terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eu Fiz o ENEM 2010!


Quem acessa este meu espaço de compartilhamento de momentos vividos, sabe que eu participei do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano de 2010. A experiência foi exaustiva. Foram 10 horas de provas, sendo 4 horas e meia no sábado (6/11) e mais 5 horas e meia no domingo (7/11).

No sábado fiz a Prova Azul, e no domingo a Prova Cinza. Isto tem relevância, pois houve um problema nas provas Amarelas de sábado... Além do problema de inversão no cabeçalho do gabarito.

Porém, em minha opinião, os piores problemas não foram esses que a mídia está anunciando. Estão fazendo uma tempestade num copo d'água... Com interesses que prefiro não abordar nesta postagem. Os problemas maiores em minha modesta opinião foram:

1 - A proibição do uso de relógio. (Ainda bem que fiz a prova num colégio ao lado de uma igreja, que de hora em hora tocava o sino!)
2 - A falta de espaço (rascunho) na prova de Matemática, e o excesso de rascunho na prova de Humanas...
3 - O exagero no número de questões. (Dava pra fazer em um dia apenas, se reduzissem pela metade o número de questões)

Apesar destes problemas, e considerando o fato que não me preparei para esta prova, fiquei satisfeito ao corrigir a prova (com o gabarito não oficial) e ter acertado 115 questões conforme abaixo:

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Acertei 31, Errei 14.
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias - Acertei 25, Errei 20.
Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias - Acertei 37, Errei 8.
Matemática e Suas Tecnologias - Acertei 22, Errei 23.

Ou seja, fui razoável em História e Geografia. Ruim em Biologia, Física e principalmente Química (que estava com questões dificílimas). Fiz uma excelente prova de Português, Literatura e Espanhol. E fui péssimo em Matemática.

Definitivamente Biologia, Física e Química não é minha praia. Nunca foram... A surpresa foi ter ido tão mal em Matemática. Posso alegar que não havia espaço para os cálculos, posso afirmar que estava cansado, extenuado na verdade, no segundo dia de prova... Principalmente após fazer a Redação sobre 'O Trabalho e a Dignidade Humana'... Mas prefiro alegar que as questões estavam num nível elevado. Muitas delas exigindo fórmulas, que infelizmente não me lembro de nenhuma! Eu olhava a questão, desistia e ia pra próxima...

O mais legal porém, foi dar muitas gargalhadas acompanhando a hastag #aprendinoenem no twitter. Agora é esperar o resultado, e ver se consigo entrar em algum curso da UFC! Desejo sorte também para todos os amigos que fizeram o ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar