sábado, 16 de abril de 2022

Medida Provisória


Drama distópico nacional, Medida Provisória (2022) de Lázaro Ramos, se passa em um futuro próximo no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.







Estreia na direção do ator e ativista negro Lázaro Ramos Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação o filme cumpre o papel de mostrar o que infelizmente já não é uma distopia, vide os episódios políticos vivido nos últimos anos.



O governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.



É um filme educativo , que mostra como a luta contra a opressão, seja de classe, seja identitária, ainda é muito frágil. Há uma sensação: Agora vai começar! E não começa. Há alguns socos no estômago sobre o racismo, sobre os preconceitos, mas não vai além disso. De repente, abre-se uma porta surpresa e depositamos todas as nossas esperanças que dali sairão muitas formas de luta e resistência , mas não acontece. Esperava uma obra revolucionária como BACURAU. E não veio.

Veja trailer de Medida Provisória:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar