sábado, 16 de abril de 2022

Lope



Épico Lope (2010) de Andrucha Waddington é baseado na vida do poeta e dramaturgo espanhol Lope de Vega. O jovem escritor é ambicioso e eternamente apaixonado. Ao preferir viver o presente do que pensar no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres, desafiando todas as regras. Acompanhamos a juventude do espanhol Lope de Vega, um dos maiores dramaturgos e poetas de todos os tempos, autor de obras como "Amarílis" e "La Arcádia".


Na trama envolvente, conhecemos Lope (Alberto Ammann) é um jovem poeta ambicioso e um eterno apaixonado. Vivendo mais o presente do que pensando no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão, trazendo a desgraça ou a glória.


Passado em 1588, Lope é um jovem soldado que acaba de chegar da guerra a Madrid . A cidade ainda está em construção e ele, como tantos outros, ainda não sabe que caminho seguir. Enquanto lutava contra sua inquietação e ambição, duas mulheres entram em sua vida. Uma, uma mulher de negócios liberal e bem-sucedida que pode ajudar Lope em sua carreira, e a outra, uma aristocrata que acaba sendo sua verdadeira amante.

O argentino Alberto Ammann é o responsável por viver o dramaturgo e poeta e o faz com brilhantismo. A atuação de Ammann é o grande ponto positivo do longa e principal responsável por tirar o mesmo do lugar comum. Leonor Watling, Sonia Braga, Antonio de la Torre, Luis Tosar e Pilar López de Ayala completam o elenco da produção e também se saem bem. O mesmo não se pode falar de Selton Mello. que não vai nada bem atuando em espanhol. A grande maioria de suas falas acabam soando artificiais e sem profundidade.

Com boa direção de fotografia de Ricardo Della Rosa, Lope é um deslumbre técnico e estético. O figurino, a direção de arte, a maquiagem, tudo é digno de destaque. Interessante perceber que a obra prima de Lope, certamente é baseada em suas peripécias, e vemos em tela, exatamente aquilo que sua obra causa nos espectadores do teatro local. Sensacional. O filme foi exibido gratuitamente no Cine São Luiz na faixa de programação “Cinema e Literatura”

Confira o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar