segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Os Rejeitados

 


Comédia dramática Os Rejeitados [The holdovers, Estados Unidos], de Alexander Payne conta a história de 3 pessoas que devido circunstâncias distintas, passam um melancólico natal juntos. Fenomenal! O filme mostra que nossas relações com as pessoas podem mudar ou acrescentar algo positivo em nossa vida, por mais diferentes que elas sejam.


Na data mais esperada do fim do ano, os alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy se preparam para passar suas férias com as famílias e amigos. No entanto, um grupo conhecido como Os Rejeitados fica para trás, sem lugar ou pessoas para visitar.


A trama apresenta a desventura de um professor mal-humorado (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles - um encrenqueiro magoado e muito inteligente Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Além da cozinheira-chefe da escola Mary Lamb (Da'Vine Joy Randolph), que acaba de perder um filho no Vietnã.

Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida. Em Genêsis 2:18 lemos: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". De fato, o ser humano não foi criado para viver em solidão. E nada melhor do que o afeto que damos e recebemos ao convivermos com outras pessoas.

Payne já foi indicado três vezes ao Oscar como melhor diretor e ganhou duas vezes por roteiro adaptado na premiação, com Sideways - Entre Umas e Outras (2004) e Os Descendentes (2011), então não é novidade sabermos que teremos no filme um humor sarcástico aliado com críticas sociais, bem como o cuidado no desenvolvimento de seus personagens e a relação entre eles, que é fenomenal nesse longa.

O roteiro de David Hemingson nos leva para a década de 70, e acompanhamos o conflito entre as diferentes personalidades dos protagonistas, assim como a situação inusitada de convivência que eles estão inseridos. Apesar disso, a trama nunca deixa de abordar as dores que esses personagens estão passando, focando totalmente nas relações humanas e problemas da vida.

Atuação arrebatadora de Paul Giamatti certamente será lembrada na temporada de premiações. Tem tudo para se tornar um clássico filme natalino. Veja o trailer do imperdível Os Rejeitados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar