domingo, 1 de fevereiro de 2015

Minúsculos - O Filme

Na tarde deste 1º de fevereiro de 2015, fui ao cinema com o Sahel no UCI Cinemas do Shopping Parangaba, ver a animação europeia Minúsculos - O Filme, felizmente exibido numa sessão 2D, embora com uma projeção tremida.
Tudo começa quando uma mulher grávida cuja bolsa se rompeu, abandona cesta de guloseimas num pic nic desencadeando uma invasão de insetos no local, o que desencadeia e provocando uma guerra entre colônias rivais de formigas, tendo no meio do conflito uma joaninha desgarrada da própria família.
O foco do filme apresenta a surpreendente amizade entre uma animada joaninha e uma formiga muito esperta, quando restos de um piquenique desencadeiam uma guerra impiedosa entre colônias de formigas rivais, obcecadas por uma caixa de cubos de açúcar. 
A história se passa numa pacífica clareira, quando a jovem e corajosa joaninha acaba se perdendo de sua família e passa a noite na caixa de açúcar que é capturada pelas formigas negras, e levada para o formigueiro, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas. 
Os bichinhos animados feitos com muito capricho em computação gráfica, são apresentados sobre um cenário filmado, provocando um deleite visual, numa excelente fotografia, dos parques nacionais de Ecrins e Mercantour, cenário de floresta na França, aliás local ideal para uma corrida de orientação...
O roteiro funciona, apesar de não utilizar-se de nenhum diálogo. Vemos ao longo da trama a superação dos pequenos desafios, corriqueiros aos insetos, com uma certa humanização dos personagens principais, entre eles, uma simpática aranha...
O longa é baseado numa série de curtas que é sucesso em home video na França, com mais de 450 mil unidades vendidas. Iniciada em 2006 e contabilizando atualmente 78 episódios, a série é protagonizada por diversos tipos de pequenos insetos. Confira um episódio clicando aqui.

Muito bem realizado, pode ser um pouco cansativo pela ausência de diálogos, mas por ser algo deferente e inovador, merece ser visto. Nota: 6,0/10,0 - ★★★

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar