domingo, 18 de janeiro de 2015

Série MAPA: Meditar - Uma Prática Pessoal


Na tarde, noite deste domingo, 18 de janeiro de 2015, estive em mais um culto na Igreja Batista Central. Deixei o filho no galpão Amarelo e fui para a tenda, ainda em tempo de ouvir o louvor Andar com Deus, do  Kléber Lucas e Está Escrito da Comunidade Internacional da Zona Sul.


Em seguida, Nelson Massambani conduziu momento de oração e ccumprimentou os visitantes. Então, Daniel Almeida cantou a linda canção Em Nome da Justiça de João Alexandre. Então, Nelson volta ao púlpito e cita os convênios assinados com as pastas da Secretaria de Justiça, de Trabalho e Emprego, envolvendo áreas como prisões, recuperação de usuários de drogas, etc... Convidou o novo secretário de Justiça, Hélio Leitão e sua esposa Cristiane a subirem ao palco, presenteando-os com um livro. A autoridade constituída reafirmou o compromisso da Sejus com o CR e citou que uma das iniciativas que dão dignidades as pessoas, pois os presos estão privados de liberdade, não de dignidade. Muito bonita sua fala. Encerrou citando o texto de Hebreus 13:13 para lembrarmos dos presos em suas prisões.
Pr. Armando convidado a orar, cita a questão da submissão as autoridades e faz uma bela oração pelo novo secretário, enquanto a igreja concorda e abençoa. Foi quando o Aristides convocou a igreja as ofertas como forma de gratidão, citando o ato genuíno de sua filha que se preocupou em levar-lhe um remédio que ele havia esquecido de tomar. Ouvimos então a canção Tua Palavra de Aline Barros, cantada pela linda voz da Elisangela Araújo.
Fomos surpreendidos então por uma encenação teatral bem humorada sobre Deus procurando falar com um homem atarefado, que recebe uma ligação de Deus, é assaltado e posteriormente recebe de presente uma bíblia. Destaco a excelente atuação de Wladson Sidney, e a participação de Tiago Pamplona.

O Pr. Armando leu o texto de Josué 1:1-9, recapitulou o círculo de aprendizagem citado na mensagem da semana passada, citou o texto de Romanos 8:18 e disse que até uma coisa má, pode cooperar para o bem.
e fez uma ponderação quanto aos mestres, pastores que detêm o conhecimento sendo algo ilícito e respondeu a questionamentos de alguns, pelo fato da existência do dom do ensino. Efésios 4:11-12 fala sobre o dom de evangelista. Assim o Pastor Armando fez uma comparação entre dons que alguns possuem, mas que são responsabilidade de todos.

Armando ainda na introdução, citou a existência de seitas teosóficas e indivíduos que muitos sabem, não exercem outros chamados e ordenanças. O Espírito Santo habita em cada um. O Mapa é uma ferramenta. Uma metodologia, simples., pra ser usada no dia a dia. Quando o indivíduo medita e abre, ele está sabendo o que Deus esta lhe dizendo. Quando ele planeja e avalia, está tratando do que vai fazer a respeito.

A meditação precisa ser intencional, com tempo prioritário na agenda. Armando cita o exemplo do islamista que para em determinados momentos do dia para orar. Compara com sessões de fisioterapia, onde quem não tem costume, dói no inicio, mas depois dará prazer.

No oriente, as técnicas de relaxamento e meditação são mais comuns, e é comum a busca pela meditação e ela procura alterar a consciência através dos mantras. Cita o exemplo do yoga, de origem indu, que procura unidade entre o interior e o exterior. Prática panteísta, que prega que a salvação está em si mesmo. Sai do racional para o divino. Existem também outras seitas que promovem a ingestão de chás que lhe tiram a consciência em nome da meditação. Pr. Armando chama de lombra espiritual. No meio evangélico existe algo parecido, buscando alterar o estado natural das pessoas. Por isso chamam cristãos de alienados. Alguns utilizam da música para alcançar esse estado. Quando nos entregamos, estamos a mercê do diabo (2 Coríntios 11:3).

A meditação deve ser consciente, inteligente, na palavra escrita. Armando foi aplaudido quando afirmou que estamos voltando ao primeiro amor. Quando alguém fala em língua, tem que haver intérprete. Armando fala então o conceito bíblico de meditação, baseado em Gênesis 24:62-64 onde Isaque vê com olhos que pausam e outro texto onde a palavra em hebraico se compara com a palavra que é o termo de um leão que ruge após abater uma presa, e compartilha o alimento.

Armando cita as experiências que teve ao ouvir o rugido dos leões Zimba e Zeus lá no RN, que o IBAMA levou. Convoca a igreja a praticar. 1 Coríntios 10:1-12 e instrui a seguir a orientação contida no Boletim. Encerra com uma oração e faz o apelo.

Segue esboço e exercício proposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar