sexta-feira, 22 de março de 2019

Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral



Comédia cearense Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral [Brasil, 2017], de Halder Gomes dá continuidade as aventuras do sonhador Francisgleydisson apresentadas em Cine Holliúdy (Brasil, 2013), com o típico bom humor cearense e um orçamento capaz de levar nosso cinema para o espaço sideral!

A trama se passa em Pacatuba, interior do Ceará, nos anos 1980. Com a popularização da TV e a chegada do videocassete à casa das pessoas, Francisgleydisson (Edimilson Filho) se vê obrigado a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra (Gorete Milagres), ao lado da esposa Maria das Graças (Miriam Freeland) e do filho Francin (Ariclenes Barroso), que está prestes a ir fazer faculdade na capital. Após tomar umas cachaças e passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extraterrestres. Para tanto, busca o apoio do prefeito Olegário (Roberto Bomtempo) e de sua esposa Justina (Samantha Schmutz), candidata às próximas eleições e uma caricatura da extrema direita, que odeia artista e que não por coincidência, desgoverna nosso país atualmente.


Acompanhamos então os esforços para que o longa-metragem seja rodado, mantendo a esencia do curta metragem que inspirou ao longa original, ou seja, a paixão pelo cinema. Temos aqui um Cinema Paradiso Cearense, manifestada não pela descoberta do mundo visto pelas telas mas pela construção da mentira cinematográfica, nos bastidores. Algumas cenas são altamente hilárias, como a luta entre Maria das Graças e Justina e a batalha com os marcianos, bem como a invasão durante a projeção do filme.

Destaca-se a participação de muitos coadjuvantes, todos muito bem aproveitados, especialmente o Zé Coveiro (Milhem Cortaz), Teóstenes Richard (Sérgio Malheiro), véi Góis (Chico Diaz) e o cego Isaías (Falcão). Parabéns ao diretor e roteirista Halder Gomes por mais uma vez logar sucesso, numa história fascinante, que faz rir e ainda emociona.

Segue o trailer de Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar