sábado, 24 de junho de 2017

Pedro Sahel Faixa Amarela


Na tarde deste 24 de junho de 2017, a família esteve apoiando nosso carateca Pedro Sahel em sua primeira mudança da faixa branca (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu) para amarela (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu).

Treinando há 9 meses na faixa branca, chegou a hora do Sahel ser examinado e se tornar graduado. Como pais, investimos na Jiai e na Federação, para vermos nosso garoto evoluindo nesse esporte que trabalha inclusive questões relacionadas ao respeito e a disciplina. 

O Sahel estava muito nervoso, sentindo a pressão que o momento exigia, desde a chegada ao local do exame. No entanto, fez muito bem seu cata e os demais movimentos necessários, alcançando a nota 9,1.
Somos gratos ao professor Emanuel, que pacientemente trabalha semanalmente com os pequenos, desenvolvendo o potencial de cada um, sempre com muito carinho e atenção. Parabéns a todos que alcançaram seu objetivo nesse dia tão especial.
Pesquisando sobre, descobri que branco é a cor do desprendimento e reflete todas as cores. Indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e, assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, fazê-lo brotar através da fricção do treino árduo.
A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.
Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória. 


O
 branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada. 
Por sua vez a faixa amarela, nos lembra que assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar a maturidade que corresponde a faixa preta.
Assim como o sol nascente, o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro Karatê.

Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.
A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.
O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.

Segue mais algumas fotos do exame:

 







Após o exame, houve um comes e bebes patrocinado pelos pais e em seguida, fomos passear no trem da alegria, para e à pedido do chefe do dia, nosso Pedro Sahel, comemos lasanha e bolo de chocolate no delícias da Suzy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar