que sempre com o sorriso no rosto, luta no dia a dia para conquistar os sonhos. E como Kevin diz em determinado momento para Nina, "Ignore todas as pessoas que duvidam de você. Tolere todos os golpes, mas continue lutando."

Segue os 8 minutos iniciais de Em Um Bairro em Nova York:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar