quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

The Global Leadership Summit 2012 em Fortaleza


Entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2013, estive participando do The Global Leadership Summit 2012, evento organizado pela Willow Creek, uma das maiores igrejas do mundo, que investe muito em capacitação da liderança.

No evento organizado em Fortaleza pela Igreja Batista Central (IBC), resultado de uma parceria entre a Willow Creek Association, a Sepal e a IBC, visa capacitar a liderança cearense com conhecimento, direcionamento e aperfeiçoamento na área. São exibidas em telões, vídeos com sessões do Summit, a fim de inspirar públicos de interesse e também o núcleo da liderança permitindo que os participantes venham a experimentar um pouco do Summit.

 

Na noite de quinta-feira, dia 17/01/2013, ao chegar na Faculdade 7 de Setembro (FA7), recebi o material de apoio. Ao entrar no auditório, estava sendo exibido um show do U2!!! Muito bom para recepcionar o público... O evento iniciou de forma muito criativa, com o cordel Sâmite, mostrando de uma forma bem típica o que é o Summit. Em seguida, Orlando Neri ministrou louvores na safona, entre eles 'Coração Nordestino', mantendo o clima regional proposto inicialmente. Então houve a primeira palestra, com Bill Hybels falando sobre novas visões da fase atual de seu ministério e liderança. No final, o Pr. José Edson fez um fechamento, houve o sorteio de um livro do palestrante e um coffee break (lotado!). A segunda palestra, ministrada pelo Patrick Lencione que ministrou sobre saúde organizacional. O Aristides fez um belo resumo no final, e ainda houve sorteio de mais um livro.

Na noite de sexta-feira, dia 18/01/2013, ao adentrar no evento estava tocando Coldplay. O momento de louvor foi ministrado pelo Daniel Costa, que cantou 'Meu Alvo' do Kléber Lucas, 'Seguirei Teus Passos' e a linda canção 'Família', ambas do Daniel Costa. Destaque para o belíssimo vídeo exibido junto da canção 'Família'.[veja aqui]. Então subiu ao palco a Val, para apresentar o quarto palestrante, então ouvimos as palavras de Condolessa Rice seguida de uma entrevista. No final a Val fez um fechamento, mas a palestra foi um pouco difícil, seja pelos termos utilizados, ou pela distância da liderança exercida aqui, para uma ex-secretária de estado. Sorteio de CD's do Daniel Costa, coffee break, network, e fomos para a palestra presencial com o Pr. Armando Bispo, que falou sobre o 'Equilíbrio da Alma'.

No sábado, cheguei no início dos louvores entoados pelo outro Daniel, o Almeida. 'Paz e Comunhão' do Gladir Cabral, 'Pra Cima Brasil' e 'Em Nome da Justiça' ambas do João Alexandre. Nem preciso dizer que as músicas tinham tudo haver com o evento... Então sobe ao palco o Sr. Edenilton Soárez, da FA7 que apresentou e concluiu a palestra de Jim Collins, que em minha opinião foi a melhor do evento. Em seguida um coffee break light (com frutas!). Em seguida a Síria apresentou a palestra da Pranitha Timothy e na conclusão falou um pouco sobre os trabalhos do Celebrando a Restauração. Esta palestra foi a mais tocante no sentido emocional. Encerramos este momento com a oração da serenidade.



Posteriormente ouvimos a canção 'O Meu Querer' do Paulo Cesar Baruk. Foi quando o Pr. Costa Neto, da Comunidade Cristã Videira suiu ao palco, convidou a platéia a fazer alguns exercícios e apresentou Craig Groeschel, um monstro, segundo ele. E realmente a palestra do Craig foi muito interessante... A seguir, houve um intervalo para o almoço. Foi quando já peguei meu certificado.



Às 14:30h pontualmente iniciou-se mais um momento de louvor com Orlando Neri, que tentou animar a platéia e espantar o sono verpertino.'Louvai ao Senhor' do Gerson Ortega, 'Alegria do Senhor' do Amaurilio Fontenele e 'Compaixão' de Danni Distter. Houve mais uma peça teatral sobre o problema dos '17 apartamentos' para repartir para os 3 filhos do falecido... Foi quando o Marcelino, da diretoria do M. Dias Branco apresentou o entrevistado William Ury. Em minha opinião foi a maior decepção do evento, pois não obstante ser um autor conhecidíssimo, foi a palestra mais 'brochante'... Deu sono... Posteriormente houve uma oportunidade de ofertarmos, quando a Val do Summit orou e narrou episódios do evento no Paquistão... No coffee break da tarde, teve sorvete e picolé! Posteriormente o último momento, com nova palestra do Bill Hybells, que nos incetivou a orarmos diariamente a oração abaixo. Por fim, o encerramento com John Ortberg falando acerca de Jesus, o maior líder que já existiu.


Devido a lotação desta edição e a grande procura, haverá uma segunda edição nos dias: 21 e 22 de fevereiro, das 19h às 22 horas, e 23 de janeiro, das 9h às 17h30min no Auditório da  FA), na Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 1385, Luciano Cavalcante. Inscrições no site do evento (www.summitbrasil.org) ou no  Colégio Kerigma (R. Tibúrcio Frota, 1530, Dionísio Torres), das 8h às 12h e das 14h às 17 horas. Valor da inscrição: R$ 90/ R$ 80 (grupos a partir de 10 pessoas). Informações ao público: 3444.3600.

Esse post não é um resumo do que foi o Summit Fortaleza. É apenas uma narrativa para relembrarmos cada momento precioso vivido nesses dias. Fiz várias anotações, aprendi muito e ainda tenho alguns exercícios da apostila para fazer e aumentar ainda mais meu aprendizado. Recomendo para líderes cristão que tenham interesse em desenvolvimento nessa área.

Segue um vídeo, com trechos da edição 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar