domingo, 18 de dezembro de 2022

Avatar - O Caminho da Água


Revi em IMAX Avatar - O Caminho da Água [Avatar - The way of water, Estados Unidos], de James Cameron, que retorna a Pandora 13 anos após o primeiro Avatar. Um espetáculo visual digno da sétima arte.




Após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney'tiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos, devido a problemas conjugais e papéis que cada um tem que exercer dentro da tribo. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros Na'vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados - alguns dos quais já vivem entre os Na'vi e outros com novos avatares. Mesmo com uma guerra em curso, Jake e Ney'tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar da família e de sua tribo.




Muito bom poder retornar a lua extrassolar Pandora e se deparar com a família Na'vi. Uma vez que surge uma ameaça familiar Jake deve trabalhar com Neytiri e o exército da raça Na'vi para proteger sua casa. Então, é um filme de um pai, que luta pra proteger os seus, sendo impossível não se identificar.

O filme é um espetáculo visual, além da questão familiar, aborda novamente a questão ambiental, especialmente de proteção dos animais marinhos. Na trama, vemos também referências a outros filmes do diretor como Titanic (1997), Aliens, O Resgate (1986), O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991).

A trama da sequência não é tão inovador, mantendo em sua base o conflito entre os humanos colonizadores e os Na'vi que era a estrutura narrativa do primeiro filme. Porém, o maior acerto do roteiro está na exploração de outras regiões de Pandora, quando Jake Sully, Neytiri e sua família precisam deixar a tribo Omaticaya nas florestas e se mudar para os recifes de Pandora, passando a conviver com o clã Metkayina, liderado por Tonowari (Cliff Curtis) e Ronal (Kate Winslet), para escapar da ameaça representada pelos humanos da corporação RDA, comandados pelo Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang). Desta forma, o público entra em contato com novos ecossistemas presentes nesse rico universo.

A maior parte desta sequência é ambientada em regiões oceânicas do planeta, foi necessário um avanço tecnológico para as filmagens. Isso contou, por exemplo, com uma colaboração e dedicação enorme dos atores, que precisaram gravar cenas debaixo d'água para aumentar o realismo na captura de movimento, além de realizar nada menos que treinamentos em técnicas de mergulho e respiração

O vínculo familiar entre Jake Sully, Neytiri com seus quatro filhos, Neteyam (Jamie Flatters), Lo'ak (Britain Dalton), Tuktirey (Trinity Jo-Li Bliss) e Kiri (Sigourney Weaver), que são novas aquisições interessantes para a franquia, mas que não recebem um desenvolvimento mais profundo na história. Tonowari e Ronal servem como um contraponto e choque cultural interessante para os protagonistas, mostrando a diversidade e riqueza de biomas que existem em Pandora, com a introdução dos Metkayina.

A seguir trailer de Avatar - O Caminho da Água:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar