domingo, 4 de janeiro de 2015

Série MAPA - Sagradas Escrituras: Sua História, sua origem, nosso mapa!

Neste domingo, estive no primeiro culto de 2015 da Igreja Batista Central, com o tema Sagradas Escrituras: Sua História, sua origem, nosso mapa!, iniciando a Série MAPA e quebrando uma sequência da Série Resoluções que eram ministradas em Janeiro, nos anos anteriores.
Louvamos com o Ministério Arte e Celebração as canções Graças Dou da PIB Curitiba e Seja Tudo Em Mim da Mariana Valadão. Em seguida, Daniel Almeida convida Amarílio Fontenele para assumir o louvor, e com seu violão ela entoa músicas de autoria própria, a começar com Ano Novo de Amarílio Fontenele. Após ler Filipenses 4:4, 11-13 entoa Alegria de Amarílio Fontenele. Após ler 2 Coríntios 4:7-9 continuamos o louvor com Vasos de Barro de Amarílio Fontenele. Ao citar que as misericórdias se renovam a cada manhã, Amarílio lê Filipenses 4:8-9 e finalmente, ouvimos Irmãos também de Amarílio Fontenele.

O Pr. José Edson avisa sobre reforma do estacionamento preferencial e informa acerca do local de saída do ônibus do acampamento de adolescentes, o Pedras. Lara e Isabela, duas adolescentes compartilham acerca do Tanak, série de mensagens do Radical. José Edson afirma que tudo que Deus fe é bom, cita a oferta de Caim e Abel.

Amarílio durante o recolhimento das ofertas, compara Efésios 2:19 com 1 Pedro 2:11-12 e canta Peregrino de Amarílio Fontenele. Após ler 2 Coríntios 6:2, ouvimos Ainda é Tempo de Amarílio Fontenele e a já conhecida Luz Rebrilhante de Amarílio Fontenele.

Pr. Armando sobe ao púlpito e lê 2 Timóteo 3 e indaga qual seu maior anseio para o novo ano? Cita o exemplo de que quando não conhecemos o manual de funcionamento de algo, geralmente não o aproveitamos devidamente. A bíblia contém sabedoria que transcende a razão humana. Ela é nosso manual. Reforça o texto de João 5:39, e afirma que tudo que precisamos saber sobre Deus está nas Escrituras. Nós cristão, às vezes damos razão aos agnósticos e ateus que criticam a palavra. Armando afirma que quem não lê a bíblia e suicídio intelectual.

A chave da felicidade tem a ver com a Bíblia - Salmos 1:1-2 e reforça a questão de que a responsabilidade é pessoal! O mundo, o pecado e o diabo nos afastam da palavra. Mas a palavra, nos afasta do mundo, do pecado e do diabo. Ou a palavra nos afasta da pornografia ou ela nos afasta da palavra. A Bíblia é a rede social que Deus fala conosco exclusivamente. Armando recomenda baixa o APP da Bíblia (baixe aqui)

O Pr. Armando cita o plano anual de leitura bíblica, seja por livro, por capítulo ou ao menos um versículo diário. Armando cita exemplo de jovens que blasfemam o nome de Deus e enfatiza que a Bíblia há 50 anos é o livro mais vendido do mundo. Goethe declarou que se fosse pra prisão, levaria a Bíblia. A Bíblia é a principal fonte histórica sobre Jesus Cristo. A bíblia é mais provada que a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Recomenda o livro Mais que um carpinteiro.

Tudo que se sabe sobre os intelectuais, se baseiam em poucos manuscritos. A bíblia se sustenta como documento histórico. Abraham Lincoln acreditava na Bíblia, Immanuel Kant declarou fé na Bíblia, o próprio Alcorão se baseia na Bíblia. Reforça o texto de 2 Timóteo 3:16. A Bíblia é nosso mapa diário, útil para o ensino, repreensão, correção e instrução. Armando cita que um piloto de avião faz correção de rota o tempo todo... É mais fácil aceitar um pecador em penitência, do que um cristão que está vivendo em pecado... Cita os ideogramas, antes da escrita as histórias eram repassadas. Escrita cuneiforme... Relembra 1947, quando foram encontrados os manuscritos do mar morto.

Armando lê Genesis 1:1 em hebraico. Joãoo 1:1 em grego. Em seguida, lemos 2 Pedro 1:20-21 e confirmamos que os apóstolos foram inspirados, por andarem com Jesus. Nós somos iluminados no conhecimento para entender aquilo que foi revelado. Existem 3 tipos de profecia: preditiva (antecipativa), onde vários cristãos ficam procurando indivíduos que preveem o futuro. (Armando cita inclusive Deuteronômio 18 e afirma que profetas atuais profetizam generalidades... Devemos nos firmar na palavra e não em profecias...);  exortativa e a profecia que se encerrou no apocalipse.

Encerrou-se o culto com Hebreus 11:6 e foi reforçado a dica de baixar o aplicativo You Version. Faz o apelo e pela primera vez que me lembre, em 3 anos de IBC, não houve conversão. O que significa que a mensagem foi direcionada para o povo de Deus, e ela não volta jamais vazia.

Segue esboço:



Segue vídeo com a mensagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar