sábado, 6 de junho de 2020

Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo

encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS...

Ficção científica baseada em fatos reais Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995) de Ron Howard mostra a luta pela sobrevivência de uma equipe de astronautas que seriam os próximos a pisarem na lua.

A trama se passa em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas na missão Apollo 13. Três astronautas americanos sobrevivem à uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra para poderem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além disto existe o risco de, mesmo retornando, a nave ficar seriamente danificada, por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre.Agora, a equipe a bordo e a equipe em terra firme correm contra o tempo para consertar a nave.

A missão é comandada por Jim Lovell (Tom Hanks), acompanhado pelos pilotos Fred Haise (Bill Paxton) e John Swigert (Kevin Bacon). Também possuem destaque Ken Mattingly (Gary Sinise), que acabou ficando de fora da viagem por ter sido exposto a uma doença, Gene Kranz (Ed Harris), diretor da equipe de voo que acompanha tudo da sala de controle, e Marilyn Gerlach Lovell (Kathleen Quinlan), a esposa do comandante. Também é mostrada na trama uma boa parte dos treinamentos, testes e solução de problemas.

Uma das preocupações nessa produção foi a reconstrução fiel dos ambientes. Os interiores das naves foram réplicas perfeitas, inclusive com o uso de alguns materiais originais do Apollo, mas com partes removíveis para permitir a movimentação das câmeras para as filmagens. As roupas também eram reproduções exatas. A NASA chegou a oferecer o espaço da sala de controle para filmagens, mas o diretor Hon Howard optou pelo uso de cenários construídos do zero. Um empregado do Johnson Space Center, que trabalhava como consultor para a produção, disse que o set de filmagem era tão perfeito que ele esquecia que não estava no seu local de trabalho original.


As cenas que exigiam gravidade zero, foram feitas imagens no avião KC-135 que, durante o voo, era capaz de criar cerca de 23 segundos de leveza. Esse é o mesmo método usado pela NASA para treinar os astronautas para as suas missões no espaço. O resultado foram movimentações extremamente convincentes dos atores, muito melhores do que o que vemos em muitos filmes atuais em que é perceptível o uso de cabos e fundos verdes, apesar de todo o avanço tecnológico na produção de efeitos especiais.

Vale comentar também como o filme retrata a mídia da época. Como já haviam ocorrido duas missões de sucesso à lua, o tema já não era nenhuma novidade e foi praticamente ignorado pelas estações de rádio e televisão. O interesse dos jornalistas só aconteceu quando problemas técnicos transformaram a empreitada em uma luta pela sobrevivência, o que mostra que não é de hoje que os ouvintes e espectadores buscam notícias sensacionalistas e dramáticas.

Veja trailer de Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/XCaJDV13rK0?controls=0" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar