Na noite deste 20 de janeiro de 2016, fui com o Marcos Barbosa ver o filmaço A Grande Aposta (The Big Short, 2015) de Adam McKay, baseado no livro A Jogada do Século: Os Bastidores da Crise Financeira de 2008, de Michael Lewis.
Em 2008, os Estados Unidos sofreram uma crise financeira que se espalhou para o mundo. A bolha imobiliária causou a recessão por causa das hipotecas subprime (empréstimos concedidos a pessoas que não tinham condições de pagarem as prestações da casa própria). E é no meio dessa catástrofe financeira que surgem investidores de Wall Street envolvidos com esse tipo de hipoteca, como Ben Hockett (Brad Pitt), Michael Burry (Christian Bale), Greg Lippmann (Ryan Gosling) e Steve Eisman (Steve Carell). Eles viram uma oportunidade no meio da crise que ninguém mais conseguiu enxergar.
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
O filme que dá um tapa na cara do espectador, inclusive com a quebra da quarta parede, venceu o Oscar 2016 de Melhor Roteiro Adaptado e foi indicado a Melhor Filme, Diretor (Adam McKay), Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Montagem. Segue trailer de A Grande Aposta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!