Suspense dramático de tribunal francês Vencedor da Palma de Ouro 2023, Anatomia de Uma Queda [Anatomy of a Fall, França], de Justine Triet é um retrato envolvente de uma mulher sendo julgada pelo assassinato de seu marido. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (para Sandra Hüller), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
No filme, a vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) desmorona quando seu marido, Samuel (Samuel Theis), é encontrado morto. eles vivem juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, que tem deficiência visual, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes.
A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho, pois o menino é a única testemunha do acontecido.
Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal. O roteiro se debruça sobre as verdades de um casamento e pode soar um pouco enfadonho, mas é magnífico.
É fantástico como a narrativa subverte nossos pré-conceitos, especialmente invertendo as construções sociais dos papéis de gênero. Assim, o longa apresenta mais dúvidas do que respostas, cabendo à cada um fazer o seu juízo de valor.
Veja trailer de Anatomia de Uma Queda:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!