quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O melhor do cinema em 2012

Todo final de ano é a mesma coisa. Vários sites e críticos de cinema publicam suas listas de melhores filmes do ano. Nesse ano, decidi compartilhar também o que de melhor eu vi na tela grande, até porque o ano foi muito bom no quesito cinema. Em resumo, fui ao cinema 71 vezes, sendo que dois filmes vi mais de uma vez: Os Vingadores - 3 vezes, O Hobbit - Uma Jornada Inesperada - 2 vezes. Se vi mais de uma vez, certamente gostei.

Em 2012, conheci novas salas de cinema. Foram elas: Cine Sercla em Campina Grande, Rio Mar em Aracaju, Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, a sala IMAX no UCI Ney York City Center também no Rio de Janeiro e algumas salas em Belo Horizonte (Shopping Cidade BH, Pádio Diamond, Pátio Savassi e Usiminas Belas Artes). Com isso, consegui inclusive ver alguns filmes que não estrearam em Fortaleza.

A melhor experiência cinematográfica sem dúvida foi ver Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em IMAX. Apesar do filme não estar na minha lista, o IMAX é sem dúvida o que de melhor o cinema tem a oferecer. Fica a citação a este filmaço, pena que a expectativa foi grande demais...

Vi apenas dois filmes em 3 dimensões. Ainda preciso me acostumar com esta tecnologia, pois prefiro filmes em duas dimensões. Foram eles: As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, e O Hobbit - Uma Jornada Inesperada.

Deixemos de papo e vamos à lista. Ressalto que gosto cada um tem o seu. Esses foram os melhores, em minha modesta opinião.

1. As Aventuras de Pi, de Ang Lee.

Uma jornada magnifíca de um jovem que tem um encontro com Deus. Me emocionou, me tocou, mexeu comigo. Foi o último filme que vi no ano, talvez o fato de ter visto ele recentemente contribua com sua posição na lista, mas o filme é fantástico. Veja e comprove.

2. Os Intocáveis, de Eric Toledano e Olivier Nakache

No dia do meu aniversário, fui presenteado por essa obra de arte. A história de dois excluídos (um negro e um paraplégico) que se encontram e formam uma grande amizade. Um dos meus grandes amigos é paraplégico, e ver um filme com essa temática foi muito interessante. O filme é divertido e emocionante. Não foi à toa que passou várias semanas figurando na lista dos mais vistos no Brasil e foi sucesso de público no mundo todo, especialmente na França, onde o filme foi realizado.

3. Polissia, de Maïwenn

Outro filme francês, que esteve na Mostra Varilux do Cinema Francês sucesso no país inteiro. O filme é um tapa na cara. Um soco no estômago do espectador, ao mostrar o dia-a-dia de policiais que trabalham na proteção de crimes contra crianças.

4.  Tão Forte e Tão Perto, de Stephen Daldry

Estava em Campina Grand e este foi o filme que mais me fez chorar. Saí do filme louco para dar um forte abraço no meu filho e aproveitar ainda mais cada instante que estou com ele. Com o atentado de 11 de Setembro como pano de fundo, o filme é tocante em vários aspectos.

5. Um Divã Para Dois, de David Frankel

Atuações soberbas de Meryl Streep e Tommy Lee Jones. Por estar longe da esposa, em Belo Horizonte, esse filme me fez ficar ainda mais apaixonado e sabendo que viverei o resto de minha vida ao lado de minha amada. Quando estivermos velhinhos, bem que podia estrar uma comédia romântica como esta para vermos no cinema... Esse ano, o melhor filme com a esposa foi 'Apenas Uma Noite', mas não recomendo para casais instáveis...

6. Os Vingadores, de Joss Whedon

Um blockbuster na lista de melhores do ano? Sim porque não. O filme mais divertido do ano foi sem dúvida 'Os Vingadores'. Tanto que vi 3 vezes no cinema. Vários heróis reunidos para salvar o planeta, pra que plot melhor? Filme para ser visto seguidamente no cinema, assim como repetir um passeio de montanha russa num parque de diversões...

7. Drive, de Nicolas Winding Refn

Pense num filme tenso. A cena inicial já te deixa sem fôlego. Um thriller de altíssima qualidade, com Ryan Gosling arrebentando na atuação. Um filme com drama, suspense, ação, violência e até mesmo sensibilidade, tudo muito bem dosado com uma trilha sonora envolvente. Uma mistura perfeita. Filme pra gente grande.

8. O Impossível, de Juan Antonio Bayona 

Outro filme que me fez chorar... O filme mostra a história real de uma família que sobreviveu ao tsunami de 2004 na Tailândia. O filme é denso e sensível. Com cenas chocantes e ao mesmo tempo comoventes. Imperdível!

9. Gonzaga - De Pai Para Filho, de Breno Silveira

Não podia deixar o cinema nacional fora dessa lista, e o melhor nacional que vi foi Gonzaga. Embora tenha gostado muito da estética de '2 Coelhos'. Gonzaga é verdadeiramente um filme de pai para filho. Breno Silveira sabe emocionar e lidar com a musicalidade em seus filmes. Sem falar que gosto de biografias, por isso cito também os excelentes documentários nacionais: Raul - O Início, o Fim e o Meio e A Música Segundo Tom Jobim.

10 A Separação, de Asghar Farhadi

 Encerro os 10 mais com o brilhante 'A Separação', ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012. O filme apresenta uma cultura diferente, com uma história palpável e com um final aberto a conclusão que o espectador preferir... Adoro finais assim, foi o que aconteceu também com 'As Aventuras de Pi'.

Adiciono 5 menções honrosas, que por pouco não figuraram na lista dos 10 melhores. São eles:

11. Jogos Vorazes, de Gary Ross

Um filme que eu não esperava nada, a não ser mais um blockbuster adolescente e me surpreendeu bastante.

12. Em Nome da Filha, de Tania Hermida

Filme equatoriano, exibido no Cine Ceará, tratando sobre a infância, com um elenco predominantemente de crianças. Uma bela mistura! Outro belo filme que vi no festival cearense foi 'Bertsolari'

13. Prometheus, de Ridley Scott

Outro blockbuster que merecia estar na lista de 10 melhores. Ficção científica espetacular, com a cena de parto mais inacreditável da história do cinema. Com temas interessantes sendo propostos ao longo do filme, como o aborto, Deus, a criação, de onde viemos, etc.

14. 007 - Operação Skyfall, de Sam Mendes  

O melhor James Bond da minha geração. Filme com um vilão competentíssimo, ação o tempo todo, fotografia muito boa e um roteiro de altíssimo nível.

15. Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho

Sabe aquele tipo de filme que parece um show? Daqueles que você fica batendo o pé no chão o tempo inteiro... O tropicalismo mostrado em forma de documentário é bem didático e extremamente musical.

É isso. O post ficou longo, mas com várias dicas de excelentes filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar