quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Revendo Avatar


Um dos filmes de maiores bilheterias nos cinemas, Avatar (2009) de James Cameron, tive a oportunidade de rever com meus filho primogênito esse épico de ficção científica, 11 anos depois e ele continua magnífico. O filme rendeu mais de 2 bilhões e 700 milhões de dólares, com a maior parte dos ingressos vendidos para sessões 3D, o que o levou a ganhar o título de filme mais rentável da história, que ele manteve por quase 10 anos, até ser ultrapassado por Vingadores: Ultimato (em valores não ajustados para inflação)

No exuberante mundo alienígena de Pandora vivem os Na'vi, seres que parecem ser primitivos, mas são altamente evoluídos. Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na'vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora. A trama é rasa, apresentando colonizadores malvados que ameaçam um povo que vive em comunhão com a natureza. A história se passa em torno da lua Pandora, que orbita um planeta gigantesco em um sistema solar distante. Pandora é muito rica no metal unobtanium, o que desperta a cobiça dos invasores humanos, que precisam lidar com a população local (os Na'vi).

Os primeiros contatos são feitos de forma pacífica, através de Avatares, em um projeto liderado pela Dra. Grace Augustine, vivida por Sigourney Weaver (em seu primeiro trabalho com Cameron desde Aliens), e o soldado Jake Sully recebe a missão de se infiltrar e interagir com os Na'Vi para descobrir maiores detalhes que poderão ser usados em uma possível invasão.

Vale destacar que Sully usa cadeira de rodas e tem uma experiência realmente profunda ao entrar em seu Avatar. Por conta de um romance com Neytiri (Zoe Saldana), ele passa a lutar do lado dos Na'vi. Se a história de uma espécie em total comunhão com a natureza sendo ameaçada por colonizadores cruéis com grande poderio bélico não é nada original, pelo menos ela é passada em um mundo incrível concebido por James Cameron, uma lua de um planeta gigante com florestas bioluminescentes e montanhas flutuantes.

A maior explicação para o seu impressionante sucesso financeiro se deve ao revolucionário uso de 3D no filme, que foi realmente o grande diferencial do filme, e que levou muita gente para as salas de cinema para conferir a tecnologia. Avatar deu início a uma hegemonia de cinemas 3D, que atualmente perdeu parte da sua força, mas continua sendo interessante para as salas de cinema, que conseguem cobrar mais pelos ingressos.

Incrível como o filme não ficou no imaginário popular. A falta de frases icônicas no roteiro é mesmo uma pena, basta lembrar de outros filmes clássicos de James Cameron, como Titanic e O Exterminador do Futuro 2.

Avatar foi indicado a 9 Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor para James Cameron, mas acabou levando só três, todos em categorias técnicas. O filme garantiu os Oscars de efeitos visuais e direção de arte, além de ter sido agraciado com a prestigiada estatueta de melhor fotografia.

Segue trailer de Avatar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar