quarta-feira, 14 de junho de 2017

Sepultura Endurance


Documentário musical Sepultura Endurance (Sepultura - O Filme, Brasil, 2016) de Otavio Juliano apresenta a conturbada trajetória da banda Sepultura, a maior banda brasileiras de heavy metal de todos os tempos, sendo um documentário imperdível para fãs de metal e principalmente do trabalho da banda mineira de mais de 30 anos de história.
Criada nos anos 1980, no cenário underground do metal em Belo Horizonte, a banda Sepultura nasceu a partir dos irmãos Max e Iggor Cavallera para, após a entrada do guitarrista Andreas Kisser, alcançar popularidade mundial. O documentário acompanha a jornada da banda ao longo de seus 30 anos de vida, com imagens de arquivos de shows, bastidores do processo de criação dos álbuns mais emblemáticos e das músicas, além de momentos pessoais de seus integrantes, com as mudanças provocadas devido à saída, em momentos distintos, de seus músicos fundadores, além de várias entrevistas.

É inegável que a banda ganhou muito com a entrada de Andreas Kisser, e que a saída de Max, sem exigir direitos pelo nome da banda, fez com que o grupo de mantivesse, apesar da saída de seus membros "originais". Mesmo estando na banda há 20 anos, Derrick Green ainda é tido como coadjuvante, assim como Paulo Xisto Junior, que mesmo estando na banda desde suas origens, é sempre posto um tanto quanto de lado.

O grande equívoco do documentário está em sua montagem. O filme não é linear. Deveria mostrar as origens e culminar nas comemorações dos 30 anos da banda... No entanto, o filme por exemplo, inicia centrado na trajetória do baterista Jean Dolabella (2006-2011), durante as filmagens de shows que foram realizadas durante a turnê da banda na América do Norte, depois apresenta a entrada do baterista Eloy Casagrande (desde 2011) e só então volta para os tempos de Igor Cavalera (1984-2006), que junto com Max Cavalera (1984-1996) iniciaram a banda, mas não permitiram que algumas músicas da banda de heavy metal fossem usadas neste documentário.

No meio dessa polêmica, quem perde são os fãs da banda, que assistem a um relato esfacelado, com apenas um lado da moeda, que por mais honesto que seja, acaba sendo mais uma questão de ego. Mérito para os importantes depoimentos de ícones do heavy metal, como Lars Ulrich (Metallica) e Corey Taylor (Slipknot), que denotam a influência internacional conquistada pela banda ao longo dos anos, é através dos relatos pessoais de Andreas Kisser e das demais pessoas ligadas à história do Sepultura que, aos poucos o documentário engrena e temos uma noção da bela história desta banda.

Ouça o trailer de Sepultura Endurance:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar