Na noite deste 26 de agosto de 2015, estive novamente no Centro Cultural Banco do Brasil do RJ, dessa vez para ver a exposição Picasso formada por 90 peças que demonstram como o mestre, nascido em Málaga,
transita entre a arte clássica, o surrealismo e outras correntes, numa
mistura de cores e referências visuais. A mostra já passou por Florença,
na Itália, e foi exibida em São Paulo, com grande visitação.
As obras, entre pinturas, gravuras e esculturas, vieram da Espanha, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e são todas do período do Modernismo. Foram divididas em oito módulos temáticos pelos quais é possível conhecer a trajetória do artista: os desenhos, a obsessão pela figura feminina, a habilidade na criação de imagens por meio de figuras de geometria (círculos, linhas retas e triângulos), a associação à figura do minotauro, e esboços e pinturas que serviram de preparação para “Guernica”.
Trata-se da obra mais popular do artista, um registro do bombardeio nazista que destruiu a pequena cidade espanhola em 1937, matando 100 civis. O quadro, uma das mais impactantes obras de arte de todos os tempos, por razões de segurança, não pode mais deixar o território espanhol.
A exposição também evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola, fazendo referência a seu percurso como artista e como mito, até chegar à realização de “Guernica”. O visitante poderá ver a relação de Picasso com mestres da arte moderna espanhola como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra, e suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.
Entre as obras presentes estão "Cabeça de mulher" (1910), "Busto e paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939) e "O pintor e a ,odelo" (1963), além de estudos e esboços para “Guernica".
Quem for à exposição poderá notar que as telas de Miró parecem conversar com a tela de Picasso, e que os traços de Salvador Dalí, em 1926, já eram influenciados pelas criações de Picasso.
Duas importantes séries do artista na mostra são a do “Minotauro” e os esboços de "Guernica", além de um segundo esboço da obra feito em grafite num papel azul.
“Guernica” é representada na exposição por uma projeção onde o público vai poder conhecer cada etapa do processo criativo do artista.
As obras, entre pinturas, gravuras e esculturas, vieram da Espanha, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e são todas do período do Modernismo. Foram divididas em oito módulos temáticos pelos quais é possível conhecer a trajetória do artista: os desenhos, a obsessão pela figura feminina, a habilidade na criação de imagens por meio de figuras de geometria (círculos, linhas retas e triângulos), a associação à figura do minotauro, e esboços e pinturas que serviram de preparação para “Guernica”.
Trata-se da obra mais popular do artista, um registro do bombardeio nazista que destruiu a pequena cidade espanhola em 1937, matando 100 civis. O quadro, uma das mais impactantes obras de arte de todos os tempos, por razões de segurança, não pode mais deixar o território espanhol.
A exposição também evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola, fazendo referência a seu percurso como artista e como mito, até chegar à realização de “Guernica”. O visitante poderá ver a relação de Picasso com mestres da arte moderna espanhola como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra, e suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.
Entre as obras presentes estão "Cabeça de mulher" (1910), "Busto e paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939) e "O pintor e a ,odelo" (1963), além de estudos e esboços para “Guernica".
Quem for à exposição poderá notar que as telas de Miró parecem conversar com a tela de Picasso, e que os traços de Salvador Dalí, em 1926, já eram influenciados pelas criações de Picasso.
Duas importantes séries do artista na mostra são a do “Minotauro” e os esboços de "Guernica", além de um segundo esboço da obra feito em grafite num papel azul.
“Guernica” é representada na exposição por uma projeção onde o público vai poder conhecer cada etapa do processo criativo do artista.
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