segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Valor Sentimental


Drama Valor Sentimental [Sentimental value, Noruega, Alemanha, Dinamarca, França, Suécia, Reino Unido], de Joachim Trier. Último filme nos cinemas de 2025. Filme 600º do meu primogênito. Filme aborda relações familiares atravessadas por silêncios, ressentimentos antigos e tentativas mal resolvidas de afeto.


As irmãs Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas) se reúnem com seu excêntrico pai, Gustav (Stellan Skarsgard), um famoso diretor que desapareceu há muito tempo. Ele oferece a Nora o papel principal em seu novo filme.


Nora é uma bem-sucedida atriz de teatro cujo pai, diretor de cinema, planeja um grande retorno com um roteiro baseado em sua própria família. Quando Gustav oferece a Nora o papel principal, que ela prontamente recusa, ele volta sua atenção para Rachel Kemp, uma jovem e ambiciosa estrela de Hollywood pronta para sua grande estreia.


Valor Sentimental retrata o relacionamento conturbado entre um pai, suas duas filhas e as feridas complexas que se estendem por décadas no cerne da família. Diante do frágil laço paternal, o carismático Gustav, pai distante de Nora e Agnes e um renomado diretor de cinema, decide que seu próximo longa será o seu filme de retorno aos holofotes. 


Sabendo o quão pessoal e importante é o projeto, o cineasta oferece à filha Nora, uma estabelecida atriz de teatro, o papel principal da trama. Quando ela recusa a oferta, Gustav entrega a personagem para uma jovem e entusiasmada estrela de Hollywood, Rachel Kemp (Elle Fanning), quem rapidamente percebe que, sem querer, se envolveu num drama incrivelmente íntimo (fora e dentro das telas). Assim, as irmãs precisam lidar com a relação atravessada e complicada com Gustav, enquanto uma atriz americana se instala no centro dessa complexa dinâmica.


Certamente eu não conseguiria ser um pai ausente, pois sei a dor que isso me causou na infância e adolescência. Gosto quando temos um filme dentro de outro filme. A cena final desse longa é arrebatadora.


Mais um filme sobre memória e afeto que desenvolvemos ao longo de nossa existência, e sobre qual o legado que um pai pode deixar para seus filhos. Maravilhoso.



Veja o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar