quinta-feira, 18 de maio de 2017

Um Homem de Família

Melodrama Um Homem de Família (The Headhunter’s Calling, Canadá/EUA, 2016), de Mark Williams aborda temas relevantes, mas sem a força necessária para ser marcante. A questão do trabalho x família, da saga para recolocação profissional (algo que estou enfrentando nos últimos meses), a competitividade empresarial, a questão da sexualidade num casamento pós filhos, do enfrentamento de uma enfermidade na família, são assuntos importantes que permeiam o longa, que é um tanto quanto arrastado e não conta com um protagonista de peso.

No filme, Dane Jensen (Gerard Butler), é um implacavél headhunter corporativo de Chicago, que está disputando com uma colega de trabalho Lynn (Alison Brie) a chance de substituir Ed Blackridge, o chefe da empresa (Willem Dafoe), prestes a se aposentar. Ele é o favorito, mas ainda assim precisa bater as metas nos últimos três meses do ano. Enquanto a rivalidade atinge níveis extremos, uma tragédia familiar faz com que ele e sua esposa Elise (Gretchen Molcoloquem na balança suas prioridades.


De início Jensen não acredita se tratar de uma situação grave, e prioriza o trabalho até para ter condições financeiras de bancar o tratamento. Assim, é mais profissional do que pai. Mas lentamente, apesar da gravidade da situação, ele se dá conta de que o momento requer que ele seja mais pai do que profissional.

A montagem do filme me parece não estar correta. O filme não tem um ritmo agradável, as resoluções são previsíveis e o roteiro de Bill Dubuque, que propõe uma redenção não ajuda em nenhum momento. A direção também não ajuda e parece ser manipulada pelos produtores, assim como Jensen manipula os currículos, as expectativas e as vagas para conseguir bater as metas. A crise econômica mundial é abordada como pano de fundo, onde para superar a crise, ao invés de ajustar a vida e diminuir os gastos, manter os padrões é necessário e com isso é preciso trabalhar mais, inclusive aos fins de semana e além do horário comercial, sem dedicar tempo a família. Ele em determinado momento ainda se intitula um herói americano.

O título do filme me incomoda muito, pois Um Homem de Família é exatamente o que o personagem de Butler não é. Sem falar que relembra o excelente Um Homem de Família (The Family Man, 2000) de Brett Ratner com Nicolas Cage no elenco, que é uma refilmagem do clássico A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful life, 1946) de Frank Capra.  

Segue trailer deste Um Homem de Família (2017):


Segue também trailer do saudoso Um Homem de Família (2000):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar