terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ariano Suassuna na Mostra SESC Cariri de Cultura

A noite do dia 12 de novembro foi especial para o Crato. E por incrível que pareça, não foi por minha presença... Ou não!

Houve a abertura da Mostra SESC Cariri de Cultura, com a presença ilustre do Ronald Luis Ariano Suassuna. O evento estava marcado para 19h. Devido alguns contratempos, começou com um pouco de atraso. A praça da RFFSA estava lotada! Os discursos começaram, e um em especial me chamou a atenção.

Tratava-se de um representante da Universidade de Coimbra, Portugal. Diferente de seus anteriores, que apresentaram um discurso pronto, o português falou com o coração. Na sua fala, deixou fez questão de parabenizar o povo Cratense, por se disponibilizar a sair de sua casa, e ir para uma praça ouvir 4 discursos e um mestre de Cultura. Segundo o estrangeiro, isso jamais aconteceria em Portugal ou na Europa...

Depois disso, Ariano Suassuna é convidado a subir ao palco e dar sua aula/espetáculo. Porém, antes de iniciar sua palestra, o que houve foi uma prolongada queima de fogos, demonstrando a importância e o carinho do povo do Cariri em receber impoluta figura!

Suassuna ministrou na realidade um show! Algo como um stand up comedy, apresentado por um senhor de 83 anos, fala rouca, mas que respira cultura. Sempre pautado por excelente citações (Camões, Servantes, Aleijadinho, etc) Suassuna criticou algumas aberrações existente em nossa sociedade, por exemplo, Banda Calipso (suposta representante da cultura popular brasileira).

Em determinado momento, foram exibidos fotos, vídeos, tudo relacionado ao tema ministrado. O tema era 'Cultura Brasileira', em detrimento do termo 'Cultura no Brasil'. Noutro momento, sua esposa foi convidada ao palco. Declarações de amor sempre me emocionam, e ver um casal já casado há bastante tempo, exalando o amor é um prato cheio para os olhos!

Durou cerca de uma hora e meia a palestra do Suassuna. Mas ainda foi pouco... Ficaria facilmente a noite inteira ouvindo as palavras do Suassuna. E foi apenas o início da Mostra Cariri que segue até o dia 17 no Cariri, e depois vai para Fortaleza... Farei post sobre cada peça assistida!


Um comentário:

  1. E olha que quase eu deixo de assistir essa palestra...
    Mas graças a Deus deu tudo certo e consegui ir ver, e valeu a pena cada minuto.
    Pena que após o término, o acesso a ele foi difícil, senão íamos tirar fotos com ele.
    Mas até os próprios repórteres que estavam presentes não tiveram muito acesso para entrevistas/fotos...

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar