quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O Gorila

Na tarde/noite desta quarta-feira, 05 de agosto de 2015, fui ao Cinema do Dragão/Fundação Joaquim Nabuco ver o filme nacional O Gorila (2012), de José Eduardo Belmonte, que com um personagem esquizofrênico extremamente interessante, , apresenta um drama/suspense psicológico que se mantém numa tênue indefinição entre o que é vida real e o que é imaginário na trama.
A esquizofrenia designa um conjunto de psicoses endógenas cujos sintomas fundamentais apontam a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, expressa em uma sintomatologia variada, como delírios persecutórios, alucinações, , labilidade afetiva etc.

Afrânio (Otávio Muller) é um homem reservado que vive atormentado por memórias de sua infância. Ele era dublador e se aposentou precocemente, após ter tido um problema nos dentes e não se sentir mais capaz de exercer a profissão. Ele se tornou conhecido por ser a voz do detetive McCoy, um personagem de uma série de TV de sucesso. Para amenizar a solidão e se entreter, Afrânio cria um heterônimo: O Gorila.

Assim, em seu pequeno apartamento, ele passa a telefonar para pessoas desconhecidas, geralmente mulheres, estimulando fantasias e se alimentando de suas histórias. Seu alter-ego usa da bela voz sedutora e aveludada para conhecer a história dessas pessoas e, aos poucos, ele desenvolve laços com elas. No entanto, na noite de Natal, Afrânio recebe um misterioso telefonema, de uma pessoa misteriosa e se vê obrigado a enfrentar o mundo exterior para impedir um suicídio. Ele conta com a ajuda de Rosalinda, sua nova vizinha e uma de suas vítimas telefônicas, que se junta a ele em sua busca.

O filme é baseado no conto homônimo de Sérgio Sant’Anna, publicado em 2003 no livro O Vôo da Madrugada. O Gorila foi adaptado por Claudia Jouvin, expandindo o universo do personagem criado pelo autor.  A première mundial do longa ocorreu no Festival do Rio de 2012, e só agora é lançado comercialmente nos cinemas. No festival, Otávio Muller ganhou o prêmio de Melhor Ator. Este é o primeiro de uma série de filmes de baixo orçamento capitaneados pela RT Features.

Confira o trailer de O Gorila:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar