sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AULA 03: Egoísmo



Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.


Já o egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.


Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.


Há controvérsia se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício moral da pessoa. A psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo. Naturalistas, como Richard Dawkins, postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos. É a hipótese do gene egoísta, ou seja, de que os mecanismos genéticos de reprodução agem com fins imediatos e egoístas.


A Bíblia diz em Marcos 8:36-37 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?”


O egoísmo é a causa central dos problemas que há entre pessoas. A Bíblia diz em Tiago 4:3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”


O egoísmo tem remédio. A Bíblia diz em Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”


Parábolas que ilustram o egoísmo de muitos crentes – Lucas 15


Crentes egoístas são aqueles que já tem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, cantam louvam a Deus, oram, jejuam, fazem todos os sacrifícios na casa do Senhor, mas são tão egoístas, que não sentem a misericórdia pelos que estão perdidos, por falta de conhecimento da verdade - Ide e anunciai o Evangelho às almas que estão perecendo…


Diz o Senhor que é melhor obedecer do que sacrificar, tenha compaixão delas, e vai atrás procurá-las, até encontrá-las, se for preciso carregue-a no ombro, faça alguma coisa para libertá-las do pecado… Salve estas almas perdidas… Não olhe para o seu passado…perdoa-lhes o que elas tenham lhes causado… Porque se não fizerdes o que o Senhor te pede, Deus fará o mesmo para contigo.


A obra de Deus é esta! Ele não te chamou para ficar aí parado sem fazer nada não, comece hoje mesmo esta obra, começando no seu lar… E chegando em casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.


Efésios 5:15 “Portanto, seja prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”


Não seja como o filho mais velho, que murmurava por causa do ciúme (egoísmo) do irmão ser recebido com alegria pelo Pai. Porque o Pai está satisfeito contigo, e tudo que é dEle já é por direito seu também. Alegrai-vos com o Pai pelo seu irmão que arrependido voltou para a casa de Deus.


Ao invés de nos alegrarmos quando um irmão recebe uma bênção, ficamos tristes pois a nossa tão sonhada bênção ainda não chegou...


Chega de egoísmo, Deus está nos admoestando. Será que estamos ouvindo? Estaremos ouvindo se estivermos conforme Filipenses 1:27-2:4:


Nos alegrando com as vitórias e conquistas dos nossos irmãos.

* Orando pelas vitórias dos nossos irmãos.

* Incentivando e cooperando.

* Deixando de falar mal dos outros.

* Não atrapalhando.


Egoísmo traz felicidade?

O Egoísmo não traz Felicidade! Você acha que o egoísmo pode nos dar uma vida relevante, gratificante, uma vida feliz?


Veja o que a Bíblia diz sobre egoísmo:


“Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas...” Rm 2:8


“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade” Fp 2:3


“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda a espécie de males”. Tg 3:16


“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Tm 6:10


Então, por que somos egoístas?

Porque somos seres humanos. Para que possamos ter uma vida feliz, precisamos combater, diminuir e dominar o nosso egoísmo. Como podemos fazer isso? Cremos que a generosidade é o caminho.


Veja o que a Bíblia diz sobre generosidade:


“Pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir”. 1 Tm 6:18


“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Fp 2:4


“Compartilhem o que vocês têm ... pratiquem a hospitalidade”. Rm 12:13


“Há quem dê generosamente e se lhe acrescenta mais e mais. Outros retém o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará, quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. Pv 11:24-25


“... lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”. At 20:35


Que tipo de vida você quer ter? Você quer uma vida com as conseqüências do egoísmo ou da generosidade? “... o que o homem semear, isso também colherá”. Gl 6:7


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egoísmo

http://www.jesusvoltara.com.br/info/egoismo.htm

http://estudosbiblicosonline.com.br/?p=51

http://ceuaberto.parabolica.com/index.php?name=News&file=article&sid=51

http://www.ganancia.com.br/index.php?id=51

2 comentários:

  1. A aula foi uma bençao...

    ResponderExcluir
  2. oi, estava pesquisando sobre egoísmo e como poderia dar essa aula aos meus alunos. achei o blog por acaso e adorei!!! excelente abordagem! parabéns!!!

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar