O filme resgata a história de cerca de 55 mil brasileiros enfrentaram doenças fatais, passaram fome e estavam presos aos domínios dos ‘coronéis’ donos dos seringais na região amazônica. Eles foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA) para extrair látex durante a Segunda Guerra, em condições precárias e sem reconhecimento posterior.
Necessário registro histórico, para dar visibilidade a causa desses seres humanos que foram explorados em pleno século 20. Filme está em cartão no Cinema do Dragão. Na primeira semana as sessões ocorrerão nos seguintes horários:
Sala 1 - Sessões: Quinta (dia 05) às 20h, sexta e sábado (dias 06 e 07) às 19h50
Sala 2 - Sessões: Domingo e terça (dias 08 e 10) às 20h10, e quarta (dia 11) às 18h20.
Os próximos horários serão informados no site do Dragão do Mar ou do Ingresso.com.
Premiações
O documentário estreou mundialmente em 2019 no 24º Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio paralelo de Melhor Longa-Metragem Nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP). No mesmo ano, no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, da Paraíba, foi premiado como Melhor Som, Edição, Trilha Sonora, além de Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular. Ainda em 2019 teve exibição especial no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Em 2020, na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, levou os troféus de Melhor Longa Competição Latino-americana e Melhor Filme pelo Júri Popular. No mesmo ano, ganhou o prêmio de Roteiro Original pelo Júri Oficial no Amazônia DOC 6 – 2020, e Melhor Edição e Melhor Trilha Original no 43º Festival Guarnicê, do Maranhão.
Além desses prêmios, ‘Soldados da Borracha’ recebeu em 2021 o Troféu Margarida de Prata da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concedido a filmes brasileiros que ressaltam valores humanos e éticos.
Em fevereiro de 2024, o documentário foi tema de palestra na Universidade de Berkley na Califórnia. Convidado pela instituição americana para falar sobre o filme, o diretor Wolney Oliveira foi um dos palestrantes do evento “The Bracero and the Rubber Soldiers Programs: A History of Labor and Power in the Americas”, realizado pelo departamento de espanhol e português.
O filme “Soldados da Borracha” é um investimento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com o patrocínio do BRDE - Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine - Agência Nacional de Cinema e do Mecenato Estadual do Ceará através da Enel. Tem o co-patrocínio do Canal Brasil.
Veja o trailer:
FICHA TÉCNICA
Soldados da Borracha. Documentário. Cor. Full HD. 82'. Brasil. 2019.
Direção, Roteiro e Direção de Produção: Wolney Oliveira
Produção Executiva: Margarita Hernández
Empresa Produtora: Bucanero Filmes
Produtora Associada: Corte Seco Filmes
Pesquisa de Arquivos: Lucía Ramos, Carla Siqueira, Antônio Venâncio
Fotografia: Eusélio Gadelha, Juarez Pavelak, Rogério Resende
Câmera: Eusélio Gadelha, Juarez Pavelak, Joe Pimentel, Rogério Resende
Montagem: Leyda Nápoles, Mair Tavares
Desenho de som e Som direto: José Loureiro, Fernando Cavalcante
Edição de som: Simone Petrillo, Ney Fernandes
Música original e Trilha sonora: DJ Dolores
Distribuição: Tucuman Distribuidora de Filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!