sexta-feira, 13 de março de 2009

Qual é o foco: ser ou fazer?



"Não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê fruto bom... O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal." - Lucas 6:43 e 45.

Vivemos num mundo onde o homem é valorizado pelo que produz. As indústrias valorizam os operários mais produtivos, as empresas premiam os executivos que alcançam melhores resultados, e assim por diante. Num contexto onde o paradigma é enfatizar e valorizar os resultados, o mundo religioso vai pelo mesmo caminho. O foco da vida religiosa de muitos está no fruto, ou seja, nas obras que um homem consegue produzir.

Nós mesmos nos consideramos bons cristãos quando praticamos algo bom e maus quando praticamos algo ruim. Embora o mundo, a igreja e a maioria dos cristãos coloquem o foco no que o homem faz, Deus atenta para o que o homem é.

O verso mostra que a causa de nossas boas ou más ações é aquilo que somos por dentro. O que fazemos é apenas uma conseqüência natural, um resultado daquilo que somos. Um cristão fracassado é aquele que vive em função de seus atos.

Podemos encontrar um cristão fracassado em dois extremos: Acusando-se e culpando-se pelos pecados cometidos ou orgulhando-se pelas boas obras praticadas. O foco deste cristão fracassado está nas obras. Um cristão vitorioso concentra-se não no que ele é capaz de fazer ou produzir, mas no que ele é. "Ser" é a origem do "fazer". "Ser" significa experimentar a transformação realizada pelo Espírito de Deus no interior da alma. "Ser" significa buscar constantemente a presença de Deus em sua vida. "Ser" significa viver uma vida de comunhão com o Pai e com o Filho.

Quando formos cristãos verdadeiros, nosso foco não estará nas obras, mas em Cristo!

Um comentário:

  1. Excelente Reflexão publicada no Renovo News de março/2009!

    Faz-nos refletir sobre o ser e o fazer de uma forma surpreendente.

    Então que sejamos e possamos fazer aquilo que Deus nos instruir.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar