domingo, 12 de março de 2017

Silêncio

Baseado no livro homônimo do escritor japonês Shusaku Endo, Silêncio (Silence, EUA/Taiwan/México, 2016), de Martin Scorsese foi esnobado no Oscar 2017, recebendo apenas indicação de Melhor Fotografia, conta com as marcantes atuações de Andrew Garfield, Liam Neeson e Adam Driver, narrando a história do catolicismo no Japão, numa época em que era proibido religiões cristãs e seus seguidores eram punidos violentamente. Apesar disso tudo, o filme não é proporcional à grandeza do que ele se propõe a contar.

O filme se passa no século 17, quando o padre Ferreira (Liam Neeson) vivia no Japão e caiu em desgraça ao renunciar a sua fé. Preocupados com a situação, os padres jesuítas Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver) viajam ao país para procurar o mentor Ferreira e propagar o cristianismo entre os japoneses. Com um governo que deseja expurgar todas as influências externas, o Catolicismo sendo proibido, os padres enfrentarão perseguição e violência em uma jornada de resgates e descobertas espirituais.

A perseguição cristã está relatada nas sagradas escrituras.Seja nas bem aventuranças: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus."  Mateus 5:10 Seja nas cartas paulinas: "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.2 Coríntios 4:8-9 O filme tenta ser laico, no entanto em seu primeiro ato ele apresenta fiéis que suportam a dor e o sofrimento pela causa de Cristo, mas acaba no terceiro ato, justificando a negação dos princípios cristãos, diante da egoísta vaidade da sobrevivência humana. 

O silêncio se faz presente algumas vezes, mas não logra êxito em seu intento, pois Deus fala e como fala através do silêncio. A fotografia é extremamente escura, o que justifica a indicação ao Oscar desta categoria, pois iluminar a escuridão é algo extremamente difícil. No mais lamento o fato do filme não ser arrebatador... Ele é interessante, mas me parece que faltou algo que eu não sei bem dizer o que é... Um vazio sabe... Talvez por estar vivendo um momento do silêncio de Deus em minha vida...

Confira o trailer de Silêncio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar